printi logo

Dia do Publicitário: conheça mais sobre a profissão

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Dia do Publicitário | Imagem: Shutterstock

Em 1° de fevereiro é comemorado o Dia do Publicitário aqui no Brasil. A data, que marca a regulamentação da profissão, é uma grande conquista àqueles que atuam no ramo publicitário, já que nem sempre receberam o devido reconhecimento. Acompanhe o conteúdo, conheça mais detalhes sobre a carreira e o segredo por trás de tanto sucesso.

Regulamentação

Regulamentação da Publicidade no Brasil | Imagem: Shutterstock

Com a expansão do rádio e televisão no Brasil, jornalistas acumulavam também a função de publicitários, por exemplo, aqueles que produziam textos eram capazes de criar anúncios, e por aí vai. O resultado não poderia ser outro: insatisfação por parte dos especialistas que se dedicavam especificamente à área de publicidade e propaganda.

Décadas se passaram até que o mercado de agências teve um "boom" e passou a chamar a atenção da indústria. Assim, exatamente no dia 1 de fevereiro de 1966, o Decreto Nº 57.690 aprovou o Regulamento para a execução da Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965. Dessa forma, a profissão de Publicitário e Agenciador de Propaganda passou a garantir o reconhecimento dos comunicadores dentro do mercado de trabalho, conforme determinação:

“São publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções de natureza técnica da especialidade, nas Agências de Propaganda, nos veículos de divulgação, ou em quaisquer empresas nas quais se produza propaganda.”

Áreas de atuação

Ética e transparência | Imagem: Shutterstock

Pensar fora da caixinha é o lema dos publicitários. Os mesmos que têm nas mãos o poder de levar uma mensagem aos quatro cantos do mundo das formas mais criativas, construir relações inimagináveis, transformar desejo em necessidade, enfim, trazer a imaginação para a realidade. É ou não é uma profissão extraordinária?

Por isso, exige muita ética e transparência, afinal, por trás de divulgações de produtos existem empresas com propósitos e valores que, acima de tudo, são compostas por pessoas e trabalham para pessoas, como você. Dito isso, confira as áreas para quem deseja seguir a carreira:

  • Agências de publicidade;
  • Departamento de Comunicação em empresas diversas;
  • Órgãos públicos;
  • Veículos de comunicação;
  • Freelancer.

Se restam dúvidas sobre atuação, o publicitário também é capaz de operar nos ramos de:

  • Produção audiovisual;
  • Fotografia;
  • Marketing;
  • Design;
  • Redação.

Para maiores informações, confira o artigo do Centro Universitário UniAcademia sobre "O que faz um publicitário?".

O segredo para o sucesso

A mesa de um publicitário | Imagem: Printi

Já que é dia dos profissionais que vivem com doses de criatividade, café, animação, ideias, muita música e um pouco de loucura, precisamos falar sobre organização - o segredo para o sucesso dos publicitários. Por trás de uma campanha bem estruturada existe dedicação, empenho e objetivos. Assim como a necessidade de construir esquemas que exponham toda essa construção para que nada passe batido. Por aqui sabemos que não falta planner, agenda, fone de ouvido, caneca, canetas e adesivos à rodo.

Se identificou com a área? Seu futuro pode ser promissor! Explore suas habilidades de comunicação e criatividade e enfrente os desafios do mercado publicitário.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54