Blog

Mobiliário urbano: o que é e como produzir

Alguma vez você já parou para pensar quantas pessoas veem a publicidade no mobiliário urbano? Para quem não sabe, o mobiliário urbano foi criado para ser um benefício para a população. A princípio, pontos de ônibus com cobertura e bancos, cabines de segurança, relógios digitais, pirulitos, placas direcionais, banheiros públicos e totens de bens culturais e institucionais foram planejados para informar e dar mais conforto à população nas vias públicas.

Alt Text

Conheça melhor o mobiliário urbano e veja como produzir esse material para divulgar o seu negócio

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Alguma vez você já parou para pensar quantas pessoas veem a publicidade no mobiliário urbano? Para quem não sabe, o mobiliário urbano foi criado para ser um benefício para a população. A princípio, pontos de ônibus com cobertura e bancos, cabines de segurança, relógios digitais, pirulitos, placas direcionais, banheiros públicos e totens de bens culturais e institucionais foram planejados para informar e dar mais conforto à população nas vias públicas. Aos poucos, no entanto, eles transformaram-se em verdadeiras minas de ouro publicitárias, exploradas através de licitações com valores de outorga e uso por até 25 anos. Comercializados em rede de faces determinadas, as networks, elas são estrategicamente distribuídas e sua variedade altera de acordo com o porte da cidade. Em comum, todas possuem material impresso que deve primar pela qualidade. Conheça melhor o mobiliário urbano e veja como produzir esse material para divul

Vantagens da publicidade em mobiliário urbano

Pense em uma cidade como São Paulo, por exemplo, a maior da América Latina. De acordo com o Detran e a Prefeitura de São Paulo, a cidade tem cerca de 17 mil quilômetros de vias, uma frota de quase 20 mil ônibus e, só na Avenida Paulista, mais de 1,5 milhão de transeuntes. Se você pensar que pelo menos 1/3 dos paulistanos gasta mais de duas horas para ir e voltar do trabalho, juntando a isso os monstruosos engarrafamentos, pense no alcance da publicidade no mobiliário urbano. A visibilidade vale qualquer investimento, tanto que a briga pelo espaço é acirrada. As regras de licitação para o uso variam de acordo com a Prefeitura do local, mas o mobiliário urbano é considerado uma forma de publicidade barata e de grande impacto, principalmente para as pequenas empresas, aquelas que têm pouca verba para publicidade. Até porque, as alternativas são muitas para expor sua mídia de forma inteligente, que deve ser pensada de forma a gerar tanto mídia espontânea (quando o impacto social gera automaticamente notícias em meios de comunicação de forma gratuita), quanto o buzz marketing, aquele zum zum zum da própria população, o famoso boca a boca.

Alinhamento da campanha

Procure alinhar a sua campanha ao próprio mobiliário urbano, que, além da localização privilegiada, permita que você elabore peças que se integrem ao design da cidade, criando um fluxo contínuo de informação e penetrando de forma sublimar no inconsciente coletivo, atingindo sensorialmente a população. Estrategicamente, você pode escolher os pontos do mobiliário urbano que mais estejam próximos ao seu ponto de venda, por exemplo, influenciando na decisão de compra; que tenham painéis iluminados e que possam ser vistos com perfeição à noite; e ainda que possam ser trocados semanalmente, criando uma campanha contínua e abrangente.

Como preparar seu material

Portas de banheiros públicos, estações do metrô, placas de rua, totens em pontos de ônibus, as possibilidades são imensas, mas a campanha deve ser muito bem pensada e o material impresso deve ser de excelente qualidade. É interessante também escolher uma gráfica que tenha preços competitivos, para que a sua margem de lucro seja maior, e agilidade em todos os estágios da produção. Melhor ainda se você conseguir entregar a sua arte pela internet: gráficas onlines, como a Printi, são hoje a opção mais eficiente, rápida e econômica para criar campanha de qualidade. Conheça os serviços da Printi e explore todas as possibilidades de publicidade no mobiliário urbano como você nunca pensou antes!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54