Blog

Metas para 2022: monte a sua checklist

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Checklist 2022 | Imagem: Shutterstock

Um novo ano já está batendo na porta e é hora de listar as metas para o futuro, afinal, essa espécie de ritual pessoal é extremamente importante para o planejamento de um período produtivo que só pode te levar para um caminho: o sucesso. Mas, você sabe por onde começar? Hoje trouxemos algumas dicas para você montar a sua própria checklist e colocar os planos em ação. Acompanhe!

O ato de se organizar

Organização é essencial para um desempenho nas tarefas diárias | Imagem: Shutterstock

Clichês à parte, se organizar significa conseguir ajustar as atividades de acordo com uma ordem de prioridade. Ou seja, você se torna capaz de entender cada demanda e seus devidos desdobramentos e aplicá-los na sua rotina de modo a conectar todas as tarefas sem que nenhuma sofra interferência da outra.

Para saber mais sobre o assunto, veja entrevista da VC S/A realizada com o neurocientista e autor americano Daniel Levitin que aborda as vantagens de ser uma pessoa organizada.

Checklist

A checklist - também conhecida como "lista de checagem" ou "lista de tarefas" - é uma das formas que a organização pode tomar, geralmente criada nos começos de novos ciclos, sejam diários, semanais, mensais, anuais ou personalizados de acordo com alguma atividade específica. Essa técnica se baseia em te manter no controle dos seus próprios objetivos por meio do método da verificação: cumpriu, assinalou.

Tendo o ano de 2022 como um pontapé, você pode criar a sua agora mesmo! Logo abaixo, sugerimos um exemplo desenvolvido pelo time de Content Marketing da Printi para te inspirar.

Em 2022 eu...

  • Não vou esperar até segunda-feira para me exercitar. ☑
  • Vou ler aquele livro que ficou na estante pegando pó o ano todo. ☑
  • Vou separar um tempo para o meu autocuidado. ☑
  • Vou investir na minha profissão e no meu negócio. ☑
  • Vou realizar um sonho. ☑

Na prática

Otimize eu tempo com métodos de organização | Imagem: Shutterstock

Metas já traçadas - check ✔ -, agora, como levar toda essa teoria para a prática? Existem muitos meios que podem colaborar com sua força de vontade para realizar todos os planos definidos - nesse momento, todo apoio é muito bem-vindo -, e você pode testar até encontrar a sua forma ideal, o essencial é que os resultados de uma boa organização sejam vistos na otimização do seu tempo.

Ainda assim, as checklists, geralmente, são feitas em materiais como agendas e planners, tendo como suporte o famoso calendário, tão importante quanto qualquer outra parte nesse processo. Por isso, listamos os benefícios que esses itens funcionais podem te oferecer. Confira abaixo.

Agenda

Agenda 2022 | Imagem: Printi

agenda vai muito além de um caderno de organização. É um espaço que te permite planejar sua rotina, rascunhar ideias, esboçar mapas mentais, manter networking e ainda concentrar as informações mais relevantes do dia - uma ferramenta estratégica e tanto! E tudo isso te isenta de saber de cor as tarefas diárias, já que você terá as atividades previamente registradas, e reflete na sua proatividade, fazendo com que você se adeque melhor a imprevistos.

Planner

Planner 2022 | Imagem: Printi

planner semanal foi chegando aos poucos, conquistou nossos corações e hoje é uma necessidade. Esse material apresenta um alto nível de efetividade quando o assunto é organização e, especialmente, checklist.

Calendário

Calendário 2022 | Imagem: Printi

Para fechar o trio, o calendário é o elemento essencial em qualquer rotina. Afinal, de nada adianta ter planos e metas sem uma data para realização, certo? Os diversos formatos, como calendário de mesacalendário de paredecalendário de bolso permitem as combinações mais criativas - e você que faz a própria personalização. <3

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54