Dia Internacional do Blog: blog como estratégia digital para impulsionar o seu negócio
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Já parou para pensar que ter um blog pode ser exatamente o que você está precisando nesse momento? Essa rede digital é capaz de atrair potenciais clientes e aumentar o tráfego do seu site - consequentemente, impactando de forma positiva nos seus lucros. Por isso, nesse Dia Internacional do Blog, veja como o blog pode ser uma ferramenta estratégica para impulsionar o seu negócio!
Pensando estrategicamente
O blog surgiu na década de 1990, período em que sites de compartilhamento de informações tinham uma acessibilidade um tanto quanto limitada devido ao alcance tecnológico. Nessa primeira versão, as pessoas reconheciam o meio de comunicação como uma espécie de diário, até mesmo por conta da assimilação ao cientista do MIT Media Lab, Claudio Pinhanez, proprietário do "Open Diary", primeiro blog reconhecido mundialmente. Logo novas funções foram atribuídas ao canal que vinha dividindo espaço com os impressos e sendo moldado de acordo com as necessidades do mercado.
Desde então, o uso dos blogs tem feito parte das estratégias de Marketing de Conteúdo de muitos negócios. Por outro lado, são poucos os empreendedores que entendem esse meio eletrônico como uma forma de trazer resultados positivos, pois traçar esse caminho exige paciência, constância e, claro, muito estudo. Abre parêntese: não é que você precise produzir em abundância, muito pelo contrário, nessa rede cabe investir em qualidade e aí é que está o grande segredo do sucesso.
Pensando estrategicamente, vale considerar como esse web site pode dar suporte aos seus resultados, seja com conteúdos voltados a solucionar dúvidas, divulgar atualidades - o que pode ajudar a atrair o público -, explicar possíveis ações que sua empresa possa vir a realizar, apresentar novos produtos ou trazer bastidores. O fato é que tudo isso somado a uma boa produção editorial vai refletir nas suas vendas.
Das pautas a otimização
Com pautas definidas, ter uma ampla visão do seu nicho vai ser importante para definir o posicionamento da sua empresa. Mostre que se preocupa com cada detalhe e, mais do que isso, enxerga o seu blog como uma ferramenta de inovação projetada para ir além das expectativas dos leitores.
Com foco em otimização, o ideal é medir estratégia e criatividade, o que vai acabar, naturalmente, traçando metas alcançáveis e soluções eficientes alinhadas ao seu propósito. Entenda que esse trabalho é feito de forma coletiva, ou seja, integrantes de outros times são peças-chave para conteúdos educacionais, por exemplo. Assim como cabe trazer entrevistados de fora como especialistas em determinados assuntos para incrementar o processo da escrita. Ah! Lembre sempre de ter em mente o quê e para quem você está falando, dessa forma a linguagem estará alinhada ao seu público e a interação com o conteúdo será muito mais proveitosa.
Dicas para criar um blog
Agora que você já está por dentro do lado estratégico do blog, é hora de colocar as mãos na massa! Aqui vão dicas para você que quer criar um blog do início, assim como para quem já tem mas precisa dar uma transformada. Contamos com a expertise da Julia Viana, Jornalista por formação e Coordenadora do time de Conteúdo da Printi.
1. Seu conteúdo precisa gerar interesse
A qualidade do que você posta é o ponto de partida para o seu blog deslanchar e sem isso, não há dica que ajude. Nesse ponto, consideramos que você já tenha um foco de assunto para se dedicar e tenha definido seu objetivo.
2. Planeje
Pense no seu conteúdo com antecedência e faça uma planilha para registrar o que precisa, como títulos, links de apoio, palavras-chave e etc. Em páginas bacanas como da Rock Content você encontra reforços para isso.
3. Esteja por dentro do SEO (Search Engine Optimization)
Vale uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema, mas isso é basicamente o que fará seu blog performar bem e ser encontrado em buscas no Google (de preferência, com dedicação e tempo, na primeira página).
4. Use e abuse de ferramentas para compartilhar seus conteúdos
Envie e-mail Marketing, divulgue seus posts no Facebook, Instagram, LinkedIn e onde mais houver público e relevância para aquilo que você está divulgando.
5. Mensure resultados
O trabalho não acaba quando termina. É preciso criar métodos para medir se o seu blog está indo bem – e isso varia de acordo com os seus objetivos. No Blog da Printi, por exemplo, uma das métricas que usamos é o número de visitas únicas a cada semana e, para isso, usamos o Google Analytics. A própria plataforma oferece cursos gratuitos para que você aprenda a mexer.
*Bônus
Lembre-se que a internet é um ambiente em constante transformação e que é preciso se atualizar sempre para conseguir os melhores resultados. Por isso a dica bônus é: não deixe de pesquisar sobre o assunto!
Publicado em 18/04/2024