Dia do Publicitário: conheça mais sobre a profissão
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Em 1° de fevereiro é comemorado o Dia do Publicitário aqui no Brasil. A data, que marca a regulamentação da profissão, é uma grande conquista àqueles que atuam no ramo publicitário, já que nem sempre receberam o devido reconhecimento. Acompanhe o conteúdo, conheça mais detalhes sobre a carreira e o segredo por trás de tanto sucesso.
Regulamentação
Com a expansão do rádio e televisão no Brasil, jornalistas acumulavam também a função de publicitários, por exemplo, aqueles que produziam textos eram capazes de criar anúncios, e por aí vai. O resultado não poderia ser outro: insatisfação por parte dos especialistas que se dedicavam especificamente à área de publicidade e propaganda.
Décadas se passaram até que o mercado de agências teve um "boom" e passou a chamar a atenção da indústria. Assim, exatamente no dia 1 de fevereiro de 1966, o Decreto Nº 57.690 aprovou o Regulamento para a execução da Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965. Dessa forma, a profissão de Publicitário e Agenciador de Propaganda passou a garantir o reconhecimento dos comunicadores dentro do mercado de trabalho, conforme determinação:
“São publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções de natureza técnica da especialidade, nas Agências de Propaganda, nos veículos de divulgação, ou em quaisquer empresas nas quais se produza propaganda.”
Áreas de atuação
Pensar fora da caixinha é o lema dos publicitários. Os mesmos que têm nas mãos o poder de levar uma mensagem aos quatro cantos do mundo das formas mais criativas, construir relações inimagináveis, transformar desejo em necessidade, enfim, trazer a imaginação para a realidade. É ou não é uma profissão extraordinária?
Por isso, exige muita ética e transparência, afinal, por trás de divulgações de produtos existem empresas com propósitos e valores que, acima de tudo, são compostas por pessoas e trabalham para pessoas, como você. Dito isso, confira as áreas para quem deseja seguir a carreira:
- Agências de publicidade;
- Departamento de Comunicação em empresas diversas;
- Órgãos públicos;
- Veículos de comunicação;
- Freelancer.
Se restam dúvidas sobre atuação, o publicitário também é capaz de operar nos ramos de:
- Produção audiovisual;
- Fotografia;
- Marketing;
- Design;
- Redação.
Para maiores informações, confira o artigo do Centro Universitário UniAcademia sobre "O que faz um publicitário?".
O segredo para o sucesso
Já que é dia dos profissionais que vivem com doses de criatividade, café, animação, ideias, muita música e um pouco de loucura, precisamos falar sobre organização - o segredo para o sucesso dos publicitários. Por trás de uma campanha bem estruturada existe dedicação, empenho e objetivos. Assim como a necessidade de construir esquemas que exponham toda essa construção para que nada passe batido. Por aqui sabemos que não falta planner, agenda, fone de ouvido, caneca, canetas e adesivos à rodo.
Se identificou com a área? Seu futuro pode ser promissor! Explore suas habilidades de comunicação e criatividade e enfrente os desafios do mercado publicitário.
Publicado em 18/04/2024