Blog

Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho: a importância da prevenção

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho | Imagem: Shutterstock

O dia 28 de abril é uma das datas históricas mais importantes na história social do Brasil: o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho. Essa instituição foi determinada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como forma de rememorar vítimas de acidentes laborais. Além disso, é um momento de ressaltar a importância da prevenção de acidentes e cuidados com as chamadas doenças profissionais. Para saber mais sobre o assunto, conversamos com o Daniel Rodrigues, integrante do time de SST da Printi. Acompanhe o conteúdo e fique por dentro do contexto da data!

Por trás da data

Em meados de 1969, um grave acidente em uma mina no estado da Virginia, nos Estados Unidos, levou 78 mineiros à morte, chocando a população do mundo inteiro. Anos depois, em 2003, a Organização Internacional do Trabalho sancionou a data como o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho. Vale destacar que com a luta travada na Pandemia de Covid-19, um novo viés passou a integrar os cuidados dos profissionais da área.

O que é Segurança do Trabalho?

Printi | Imagem: Printi

De acordo com o profissional, Segurança do Trabalho é a área responsável por avaliar os ambientes de serviços visando detectar agentes - sejam eles físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes -, que podem ser prejudiciais ou causar acidentes durante as atividades laborais de um trabalhador. Sendo assim, a premissa básica é garantir a integridade física de cada um dos colaboradores.

Atualmente, essa é uma atividade obrigatória dentro das empresas, conforme a Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978 e, por isso, atuantes da área são essenciais para o reconhecimento da qualidade de qualquer negócio. "O profissional de Segurança do Trabalho é responsável por cuidar do bem mais precioso de uma instituição, que são seus colaboradores, uma organização com um bom sistema de segurança acaba tendo seu processo mais organizado, o que pode ser um fator importante para melhoria do sistema produtivo", afirma.

Segurança do Trabalho x Segurança Ocupacional

A diferença entre Segurança do Trabalho e Segurança Ocupacional | Imagem: Shutterstock

Manter cuidados com os colaboradores em dia é essencial também para a vitalidade da empresa, que exige profissionais capazes de lidar com todas as possíveis adversidades. É daí que surge a diferenciação entre Segurança do Trabalho e Segurança Ocupacional. "Segurança do Trabalho engloba todas as técnicas e rotinas que possuem o objetivo de preservar a integridade física dos colaboradores, enquanto a Segurança Ocupacional ou Higiene Ocupacional, visa apenas avaliar e controlar os possíveis riscos ocupacionais do ambiente do colaborador", explica Daniel.

Medidas preventivas na Printi

Fachada Printi | Imagem: Printi

A Printi vem tomando medidas de prevenção e mitigação desde o aparecimento dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil, sempre seguindo orientações das entidades responsáveis. "Logo de início, todos os locais de contato geral foram anulados, como portas sempre abertas, catracas habilitadas e ambientes com numero máximo de pessoas", introduz. Além disso, muitas outras ações mudaram a rotina da empresa:

  • Adotamos o sistema de trabalho home office em todas as funções com a possibilidade de trabalhar dentro desse sistema;
  • Aumentamos nossa equipe de limpeza e intensificamos as limpezas nas áreas comuns;
  • Limitamos o uso das mesas do refeitório e adotamos medidas de distanciamento nas filas e mesas;
  • Contratamos equipes para desinfecção de todos os ambientes da nossa planta;
  • Fechamos contrato com uma empresa que faz o acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19, sendo que em todos os casos detectados é feito um rastreio dos colaboradores que essa pessoa teve contato e realizado teste PCR em todos;
  • O uso de máscara foi adotado em todas as dependências da Printi, tanto áreas externas e internas, para visitantes e terceiros, todos antes de entrarem na Printi passam por um questionário de anamnese que, caso sinalizado algum sintoma, o mesmo será impedido de entrar em nossa planta;
  • É aferida a temperatura de todos que entram na empresa, e ser for registrada uma temperatura superior a 37,5 será barrada a entrada.
  • Quanto as máscaras, após o pronunciamento do ex-governador de São Paulo João Doria, abolimos o uso, que ficou a critério dos colaboradores.

Gostou do conteúdo? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54