É preciso dar atenção aos negócios locais
Em um momento em que empresas perseguem a globalização de suas marcas, a presença local nunca foi tão importante. Isso significa que mesmo uma marca reconhecida globalmente precisa ter estratégias adequadas aos diversos locais onde está inserida. Esta não é uma lição limitada apenas a grandes corporações, mas empreendedores à frente de pequenas e médias empresas devem estar cientes da importância do regionalismo, principalmente em um país de grande variedade cultural como o Brasil.
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Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Em um momento em que empresas perseguem a globalização de suas marcas, a presença local nunca foi tão importante. Isso significa que mesmo uma marca reconhecida globalmente precisa ter estratégias adequadas aos diversos locais onde está inserida.
Esta não é uma lição limitada apenas a grandes corporações, mas empreendedores à frente de pequenas e médias empresas devem estar cientes da importância do regionalismo, principalmente em um país de grande variedade cultural como o Brasil.
Para os pequenos e médios empresários, a sintonia fina com as características locais pode ser uma vantagem competitiva, já que agora as empresas estão fazendo o caminho oposto a globalização.
Por se tratar de um negócio local, acredita-se que seus clientes morem ou trabalhem próximo ao seu estabelecimento. Portanto, conhecem outras pessoas na região e podem influenciá-las de forma positiva ou negativa.
Confira 4 estratégias simples que podem alavancar as vendas desses modelos de negócios:
1. Faça um convite especial
Você pensa em abrir um restaurante no bairro onde cresceu? Que tal enviar um convite especial, a moradores influentes, convidando-os a degustar uma deliciosa refeição de ‘cortesia’?
Assim, além de criar expectativas para seu futuro estabelecimento, é possível consegui identificar seus pontos fortes e pontos fracos do seu futuro negócio.
2. Novas parcerias, novos clientes
As parcerias são excelentes para conquistar novos clientes. Se você acabou de abrir um negócio ou precisa aumentar as visitas ao estabelecimento, faça parcerias com negócios tradicionais do bairro.
Por terem um público fiel e satisfeito, esses estabelecimentos irão dar credibilidade ao seu negócio e incentivar a ação.
Para tal, crie materiais de comunicação atraentes e, se possível, ofereça brindes exclusivos a esses clientes. Cartões postais e blocos de notas são alguns exemplos.
3. Crie oportunidade de ação
A sua comunicação deve incluir elementos que levem o cliente a uma ação, seja ela no site, redes sociais ou panfletos promocionais. Experimente frases como “ligue já”, “venha conferir!” ou “não perca tempo!”.
Cupons de desconto e pequenas ofertas são maneiras fáceis de diferenciar seu negócio e incentivar uma visita.
4. Concursos culturais regionais
Você já pensou em atrair a atenção do público com um concurso cultural? Estas ações permitem envolver seus atuais clientes e certamente contribuem para ampliar a sua base.
Elabore uma ação relacionada ao bairro, como descrever um ícone ou espaço da região que traga boas lembranças. Para tornar o concurso mais interessante, distribua marca-páginas personalizados e peça aos participantes que usem o espaço do verso para a frase.
Se desenvolvido com um layout criativo, o marca-páginas se tornará o principal divulgador da ação e, claro, da sua empresa.
Como você pode perceber, divulgar o seu negócio é fundamental. Mas, com uma comunicação focada e elementos culturais da região, a divulgação torna-se ainda mais efetiva.
Crie maneiras que incentivem o boca a boca. Desta forma, seus esforços em comunicação podem ser menores, já que seus clientes farão este trabalho para você. Mas lembre-se: você deve sempre entregar o que promete e manter seus clientes satisfeitos. Só assim, seu negócio irá prosperar.
Publicado em 18/04/2024