printi logo

Dia Internacional das Mulheres: como é ser mulher no universo do empreendedorismo

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Dia Internacional das Mulheres | Imagem: Printi

O dia 8 de março é marcado como um dia de resistência e luta pela causa feminina. Em memória de um contexto histórico muito importante, essa data se tornou um símbolo pela busca de equidade, respeito, oportunidades e, principalmente, pela segurança das mulheres. No mercado de trabalho, essa busca também se aplica. Pensando nisso, conversamos com nossas embaixadoras para ouvir de quem vive na pele como é ser mulher no universo do empreendedorismo. Se inspire e seja sua própria referência! <3

O que é ser mulher?

O que é ser mulher? | Imagem: Shutterstock

Apesar de uma pergunta simples, é muito mais complexa do que parece, afinal, não é de hoje que mulheres do mundo todo precisam ter coragem para buscar independência em meio a tantas amarras sociais. Pois bem. Para responder a essa questão, não existe certo ou errado, o importante é entender que as trajetórias, desejos e lutas devem sempre ser respeitadas dentro de suas individualidades. O recado aqui é: mulheres nasceram para serem o que quiserem ser!

Mulheres empreendedoras

A jornada pela busca da equidade de gênero vem de milhares de anos atrás. Se chegamos ao cenário atual - que ainda pede muita evolução -, foi graças a guerreiras que tiveram a coragem de viver fora do padrão social. Sendo assim, de acordo com o Fórum Econômico Mundial (FMI), daqui a 136 anos conseguiremos alcançar a igualdade entre homens e mulheres de forma global. De fato, há muito chão pela frente, mas sempre tivemos grandes exemplos para nos inspirarmos.

Por isso, hoje você vai conferir relatos da Emilly Naranjo, Mikaela Serur, Ruana Godoy e Laryssa Alves - também conhecidas como embaixadoras da Printi - sobre a atuação de mulheres no universo do empreendedorismo.

Ser mulher é praticar a sororidade no dia a dia, é enaltecer outras mulheres, é lutar pela igualdade de direitos e ter a confiança de que juntas podemos tornar o mundo um lugar mais seguro para todas nós. E ser mulher empreendedora, além de tudo isso que mencionei, é trabalhar pra ocupar espaço no mundo dos negócios, independente da nossa idade, aparência ou do modo como nos vestimos, pois cada uma da sua maneira está construindo seu império.

Emilly Naranjo
Emilly Naranjo | Imagem: Acervo pessoal

Ser mulher é saber se adaptar a situações difíceis porque a gente é muito forte! E ser mulher empreendedora é um desafio de muito crescimento, é colocar em prova todo seu potencial e mostrar que você pode muito mais do que imagina. Para você, mulher que quer empreender, planeje com calma e vá com coragem! A gente sempre teme o desconhecido mas também desconhece o quanto a gente é capaz.

Mikaela Serur
Mikaella Serur | Imagem: Acervo pessoal

Ser mulher é resistência, é bravura, é fortaleza, é dedicação. Ser uma mulher empreendedora é construir um espaço para as novas mulheres que virão com muita coragem, um espaço que nem sempre foi da mulher.

Ruana Godoy
Ruana Godoy | Imagem: Acervo pessoal

Nesse Dia da Mulher quero te convidar a olhar com mais carinho para você, reconheça mais suas conquistas ao invés de se cobrar. Temos essa tendência de se cobrar muito e se aplaudir pouco. Que tal inverter isso?

Laryssa Alves
Laryssa Alves | Imagem: Acervo pessoal

E para você, o que é ser mulher?

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54