Novidades

Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+ Eventos, artes e artistas para se inspirar

Orgulho LGBTQ+ (Imagem Reprodução: Pinterest)

No próximo domingo (28) é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+. O conceito define que todas as lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer ou outras orientações ou identidades de gênero devem se orgulhar e serem tratados com empatia e respeito.

Durante séculos, os LGBTQ+ vêm enfrentando lutas que vão além da desigualdade e violência. O movimento age em busca da igualdade social, por meio da conscientização e aumento da representatividade na sociedade. Por isso é extremamente importante lembrar dessa data como um incentivo a tolerância e igualdade!

História da data

Grupo LGBTQ+ | Imagem: iStock

Historicamente este é o mês do orgulho LGBTQ+ por causa da revolta de Stonewall, série de manifestações violentas espontâneas de membros da comunidade contra uma invasão da polícia de Nova York que ocorreu na madrugada de 28 de junho de 1969, no Bar Stonewall Inn, em Greewich Village.

A partir de então, o episódio passou a ser visto como o dia da libertação. Ainda que não se saiba ao certo o que ocorreu naquela noite, o que se conta é que o estopim teria sido a agressão de um policial a uma mulher lésbica. Homossexuais presentes no bar decidiram enfrentar a polícia. Por dias pessoas se juntaram à causa.

No ano seguinte, ocorreu a primeira parada de que se tem notícia, também em Nova York.

Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+ na pandemia

No contexto da pandemia do novo coronavírus, muitas manifestações precisaram ganhar outras formas. A comunidade LGBTQ+ reinventou a celebração do orgulho mesmo sem a Parada na rua em São Paulo (adiada para novembro) e criou uma “ocupação virtual”. O evento aconteceu no dia 14 de junho e se você perdeu, pode rever as 8 horas de programação no canal Dia Estúdio.

No sábado (27) haverá o Global Pride, evento virtual no qual mais de 800 marchas de todo o mundo se reunirão online, durante 24 horas consecutivas. A transmissão terá participação de líderes globais, popstars e drag queens.

O fato de ter um evento tão grandioso online, além de ser mais seguro por conta da pandemia, permitirá que diversas pessoas do mundo todo participem do evento pela primeira vez, já que nem sempre a logística favorece a participação ao vivo.

Artes para se inspirar

Em comemoração a esse dia, que tal se inspirar nessas artes bem coloridas e demonstrar seu apoio à causa? 

Cartaz Resistência (Imagem Reprodução: Pinterest)
Quadro Personalizado (Imagem Reprodução: Pinterest)
Adesivo (Imagem Reprodução: Pinterest)
Camiseta personalizada (Imagem Reprodução: Pinterest)
Casal lésbico (Imagem Reprodução: Pinterest)
Casal de heróis (Imagem Reprodução: Pinterest)

Artistas nacionais para se inspirar

Muitos artistas LGBTQ+ se destacam na música. Além de defender a bandeira, espalham talento e arte. Confira alguns sucessos.

Clipe de Pabllo Vittar fala sobre preconceito e superação. O cantor se tornou referência para o público LGBTQ+.
Lulu Santos cantando sobre a validade de “toda forma de amor”.
Johnny Hooker e Liniker lançam single emocionante “ninguém vai poder querer nos dizer como amar”, na música “Flutua”.
Gloria Groove e Preta Gil – drag queen e lésbica são destaques do movimento e cantam sobre orgulho transexual.
Day Limns – cantora lésbica destaca em seu novo ep aceitação, mudanças e conflitos entre religião e sexualidade.

Celebre o Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+, afinal, o amor vem em todas as cores!

Etiquetas

Gabrielle Menezes

Social media em formação, estudando design de mídias digitais, amante das redes sociais, cantora e fotógrafa nas horas vagas.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar