Blog

Organize sua mesa e seja mais produtivo em dois passos

Alt Text

Organização da mesa II-265x210 px

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Às vezes o segredo da produtividade no trabalho pode estar em atitudes simples, como a arrumação do ambiente. Por isso, vamos dar dicas para que você organize sua mesa e seja mais produtivo em dois passos! Assim, você vai eliminar aquela sensação de dever não cumprido no fim do dia, que pode ser tão incômoda e prejudicial no trabalho.     As sugestões foram baseadas na matéria da Fast Company e mostram que os objetos que você tem ao redor têm ligação com o seu desempenho nas atividades profissionais. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, mostrou que em ambientes bagunçados, os níveis de cortisol aumentam - e esse é o hormônio responsável pela nossa resposta ao estresse. Ou seja, na desordem, o nosso cérebro fica sobrecarregado, o que nos leva a ficar distraídos, ansiosos e sem foco. LEIA MAIS Estratégias de motivação para uma rotina mais produtiva Passo a passo para organizar um evento [Infográfico] Calendário de parede: dicas para organizar e decorar os dias da empresa Produtos personalizados: 7 ideias para o ambiente de trabalho Ambientes de trabalho descontraídos com adesivos decorativos    

O que fica e o que sai da sua mesa para que você seja mais produtivo

  Para acabar com esse problema, a especialista Alexis Haselberger sugere que algumas coisas precisam ficar à mão, enquanto outras não precisam ficar sobre a mesa:

PASSO 1 - Retire da mesa algumas coisas que podem atrapalhar

(mesmo que pareça que não)

A primeira coisa que deve sair da mesa é o seu celular. Ele é uma das maiores fontes de distração e tudo que você precisa, salvas exceções, está no seu computador. Não adianta deixar no modo silencioso porque checar mensagens e status de tempos em tempos será inevitável. Outra coisa que se sugere tirar da vista é a lista de afazeres (!!!). Afinal, para ter foco e aumentar a produtividade é preciso dar atenção apenas à tarefa que você está realizando. Por fim, elimine toda e qualquer bagunça. Faça o teste e você verá que é muito mais produtivo trabalhar sobre uma mesa limpa, sem papéis riscados e documentos antigos. A melhor forma de organizar sua mesa é tirar tudo e depois adicionar o que é útil. O que nos leva ao passo seguinte.  

PASSO 2 - Arrume de maneira harmônica as poucas coisas que você

precisa ter sempre à mão.

Depois de retirar tudo que você tinha sobre a mesa, volte a adicionar o que for necessário. Geralmente os objetos serão os seguintes: - Seu computador, mouse e teclado; - Um caderno ou bloco de notas e uma caneta para anotações de ideias, especialmente se você for uma pessoa que prefere esse tipo de recurso; - Uma xícara de café ou garrafa de água (que evitarão que você levante toda hora para buscar); - Ferramentas que você use bastante para não perder tempo procurando - afinal, um estudo mostrou que os americanos perdem 2,5 dias por ano em busca de algo que não sabem onde está. Aqui estamos falando de tesoura, grampeador e outros materiais básicos.    

Itens que ajudarão a manter sua mesa sempre organizada e profissional

    Alguns objetos não precisam estar necessariamente sobre a sua mesa, mas serão bastante úteis no ambiente de trabalho e, além de ajudar na organização, irão deixá-lo muito mais profissional. Afinal, esses itens todos podem ser personalizados!  
  • Caneca > Para usar sobre a mesa Além de serem úteis pelos motivos citados acima, as canecas são ótimas para a preservação do meio ambiente porque podem substituir os copos descartáveis.
 
  • Calendário de mesa > Para usar sobre a mesa Apesar de não estar na lista acima, ele pode ser um grande aliado no cumprimento de prazos.
 
  • Cadernetas > Para guardar e só tirar quando necessário Apesar de não estar na lista acima, ele pode ser um grande aliado no cumprimento de prazos.
     

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54