Dicas criativas para criar o design dos seus adesivos
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Da embalagem ao brinde, os adesivos são produtos que podem estar em diversos pontos da comunicação visual do seu negócio. Através deles você pode levar informações importantes para o seu cliente, fortalecer o reconhecimento de marca, garantir a segurança do seu produto e até mesmo decorar o ambiente de trabalho. Para esse tipo de aplicação, além do conhecimento, a criatividade é um fator-chave diante da diversidade de acabamentos, formatos e substratos possíveis.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!
Recomendações
É importante explorar todas as possibilidades do produto que você está criando, usando a criatividade de acordo com a finalidade de cada adesivo no seu estoque.
- Você usa rótulos? Pense em cortes especiais que valorizem o formato do objeto em que ele está aplicado e converse bem com a arte e conceito da sua empresa;
- Prefere adesivos para fechar embalagens ou lacres? Aproveite esse espaço para comunicar canais de contato e garantir o bom uso do seu produto, por exemplo.
- Caso você use os adesivos como brindes para os seus clientes, a criatividade deve agir para que eles queiram utilizá-los em diversos locais, uma boa ideia é que a relação com a sua marca seja feita através de elementos da sua identidade visual, aposte em ilustrações e frases simples!
Pois bem. Apesar da versatilidade dos adesivos, alguns cuidados são necessários na hora de fazer sua arte. Para pequenos formatos, por exemplo, certifique-se que os textos e contornos estão em tamanhos visíveis, principalmente em casos de frases com mais de uma linha e famílias tipográficas mais finas. Outro ponto importante para esses formatos menores é o corte - procure formas com menos pontas nesses casos, os shapes orgânicos vão funcionar melhor na hora de colar os adesivos.
Qual material se adapta melhor ao seu adesivo
Entre as diversas decisões a serem tomadas no momento de planejamento, o material deve ser um dos pontos de maior atenção. Você deverá saber em qual superfície o adesivo vai ser colado, a resistência e acabamentos necessários, entre outros atributos que vão definir o material do seu produto.
Na Printi, os três substratos principais para label são BOPP, Vinil e Couché, e sabendo algumas das características acima você poderá escolher facilmente qual deles será o melhor.
Couché
Caso seu adesivo vá ser usado em produtos que precisem de algo escrito à mão, como etiquetas com datas ou informações pessoais, por exemplo, escolha o Couché. Mas garanta que ele não seja colocado em locais úmidos, pois pode ter sua qualidade prejudicada por ser um material sensível.
Dica: Use artifícios de design, como ícones e linhas tracejadas, para indicar ao seu cliente que ali deve ter alguma informação escrita, quando esses dados não forem preenchidos por você. Além disso, certifique-se que o local reservado para esse fim tenha espaço suficiente para o que precisa ser colocado.
BOPP
Já o material BOPP é ideal para adesivos que tamanhos e formatos variados, que precisem de alta resistência, não rasgando e amassando facilmente, como é o caso de rótulos. O BOPP é um plástico, então você pode usar em garrafas ou embalagens de alimentos sem se preocupar com a sua durabilidade. Além disso, os brindes de adesivo com esse material vão garantir que o cliente tenha um produto que lembre da sua marca à mão por muito mais tempo. Aqui na Printi, esse substrato é o responsável por garantir o aspecto de vinil aos adesivos de pequenos formatos.
Dica: O formato do seu rótulo deve condizer com a embalagem em que ele vai ser colado, a régua vai ser sua melhor amiga para garantir que as informações importantes estarão na face mais visível do produto. E também abuse das possibilidades do substrato, você poderá criar séries de rótulos metalizados, transparentes e com brilho de acordo com um grupo de características da sua coleção, por exemplo.
Para se inspirar
Lembre-se, você pode usar várias coisas do seu cotidiano como inspiração, além de fazer uma busca ativa usando palavras-chaves como Adesivo; Sticker; Rótulo; Label; Package; etc. em sites como Behance, Dribbble, Pinterest e até mesmo no Instagram. A certeza do seu projeto e um bom suporte de branding e design vai garantir que você não faça reprodução do que vê por aí, aplicando a identidade da sua marca independente do que vier como inspiração. É aqui que a criatividade pode transformar o seu negócio!
Referências criativas:
Publicado em 18/04/2024