Eventos, feiras e workshops: como e por que participar

No Brasil, inúmeras oportunidades são dadas às empresas que querem negociar seus produtos e serviços no mercado.

Três delas são os eventos, feiras e workshops, que, sem sombra de dúvida, representam uma maneira rápida e eficaz de promover vendas, observar a concorrência e divulgar o negócio. Isto sem contar a oportunidade que os gestores têm para fazerem networking e transformarem cadastros em grandes parcerias e negócios.

Todo ano, diversas feiras e eventos de todos os portes e segmentos são promovidos. Porém, muitos gestores de marketing ainda desconhecem a data de sua realização ou não conseguem preparar sua equipe, stand e materiais a tempo para exporem o seu negócio.

Eventos, feiras e workshops: como e porque participar

Neste post, mostraremos outros benefícios que os eventos, feiras e workshops podem gerar, bem como os cuidados que devem ser tomados na hora se planejar para participar de um. Veja só:

Qual a importância dos eventos, feiras e workshops?

Segundo os historiadores, a origem das feiras é incerta, embora muitos afirmem que elas começaram a ser realizadas em 500 a.C. em algumas civilizações.

O fato é que, se elas não fossem tão importantes, não seriam promovidas até os dias de hoje, não é verdade? Talvez o principal motivo desses eventos serem tão prestigiados por todos é porque são extremamente ricos em oportunidades de negócio.

Afinal, eles reúnem num só lugar compradores, empresas fornecedoras de produtos e serviços, especialistas do setor e até mesmo a imprensa. Além disso, as feiras são uma maneira bastante eficaz dos gestores de marketing fortalecerem a imagem da organização, entrarem em contato direto com seus atuais e potenciais clientes e ainda transformarem contatos de visitantes em grandes parcerias e negócios.

Que benefícios eles podem gerar às organizações participantes?

Os eventos, feiras e workshops oferecem inúmeros benefícios para as empresas participantes. Além da oportunidade real que elas têm para comercializarem seus produtos ou serviços, seus gestores também podem aproveitar o momento para se atualizarem e entrarem em contato direto com o mercado em que atuam.

Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios que as feiras podem oferecer aos seus expositores:

Informações valiosas sobre o mercado e a concorrência

As feiras dão às empresas expositoras a chance de fazerem uma pesquisa detalhada do mercado e obterem informações precisas relacionadas às tendências e práticas comerciais.

Além disso, elas podem ver como outras empresas concorrentes trabalham.

Um público disposto a fazer negócio

O público que visita feiras costuma apresentar o tão conhecido “espírito de compra”. Ele permanece mais aberto às novas oportunidades e mostra bastante interesse em adquirir os produtos ou serviços oferecidos pelas organizações participantes.

Ótimas oportunidades para fazer negócios

As feiras costumam reunir um público misto, com visitantes de diversos locais do país e do mundo. Isso dá às empresas expositoras a oportunidade de entrar em contato direto com fornecedores de inúmeros estados e nacionalidades.

Como encontrar um evento adequado ao perfil da empresa?

É comum vermos empresas que participam de uma feira sem mesmo ter verificado a sua potencialidade e visibilidade no mercado.

Com isso, elas acabam não obtendo muitos benefícios. Daí a importância dos gestores pesquisarem feiras adequadas ao perfil de seu negócio. Esta busca pode ser feita através do site Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, que apresenta os eventos dos mais variados setores a serem realizados no país.

Depois de fazerem uma pesquisa minuciosa, eles devem listar aqueles eventos que seriam interessantes para a sua empresa participar.

A escolha deve ser feita com base em alguns critérios básicos, tais como o tamanho do evento em números (expositores e visitantes) e os benefícios que a administração oferece ao expositor em termos publicidade.

Com estes dados em mãos, os gestores poderão escolher a melhor feira para participarem.

Que cuidados tomar na hora de se organizar para a feira?

Após a escolha do evento certo, é a hora de fazer o planejamento financeiro e analisar a viabilidade da empresa participar ou não.

É necessário calcular os gastos com equipe, organização do estante, locação de móveis e serviços, transporte dos colaboradores, entre tantos outros.

No final, o gestor poderá calcular o custo/benefício da participação do negócio no evento e verificar se é realmente compensador.

Só depois disso deverão ser discutidas as atividades de planejamento e de organização.

E considerando a complexidade das tarefas de planejar e organizar, recomenda-se que os responsáveis iniciem os preparativos para a feira um ano antes da sua efetiva realização.

A seguir, mostraremos alguns fatores que deverão ser considerados pelos gestores antes de se participação no evento. Conheça-os a seguir:

A organização do estande

O visual do estande influi bastante na primeira impressão que o visitante tem da sua empresa e dos produtos ou serviços oferecidos por ela.

Por isso, é importante ficar atento a todos os pequenos detalhes que podem melhorar a imagem da organização no evento.

O material promocional

Na feira, o material promocional servirá para informar sobre a empresa, os produtos ou serviços que ela oferece e esclarecer possíveis dúvidas.

Todos os materiais que serão dados aos visitantes devem impressionar pela qualidade e bom gosto. Veja quais são eles:

Folders, considerados o cartão de visita da empresa;

Catálogos ou folhetos, mostrando a linha de produtos ou serviços;

Cartões de visita, com o contato de cada gestor ou funcionário;

Revistas, mostrando o mercado em que a empresa trabalha e suas soluções;

Brindes, como calendário de mesa, adesivo e bloco de notas.

>>Veja o check-list completo de materiais que não podem faltar no seu evento<<

Os móveis e materiais de trabalho

O estande também precisará de uma mobília que mais se adapta ao ramo de negócio que sua empresa trabalha, além de plantas e materiais de decoração.

Também é importante ficar atento as instalações das tomadas para o funcionamento de TVs e computadores.

Está pensando em participar de um evento, feira ou workshop mas não sabe onde produzir o material promocional? Então aproveite para conhecer as soluções da Printi e fazer um pedido de orçamento! Basta que você envie o arquivo para impressão pelo site e receberá os impressos onde quiser!