Laminação fosca: o que é e para que serve

Os impressos promocionais representam mais de 8% da produção gráfica no Brasil, enquanto a de cartões de visita mais de 2%, de acordo com dados recentes divulgados pela ABIGRAF. Diante deste cenário, como desenvolver impressos diferenciados e atrativos para o seu público alvo?

Uma das maneiras de diferenciação é explorar acabamentos. Alguns são básicos como o refile e as dobras. Outros enobrecem o impresso e transmitem sensações, como a laminação fosca. 

A aplicação da laminação fosca

Mas afinal, o que é e para que serve a laminação fosca?

A laminação fosca (BOPP) é uma película plástica e fosca, com objetivos e efeitos semelhantes ao da plastificação, porém com maior aceitação do público.

A laminação fosca tem sido muito utilizada nos últimos anos por propiciar um acabamento discreto, resistente e elegante. É impermeável e oferece maior resistência para impressos com dobra e outros acabamentos, mantendo a qualidade do material mesmo com a frequência de uso. Outra característica interessante deste acabamento é que propicia um toque sedoso minimizando marcas de gordura (digitais) nos materiais. 

A laminação é especialmente indicada para impressos com fundo chapado, pois ajuda a “disfarçar” pequenos defeitos de impressão. No entanto, este acabamento tende a deixar as cores mais opacas (foscas) e não permitir a definição de elementos pequenos e com detalhes. 

A laminação fosca, assim como outros acabamentos, contribui para diferenciar sua comunicação e fixar sua marca na mente do consumidor. Os acabamentos gráficos oferecem inúmeras possibilidades, basta utilizá-los com criatividade. 





Conheça a Printi - Imprima suas idéias com a gente!