Investir no offline na Black Friday 2019 vale a pena?
Lojas físicas serão prioridade em 2019
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Por que vale a pena investir no offline na Black Friday 2019? Os tempos são digitais, mas seria natural se fazer essa pergunta. A resposta está em uma pesquisa realizada pelo Google Brasil que mostrou que nesse ano, pela primeira vez, os consumidores devem se dividir entre compras em lojas físicas e pela internet igualmente, como noticiou a editoria de Economia do G1.
A pesquisa foi realizada por meio da consultoria Provokers, com 1.500 pessoas no Brasil. Além disso, foi feito um estudo online com o Google Survey, que levou em conta a opinião de 1.000 entrevistados.
A Black Friday brasileira nasceu digital mas depois foi caminhando para as lojas físicas. Essa é mais uma razão pela qual vale a pena investir no offline: é uma forma de comprar com a qual as pessoas não estão totalmente habituadas. Por isso vale chamar a atenção dos clientes.
Investindo no offline da Black Friday em 2019
Varejista, prepare-se: a Black Friday movimenta uma semana inteira de ofertas! Ou seja, o investimento feito tanto no site do seu e-commerce quanto na sua loja vão valer por sete dias. É praticamente 1/4 do mês com total destaque para o consumidor.
Mesmo para quem opta por comprar pela internet, as lojas físicas ganham cada vez mais importância. Uma hipótese para isso é a modalidade de entrega para retirar o produto na loja. Ou seja, mesmo comprando online, uma grande porcentagem de brasileiros considera a opção de retirar o produto antes de tomar a decisão da compra.
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Dados da Black Friday 2019
Alguns dados mostram por que vale a pena investir no offline na Black Friday 2019:
- 76% dos consumidores entendem que o período de promoções não é só durante a madrugada (como surgiu a data nos EUA);
- 38% das pessoas têm intenção de comprar somente na internet;
- 37% dos compradores pretendem comprar apenas em lojas físicas;
- 25% dos entrevistados planejam comprar em ambos os canais;
- 39% dos brasileiros consideram que a opção "retira na loja" como muito importante na hora de decidir a compra;
- 24% dos consumidores esperam usar a "retira na loja" para compras feitas pela internet;
- 66% dos brasileiros afirmam fazer uma busca online antes de comprar na loja física.
O que o brasileiro procura na Black Friday
Os consumidores consultados apontaram a intenção de compra por produtos. Veja quais foram os destaques:
- 48% para celulares;
- 38% para computadores;
- 36% para eletrodomésticos;
- 34% para roupas;
- 32% para calçados esportivos;
- 33% para perfumes.
Mais pesquisas da Black Friday 2019
Além disso, um levantamento da Kantar Media realizado em 5 países (Brasil, China, França, Reino Unido e Estados Unidos) sobre o comportamento dos consumidores, 3 em cada 4 entrevistados preferem publicidade offline.
As mídias impressas hoje em dia têm um número reduzido de leitores, mas mesmo assim a pesquisa mostrou que a audiência ainda merece atenção - 83% das pessoas consultadas disseram ler notícias em jornais e 84% em revistas impressas.
Direcionar a estratégia da sua marca considerando dados como esse da pesquisa é fundamental para o sucesso do seu negócio!
Publicado em 18/04/2024