Dia Nacional da Criatividade: Como desenvolver um olhar criativo com Mika Serur
Em celebração ao Dia da Criatividade convidamos nossa embaixadora Mikaela Serur que também é artista para falar sobre o tema. Confira!
IMG_0025
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Em 17 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Criatividade, a criatividade nada mais é do que a aptidão para criar coisas novas e ter ideias fora da caixa.
Em celebração a data convidamos nossa embaixadora Mikaela Serur que também é artista e criadora de conteúdo para falar sobre o tema, já que sempre teve afinidade com o mundo das artes e da criatividade. Confira!
Onde tudo começou
A criatividade esteve presente na vida de Mika desde criança "Sempre fui fascinada pela criatividade! Buscava soluções e formas diferentes de chegar a um mesmo resultado e queria ser a pessoa rebelde que faz as coisas ao contrário do que seria esperado nos trabalhos da escola, principalmente aqueles que davam mais liberdade na criação. Mantive essa curiosidade ao longo dos anos e acabei encontrando uma carreira que se encaixa muito com essa personalidade!", diz a artista.
Na vida adulta o tema é interpretado com mais particularidade "Admito que ser uma pessoa criativa quando somos adultos é muito mais desafiante do que quando somos crianças, porque estamos cercados de inseguranças, regras e julgamentos exteriores e interiores. É um trabalho diário de quebrar nossos próprios paradigmas.", reflete.
Dom ou Prática?
Apesar de muitas pessoas acreditarem que a criatividade é algum tipo de dom, para Mika isso não é verdade. "Todos nós nascemos criativos. O ser humano é criativo por natureza. Sempre que passamos por uma situação difícil, nosso cérebro faz conexões rápidas para resolver o que precisamos. Às vezes conhecemos isso como as famosas "gambiarras", mas precisamos estar abertos à criatividade também."
"Criatividade é um exercício diário e consciente de se permitir pensar diferente, enxergar coisas que não são óbvias, conectar coisas que inicialmente não teriam conexão alguma. Não dá para ficar parado esperando a criatividade brilhar sozinha, precisamos favorecer e estimular ela com a prática.", alerta.
Criatividade vs Rotina
A rotina de um artista é repleta de situações adversas, mas para manter a mente fresca é necessário incluir atividades que estimulem a criatividade no dia a dia.
Mika conta seus hobbies e como eles a ajudam a ser mais criativa "Para mim, consumir coisas que gosto ajudam muito no meu repertório criativo. Ler livros, assistir filmes, ouvir música. Conhecer a história de outras pessoas e encarar os desafios da vida real, porque nem sempre a criatividade vai ser algo bonito e romântico. Às vezes ela pode ser desesperadora e necessária, parte do instinto humano. Na maioria das vezes somos criativos quando nem nos damos conta.".
Bloqueio Criativo
O terror dos criativos com certeza é o bloqueio criativo! Se você nunca teve, com certeza terá um dia. Mas existem maneiras de sair desse bloqueio sem perder a cabeça ou se culpar.
Mika conta sua experiência com eles "Os temidos bloqueios criativos são muito vivenciados principalmente em carreiras que dependem das suas criações: artistas, ilustradores, cantores, dançarinos, escritores. Você se vê sem ideias, estagnado, como se nada fosse bom o suficiente ou até como se sua cabeça estivesse vazia e fosse incapaz de dar continuidade ao projeto. Acredito que nesses momentos é muito importante darmos uma pausa e descansarmos a mente. Geralmente os bloqueios são causados por excesso de pensamentos, a pressão que colocamos em nós mesmos e a ansiedade de criar algo brilhante ou finalizar uma peça de uma vez. Por isso é importante respeitar o tempo das coisas, das criações e da nossa cabeça também!".
Dica para aprimorar a criatividade
Nossa embaixadora compartilhou uma dica importante para quem quer ter mais criatividade, confira:
"Explore coisas que você gosta e coisas diferentes também, descobrindo coisas novas que você gosta! A criatividade está muito relacionada ao novo, aquilo que é novidade. Se não conhecermos e explorarmos coisas novas, coisas que nunca vimos ou experimentamos, ficamos com um repertório parado e que com o tempo se torna sem graça, mais do mesmo. Quando entramos em contato com aquilo que é desconhecido e novo, nosso cérebro cria novas conexões e isso exercita ele a se manter sempre aberto a novas ideias."
Ambiente/decoração e processo criativo
Ter um ambiente inspirador é fundamental para Mika "Eu me sinto muito influenciada pelo ambiente que estou. Não consigo me concentrar ou ter ideias interessantes se estou em um local desorganizado e sem graça. Acredito no poder e na influencia do ambiente porque as ideias podem surgir das coisas mais singelas ao nosso redor. O formato de uma planta pode inspirar algo que não tem nada a ver com uma planta. Cores podem nos causar sensações que despertam pensamentos e lembranças. A decoração pode ser um grande gatilho para te manter inspirado, motivado e com os pensamentos a mil!
Para deixar seu ambiente ainda mais inspirador, que tal um Quadro ou Tela Decorativa?
Curtiu esse conteúdo sobre criatividade? Siga a Mika nas redes sociais e inspire-se com essa artista incrível! ?
Publicado em 18/04/2024