DesignNovidades

Pantone divulga a cor de 2022: o azul ‘Very Peri’

A empresa americana de consultoria de cores Pantone anunciou nesta quarta-feira (8) em seu Instagram oficial a cor que será tendência em 2022. O lançamento oficial acontece nesta quinta (09). A escolhida foi um tom de azul que flerta com o lilás, a “Very Peri”. De acordo com a própria marca, trata-se de uma nova cor cuja presença corajosa estimula a criatividade e a inventividade pessoais.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!

Cor de 2022 é “Very Peri” | Imagem: Reprodução/ Pantone

Sobre a Cor Pantone 2022

Designers, decoradores, arquitetos e adjacentes, anotem aí: PANTONE 17-3938 Very Peri é a cor Pantone 2022! Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, disse em matéria do próprio site da Pantone que a cor do ano reflete o que está acontecendo em nossa cultura global. Sendo assim, o tom que mistura “um violeta avermelhado e um azul dinâmico” é, na verdade, um reflexo dos desafios que o mundo pós-pandemia pode apresentar. “Uma época sem precedentes exige a introdução de uma cor completamente nova, em vez de uma tirada da extensa paleta da marca”, declara o anúncio da marca.

Momento inédito

A presença dinâmica de PANTONE 17-3938 Very Peri transparece em The Star of the Show, à medida que envolvemos este mais feliz e caloroso de todos os tons de azul com uma paleta de clássicos e neutros cuja essência de elegância e estilo discreto transmitem uma mensagem de atemporal sofisticação.

– Pantone
The Star of the Show | Imagem: Reprodução/ Pantone

“A criação de uma nova cor pela primeira vez na história de nosso programa educacional de cores PANTONE Color of the Year reflete a inovação e transformação globais que estão ocorrendo. Enquanto a sociedade continua a reconhecer a cor como uma forma crítica de comunicação e uma forma de expressar e afetar ideias e emoções e se envolver e se conectar, a complexidade deste novo tom de azul com infusão de violeta vermelho destaca as possibilidades expansivas que estão diante de nós”, disse Laurie Pressman.

Amusements | Imagem: Reprodução/ Pantone

Divertimentos, uma história alegre e caprichosa de cores de diversão irreprimível e espontaneidade é ampliada pela confiança despreocupada e atitude alegre de PANTONE 17-3938 Very Peri, uma tonalidade azul cintilante cuja ludicidade encoraja a expressão e experimentação desinibidas.

– Pantone

“Roxo não roxo”

Composição Very Peri | Imagem: Shutterstock

Para entender a composição criativa da cor, Ramon Marques, Supervisor de Design do time de Marketing da Printi, fez uma reflexão. “Ao contrário do ano anterior, 2022 será representado por apenas uma cor Pantone, embora o tom violeta ‘Very Peri’ traga o sentimento de mais”, afirma.

“Para chegar no tom, a Pantone começou com uma base vermelha, infundindo-a com um azul vívido. A escolha não é à toa, a ideia é fazer um paralelo sobre o momento que vivemos, em que estamos cobrindo a nossa realidade passada de isolamento na pandemia, com novos horizontes neste chamado ‘novo normal'”, explica. “Mas, agora, você deve estar se perguntando por quê o azul e o vermelho são as cores para indicar esse significado. É uma boa pergunta, e a resposta bebe da fonte da psicologia das cores. O vermelho como base tem uma atitude dinâmica que incita emoções fortes, como alegria e espiritualidade. Já o azul que vem por cima traz a coragem e a expressão da criatividade. Em meio a tantas emoções, estamos chegando a um novo cenário, em que uma das nossas principais ferramentas serão a coragem de arriscar, a mudança de patamar e a criatividade para buscar novas soluções para o futuro”, justifica.

Representação do digital e físico | Imagem: Shutterstock

“Um outro ponto abordado pela Pantone é observado na fusão que dá origem a cor Very Peri, que também representa a fusão entre nosso meio digital e físico, já que agora, de forma nunca vista antes, vivemos uma era digital de metaverso, NFTs (non-fungible token, ou, em tradução livre, token não-fungível – espécie de certificado digital), e tendências de trabalhos remotos e híbridos”, complementa. “Pode parecer conversa fiada, né? Mas não é. A cor escolhida foi uma espécie de “roxo não roxo” e os tons roxos têm uma reputação de dificuldade de aplicação no meio físico. Se você já imprimiu algo em roxo ou azul, deve ter percebido que a cor da impressão dificilmente chega no mesmo brilho e saturação que você vê na tela. Isso não acontece com o Very Peri”, garante.

“O tom tem uma aplicação muito boa em CMYK – base de cores para impressão – e em RGB – base de cores para telas e dispositivos digitais. Por isso, podemos concluir que este Pantone, embora seja uma só cor, ‘um roxo não-roxo’, representa muito mais, tanto no meio digital e físico, como no futuro deste ano que está por vir. E você, preparado para usá-la nos seus novos projetos?“, conclui Ramon Marques.

Escolha anterior da Pantone

Desde 2000 a Pantone seleciona a cor do ano. Em 2021, foram duas as escolhas: o cinza “ultimate gray” e o amarelo “illuminating”, cujas referências das cores na cartela são respectivamente PANTONE 17-5104 e 13-0647 – uma união de cores que traz a mensagem da força e da esperança, ambas eternas e inspiradoras.

Etiquetas

Julia Viana

Editora do Blog da Printi, uma jornalista que encarou um novo papel para falar de mundo gráfico e inovação - sem nunca deixar a criatividade e os assuntos mais comentados do momento de lado.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar