Blog

Grandes formatos: conheça os principais materiais disponíveis para impressão

Alt Text

img1-a

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Uma impressão bem-acabada faz toda a diferença no resultado final de uma arte. E, embora a opção por uma gráfica de qualidade seja fundamental para isso, a escolha do substrato correto também tem um peso muito grande. Os substratos são os suportes nos quais os arquivos digitais serão impressos. Se você vai fazer uma impressão caseira de um arquivo de texto, por exemplo, muito provavelmente utilizará uma resma de “papel comum” branco, correto? Mas, em termos técnicos, você estará usando o seguinte substrato: papel do tipo sulfite com gramatura de 75 g/m2. Como você pode perceber, até mesmo um material que aparentemente é tão simples — como uma folha de papel — possui as suas especificidades, que resultam em diferentes efeitos no produto final. Por isso, é muito importante que você conheça exatamente o material no qual pretende fazer sua impressão. Isso vai ser especialmente importante no caso, por exemplo, e banners e cartazes, pois há uma boa gama de substratos disponíveis para sua escolha. E, para te ajudar com isso, trouxemos uma lista com os principais materiais para grandes formatos. Assim, você poderá definir com segurança como será sua próxima impressão. Confira!

Lona

Poucos sabem que a lona é um tipo de tecido. Mas não pense que, por isso, trata-se de um material com pouca durabilidade. Pelo contrário: ela é bastante resistente — sendo que, quanto maior a gramatura, mais forte ela é — e pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto externos.

Acabamento

Brilhoso: mais adequado a ambientes externos ou ocasiões nas quais não será necessário fotografar ou filmar o material. Fosco: esse tipo de acabamento é ideal para ambientes internos, onde há muita incidência de luz, ou para eventos em que há filmagens e fotografias, pois, por não refletir luz, a visibilidade do material é preservada nos registros. Acabamento brilho e fosco

Tecido Poliéster

A impressão em tecido poliéster é uma alternativa de material para grandes formatos. É um pouco mais resistente que a lona, podendo ser, inclusive, dobrado sem que o produto fique com marcas.

Acabamento

Esse tipo de impressão possui um acabamento mais sofisticado e é ideal para qualquer tipo de ambiente — interno ou externo, com ou sem incidência de luz direta — por não refletir a luz.

Grandes formatos em que pode ser utilizado

Banner (em todos os seus formatos e estruturas de suporte) Faixa Banner e Faixa

Canvas

O canvas é um tecido sintético, considerado um intermediário entre o tecido convencional e a lona. É o substrato ideal para ser usado em peças decorativas — como, por exemplo, reproduções de obras de artes e outras pinturas.

Acabamento

Seu acabamento é ainda mais fosco que o da lona e, graças à qualidade da impressão digital, elas parecerão ter sido pintadas à mão diretamente sobre a tela.

Grande formato em que pode ser utilizado

Canvas Canvas

Lona Backlight

Este substrato é um derivado da lona — que, neste caso, é translúcida. Ideal para letreiros, totens, pontos de ônibus e até mesmo caminhões.

Acabamento

Dentro da estrutura há uma iluminação, que faz com que o tecido translúcido se sobressaia. O efeito iluminado é único, não encontrado em outros materiais.

Grande formato em que pode ser utilizado

Backlight Lona Backlight

Couché

Couché é um tipo de papel de alta qualidade de impressão. Como estamos falando de papel, não é indicado para locais onde o material poderá ficar exposto diretamente à chuva. São oferecidas diversas gramaturas, atendendo aos mais diversos fins, como revistas, cartazes, cartões de visita, encartes promocionais etc.

Acabamentos

Brilhoso: acabamento mais vistoso, com cores mais vivas. Fosco: por não refletir a luz, as cores são mais fiéis ao original. Oferece mais sofisticação ao produto. Couché

Grandes formatos em que pode ser utilizado

Cartaz Pôster Mobiliário urbano (apenas couché brilho) Grandes formatos

Outros materiais para impressão de grandes formatos

Além dos principais substratos que mencionamos até aqui, há outros que também podem ser usados para a impressão de grandes formatos: Offset: semelhante ao papel sulfite, mas com qualidade superior. Reciclato: feito de material 100% reciclado. Tem tonalidade amarelada e a impressão é opaca. Vinil: utilizado na impressão de pôsteres adesivos, pode ter acabamentos fosco, brilhoso, transparente ou perfurado. Papel offset Na hora de fazer uma impressão de grande formato, lembre-se de se atentar ao material em que ele será impresso, de forma a garantir um produto final de qualidade. Ficou alguma dúvida sobre esses substratos? Pode perguntar aqui nos comentários que nós esclarecemos para você!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54