Ideias para negócios

Organize sua mesa e seja mais produtivo em dois passos

Às vezes o segredo da produtividade no trabalho pode estar em atitudes simples, como a arrumação do ambiente. Por isso, vamos dar dicas para que você organize sua mesa e seja mais produtivo em dois passos! Assim, você vai eliminar aquela sensação de dever não cumprido no fim do dia, que pode ser tão incômoda e prejudicial no trabalho.

 

 

As sugestões foram baseadas na matéria da Fast Company e mostram que os objetos que você tem ao redor têm ligação com o seu desempenho nas atividades profissionais. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, mostrou que em ambientes bagunçados, os níveis de cortisol aumentam – e esse é o hormônio responsável pela nossa resposta ao estresse. Ou seja, na desordem, o nosso cérebro fica sobrecarregado, o que nos leva a ficar distraídos, ansiosos e sem foco.

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O que fica e o que sai da sua mesa para que você seja mais produtivo

 

Para acabar com esse problema, a especialista Alexis Haselberger sugere que algumas coisas precisam ficar à mão, enquanto outras não precisam ficar sobre a mesa:

PASSO 1 – Retire da mesa algumas coisas que podem atrapalhar

(mesmo que pareça que não)

A primeira coisa que deve sair da mesa é o seu celular. Ele é uma das maiores fontes de distração e tudo que você precisa, salvas exceções, está no seu computador. Não adianta deixar no modo silencioso porque checar mensagens e status de tempos em tempos será inevitável.
Outra coisa que se sugere tirar da vista é a lista de afazeres (!!!). Afinal, para ter foco e aumentar a produtividade é preciso dar atenção apenas à tarefa que você está realizando.
Por fim, elimine toda e qualquer bagunça. Faça o teste e você verá que é muito mais produtivo trabalhar sobre uma mesa limpa, sem papéis riscados e documentos antigos.

A melhor forma de organizar sua mesa é tirar tudo e depois adicionar o que é útil. O que nos leva ao passo seguinte.

 

PASSO 2 – Arrume de maneira harmônica as poucas coisas que você

precisa ter sempre à mão.

Depois de retirar tudo que você tinha sobre a mesa, volte a adicionar o que for necessário. Geralmente os objetos serão os seguintes:

– Seu computador, mouse e teclado;
– Um caderno ou bloco de notas e uma caneta para anotações de ideias, especialmente se você for uma pessoa que prefere esse tipo de recurso;
– Uma xícara de café ou garrafa de água (que evitarão que você levante toda hora para buscar);
– Ferramentas que você use bastante para não perder tempo procurando – afinal, um estudo mostrou que os americanos perdem 2,5 dias por ano em busca de algo que não sabem onde está. Aqui estamos falando de tesoura, grampeador e outros materiais básicos.

 

 

Itens que ajudarão a manter sua mesa sempre organizada e profissional

 

 

Alguns objetos não precisam estar necessariamente sobre a sua mesa, mas serão bastante úteis no ambiente de trabalho e, além de ajudar na organização, irão deixá-lo muito mais profissional. Afinal, esses itens todos podem ser personalizados!

 

  • Caneca > Para usar sobre a mesa
    Além de serem úteis pelos motivos citados acima, as canecas são ótimas para a preservação do meio ambiente porque podem substituir os copos descartáveis.

 

  • Calendário de mesa > Para usar sobre a mesa
    Apesar de não estar na lista acima, ele pode ser um grande aliado no cumprimento de prazos.

 

  • Cadernetas > Para guardar e só tirar quando necessário
    Apesar de não estar na lista acima, ele pode ser um grande aliado no cumprimento de prazos.

 

 

 

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Julia Viana

Editora do Blog da Printi, uma jornalista que encarou um novo papel para falar de mundo gráfico e inovação - sem nunca deixar a criatividade e os assuntos mais comentados do momento de lado.
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