Organize sua mesa e seja mais produtivo em dois passos
Organização da mesa II-265x210 px
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Às vezes o segredo da produtividade no trabalho pode estar em atitudes simples, como a arrumação do ambiente. Por isso, vamos dar dicas para que você organize sua mesa e seja mais produtivo em dois passos! Assim, você vai eliminar aquela sensação de dever não cumprido no fim do dia, que pode ser tão incômoda e prejudicial no trabalho.
As sugestões foram baseadas na matéria da Fast Company e mostram que os objetos que você tem ao redor têm ligação com o seu desempenho nas atividades profissionais. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, mostrou que em ambientes bagunçados, os níveis de cortisol aumentam - e esse é o hormônio responsável pela nossa resposta ao estresse. Ou seja, na desordem, o nosso cérebro fica sobrecarregado, o que nos leva a ficar distraídos, ansiosos e sem foco.
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O que fica e o que sai da sua mesa para que você seja mais produtivo
Para acabar com esse problema, a especialista Alexis Haselberger sugere que algumas coisas precisam ficar à mão, enquanto outras não precisam ficar sobre a mesa:PASSO 1 - Retire da mesa algumas coisas que podem atrapalhar
(mesmo que pareça que não)
A primeira coisa que deve sair da mesa é o seu celular. Ele é uma das maiores fontes de distração e tudo que você precisa, salvas exceções, está no seu computador. Não adianta deixar no modo silencioso porque checar mensagens e status de tempos em tempos será inevitável. Outra coisa que se sugere tirar da vista é a lista de afazeres (!!!). Afinal, para ter foco e aumentar a produtividade é preciso dar atenção apenas à tarefa que você está realizando. Por fim, elimine toda e qualquer bagunça. Faça o teste e você verá que é muito mais produtivo trabalhar sobre uma mesa limpa, sem papéis riscados e documentos antigos. A melhor forma de organizar sua mesa é tirar tudo e depois adicionar o que é útil. O que nos leva ao passo seguinte.PASSO 2 - Arrume de maneira harmônica as poucas coisas que você
precisa ter sempre à mão.
Depois de retirar tudo que você tinha sobre a mesa, volte a adicionar o que for necessário. Geralmente os objetos serão os seguintes: - Seu computador, mouse e teclado; - Um caderno ou bloco de notas e uma caneta para anotações de ideias, especialmente se você for uma pessoa que prefere esse tipo de recurso; - Uma xícara de café ou garrafa de água (que evitarão que você levante toda hora para buscar); - Ferramentas que você use bastante para não perder tempo procurando - afinal, um estudo mostrou que os americanos perdem 2,5 dias por ano em busca de algo que não sabem onde está. Aqui estamos falando de tesoura, grampeador e outros materiais básicos.Itens que ajudarão a manter sua mesa sempre organizada e profissional
Alguns objetos não precisam estar necessariamente sobre a sua mesa, mas serão bastante úteis no ambiente de trabalho e, além de ajudar na organização, irão deixá-lo muito mais profissional. Afinal, esses itens todos podem ser personalizados!- Caneca > Para usar sobre a mesa Além de serem úteis pelos motivos citados acima, as canecas são ótimas para a preservação do meio ambiente porque podem substituir os copos descartáveis.
- Calendário de mesa > Para usar sobre a mesa Apesar de não estar na lista acima, ele pode ser um grande aliado no cumprimento de prazos.
- Cadernetas > Para guardar e só tirar quando necessário Apesar de não estar na lista acima, ele pode ser um grande aliado no cumprimento de prazos.
- Artigos de papelaria > Para guardar e só tirar quando necessário Esse é um tópico que engloba diversos itens, afinal, toda empresa deve ter uma papelaria personalizada e que deve seguir exatamente a identidade visual que a marca possui. Invista em agenda, cartão de visita, pasta, papel timbrado, envelopes e catálogos.
Publicado em 18/04/2024