Ideias para negócios

O que é um prisma de mesa? Descubra agora e aprenda a fazer

Sinalizar eventos é essencial para que os envolvidos saibam onde permanecer, onde estão, compreendam a lógica de distribuição do espaço e consequentemente possam se apropriar da situação da melhor forma possível, contribuindo para o bom desenvolvimento das atividades.

Sejam eventos empresariais, familiares, escolares, casamentos, pequenas e grandes recepções, restaurantes, bares, enfim todos os espaços que lidam com o público devem ter uma boa sinalização gráfica.

Você sabe o que é um prisma de mesa e como ele se relaciona com a sinalização gráfica? Descubra tudo sobre o queridinho dos organizadores de eventos a seguir!

Definição de Prisma de Mesa

Bom, vamos começar pelo conceito matemático de prisma. Ao lembrarmos das aulas de matemática do ensino fundamental, percebemos que o prisma é um sólido geométrico que pode ter diversas formas (triangular, quadrangular, pentagonal, hexagonal, heptagonal e octogonal) e todas elas apresentam algumas características básicas.

Essas características são:

1- Número de faces

O número de faces do prisma será sempre igual ao número de lados da sua base (sua base pode ser um triângulo, um quadrado, um pentágono, um hexágono ou um octógono).

Sendo assim, se o prisma é triangular,, ele terá três faces; caso seja quadrangular, terá quatro faces e assim por diante. É também o tipo de base que determina o nome do polígono.

número de faces prisma de mesa

2- Oblíquo ou reto

Os prismas podem ser retos ou oblíquos. Os prismas retos são aqueles que as arestas laterais formam ângulos de 90º com a base, sendo formas com grande estabilidade estática (ficam bem apoiados em uma superfície plana e evitam problemas como quedas e quebra).

Os prismas oblíquos são aqueles em que as arestas formam ângulos diferentes de 90º com a base e por isso são formas de menor estabilidade estática.

modelo prisma de mesa

3- Áreas e Volumes

Todos os prismas apresentam área da base, área lateral, área total (que é a soma das duas áreas anteriores) e volume. A área da base corresponde à área da figura geométrica que caracteriza a base (triângulo, quadrado, pentágono e etc), lembrando que todo prisma apresenta duas bases.

A área lateral corresponde à área da figura geométrica que caracteriza a lateral (retângulos para os prismas retos e paralelogramos para os prismas oblíquos). A área total é composta pela soma da área das bases e das áreas laterais. Já o volume é o obtido pela área de uma das bases multiplicada pela altura do prisma.

áreas do prisma de mesa

Com esses conceitos básicos esclarecidos fica mais fácil compreendermos o que é um prisma de mesa e como funciona a sua produção.

O prisma de mesa (como mostrado na imagem abaixo) trata-se de um prisma triangular reto que fica com uma de suas faces retangulares apoiada sobre a superfície plana da mesa, enquanto suas outras duas faces são preenchidas com material gráfico para divulgação, sinalização, parabenização e etc, dependendo do tipo de evento para o qual está sendo utilizado.

prisma de mesa da Printi

Agora ficou simples raciocinarmos sobre as possibilidades de produção desse material. Vamos lá?

Produção do Prisma de Mesa

Os prismas de mesa são muito utilizados para identificação de palestrantes e participantes de debates; reservas de mesa; dar as boas vindas a hospedes de hotéis em seus quartos; sinalizar o nome de doces e salgados em mesas de aniversários, casamentos e confraternizações. São diversos os usos do prisma de mesa e a criatividade pode e deve ser muito explorada.

produzir prisma de mesa

Para a produção dessas peças são usados materiais como papéis de diversas gramaturas (mais finos ou mais grossos), acrílico cristal ou PS cristal (poliestireno cristal). O tipo de evento e ambiente em que ficará exposto determinam o melhor material a ser usado, lembrando que a impressão da arte geralmente é feita no próprio material.

A arte deve ser clara e objetiva; a mensagem a ser passada deve estar bem legível, sempre respeitando os limites da área de impressão, que podem variar de 10,5cm x 10,5cm até 25cm x 13cm. É interessante que os usuários visualizem o prisma de mesa e compreendam rapidamente a mensagem a ser passada.

Conte com profissionais experientes para te auxiliar durante a produção e desenvolvimento da arte, como a Printi. Visite o site, faça seu orçamento e esteja preparado para realizar eventos inesquecíveis!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar