Blog

Dicas criativas para criar o design dos seus adesivos

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Personalize os seus adesivos de forma exclusiva | Imagem: Lívia Vasconcellos

Da embalagem ao brinde, os adesivos são produtos que podem estar em diversos pontos da comunicação visual do seu negócio. Através deles você pode levar informações importantes para o seu cliente, fortalecer o reconhecimento de marca, garantir a segurança do seu produto e até mesmo decorar o ambiente de trabalho. Para esse tipo de aplicação, além do conhecimento, a criatividade é um fator-chave diante da diversidade de acabamentos, formatos e substratos possíveis.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!

Recomendações

Tipos de adesivos | Imagem: Lívia Vasconcellos

É importante explorar todas as possibilidades do produto que você está criando, usando a criatividade de acordo com a finalidade de cada adesivo no seu estoque.

  • Você usa rótulos? Pense em cortes especiais que valorizem o formato do objeto em que ele está aplicado e converse bem com a arte e conceito da sua empresa;
  • Prefere adesivos para fechar embalagens ou lacres? Aproveite esse espaço para comunicar canais de contato e garantir o bom uso do seu produto, por exemplo.
  • Caso você use os adesivos como brindes para os seus clientes, a criatividade deve agir para que eles queiram utilizá-los em diversos locais, uma boa ideia é que a relação com a sua marca seja feita através de elementos da sua identidade visual, aposte em ilustrações e frases simples!

Pois bem. Apesar da versatilidade dos adesivos, alguns cuidados são necessários na hora de fazer sua arte. Para pequenos formatos, por exemplo, certifique-se que os textos e contornos estão em tamanhos visíveis, principalmente em casos de frases com mais de uma linha e famílias tipográficas mais finas. Outro ponto importante para esses formatos menores é o corte - procure formas com menos pontas nesses casos, os shapes orgânicos vão funcionar melhor na hora de colar os adesivos.

Qual material se adapta melhor ao seu adesivo

Escolha o material do seu adesivo cuidadosamente | Imagem: Lívia Vasconcellos

Entre as diversas decisões a serem tomadas no momento de planejamento, o material deve ser um dos pontos de maior atenção. Você deverá saber em qual superfície o adesivo vai ser colado, a resistência e acabamentos necessários, entre outros atributos que vão definir o material do seu produto.

Na Printi, os três substratos principais para label são BOPP, Vinil e Couché, e sabendo algumas das características acima você poderá escolher facilmente qual deles será o melhor.

Couché

Caso seu adesivo vá ser usado em produtos que precisem de algo escrito à mão, como etiquetas com datas ou informações pessoais, por exemplo, escolha o Couché. Mas garanta que ele não seja colocado em locais úmidos, pois pode ter sua qualidade prejudicada por ser um material sensível.

Dica: Use artifícios de design, como ícones e linhas tracejadas,  para indicar ao seu cliente que ali deve ter alguma informação escrita, quando esses dados não forem preenchidos por você. Além disso, certifique-se que o local reservado para esse fim tenha espaço suficiente para o que precisa ser colocado.

BOPP

Já o material BOPP é ideal para adesivos que tamanhos e formatos variados, que precisem de alta resistência, não rasgando e amassando facilmente, como é o caso de rótulos. O BOPP é um plástico, então você pode usar em garrafas ou embalagens de alimentos sem se preocupar com a sua durabilidade. Além disso, os brindes de adesivo com esse material vão garantir que o cliente tenha um produto que lembre da sua marca à mão por muito mais tempo. Aqui na Printi, esse substrato é o responsável por garantir o aspecto de vinil aos adesivos de pequenos formatos.

Dica: O formato do seu rótulo deve condizer com a embalagem em que ele vai ser colado, a régua vai ser sua melhor amiga para garantir que as informações importantes estarão na face mais visível do produto. E também abuse das possibilidades do substrato, você poderá criar séries de rótulos metalizados, transparentes e com brilho de acordo com um grupo de características da sua coleção, por exemplo.

Para se inspirar

Adesivos em brindes é uma forma criativa de usar o produto | Imagem: Lívia Vasconcellos

Lembre-se, você pode usar várias coisas do seu cotidiano como inspiração, além de fazer uma busca ativa usando palavras-chaves como Adesivo; Sticker; Rótulo; Label; Package; etc. em sites como Behance, Dribbble, Pinterest e até mesmo no Instagram. A certeza do seu projeto e um bom suporte de branding e design vai garantir que você não faça reprodução do que vê por aí, aplicando a identidade da sua marca independente do que vier como inspiração. É aqui que a criatividade pode transformar o seu negócio!

Referências criativas:

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54