printi logo

Outubro Rosa: O que é e como promover ações de forma responsável

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Outubro Rosa | Imagem: Shutterstock

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente no mês de outubro e tem a intenção de conscientizar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso, hoje você vai conhecer mais sobre a importância de promover ações voltadas para este tema de forma responsável.

O que é Outubro Rosa?

Mulheres que se apoiam | Imagem: Shutterstock

Outubro Rosa é uma campanha que tem a intenção conscientizar e espalhar informações na sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante este mês, instituições mundialmente abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam gratuitamente.

Estas ações visam mostrar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos básicos, como o atendimento médico e psicológico que garante um tratamento de qualidade.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário. É um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

1 - Promova ações de saúde

Demonstre cuidado com os colaboradores | Imagem: Shutterstock

Traga benefícios, como a formalização de convênios e parcerias com academias, nutricionistas, psicólogos e outros que podem contribuir para o bem-estar dos colaboradores. Do ponto de vista dos colaboradores, esses benefícios são recebidos positivamente, proporcionando um ambiente de bem-estar e aumento da produtividade. 

Informações relevantes sobre o tema são sempre bem-vindas. É essencial acompanhar se há mudanças de comportamento a partir das palestras ministradas. Informação e conhecimento nunca é demais!

2 - Não trate o tema como um Tabu

Infelizmente falar sobre a saúde feminina ainda é um tabu perante a muitas organizações, por isso é de extrema importância que a organização demonstre real preocupação e cuidado.

Promova e incentive as colaboradoras e parceiras a realizarem o autoexame, o exame clínico anual e a mamografia que é realizada em mulheres com 40 anos ou mais.

3 - Uma boa comunicação é sempre a melhor alternativa

A promoção da responsabilidade social nas empresas deve ser clara e estar em sua divulgação. Afinal, a melhor forma de realizar uma campanha que irá engajar os colaboradores, é mostrar o que já foi feito pela organização.

Conheça algumas formas de comunicação para a campanha do Outubro Rosa:

  • Canais internos: Newsletter, TV Corporativa, Jornal mural ou Intranet.
  • Eventos: Realize eventos sobre o tema. Colocar o assunto em pauta para todos os colaboradores, pode incentivá-los ainda mais e trazer mais pessoas para a causa, tendo excelentes resultados.
  • Ações de voluntariado: Promover o engajamento dos colaboradores para ações sociais que contribuem no tratamento de pacientes.
  • Redes Sociais: Não realize apenas ações internas. É de extrema importância que todos seus clientes e parceiros saibam da importância do assunto e que a empresa o trata com seriedade.

4 - Doe para instituições sociais

Doar é um ato de amor | Imagem: Shutterstock

Apoiar financeiramente esta causa pode transformar a vida de muitas mulheres com a prevenção e combate do câncer de mama, por isso hoje te apresentaremos uma instituição que engloba diversas ONGs que apoiam mulheres Brasil afora.

A FEMAMA - Federação Brasileiras de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma associação civil sem fins econômicos que busca ampliar o acesso ágil e adequado ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama para todas as pacientes e, com isso, reduzir os índices de mortalidade pela doença no Brasil.

Está presente na maioria dos estados brasileiros por meio de ONGs associadas. Atua na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a criação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.

Agora que já tem todas as dicas necessárias, que tal colocar em prática todo esse aprendizado?

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54