Blog

Perfil ICC: o que é e para o que serve?

Alt Text

blog-perfilicc

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Você já ouviu falar sobre o perfil ICC? Ele é um arquivo de computadores com a extensão do tipo .ICC com uma série de dados de um espaço de cor. Ele é muito importante para uma correta impressão e traz diversos benefícios para seu trabalho, como economia de tinta e qualidade no resultado final, por exemplo. Se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe nosso artigo a seguir que fala em detalhes o que é perfil ICC e para que serve. Vamos lá? Você vai virar um verdadeiro especialista do tema com as nossas informações!  

O que é perfil ICC?

  O perfil de cor é essencial para conseguir uma cor correta, além de obter economia da tinta e alta qualidade na hora da impressão. Vale citar que o perfil ICC é um arquivo que consegue descrever uma espécie de cartão de identidade de uma cor. Para citarmos um bom exemplo, caso seu monitor emita uma cor que você pode observar e ao imprimir sai outra similar, ambos pedem para serem calibrados para um espaço de cor igual convertido. O monitor utiliza o espaço de cor do tipo RGB, que nada mais é do que um sistema de tons de adição. Já as impressoras usam o tipo CMYK, que é o subtrativo, sendo que o papel branco tem a responsabilidade de fazer a ilusão impressa da luz. Ao usar uma ferramenta de calibração de cores você pode conferir a cor emitida por meio do seu monitor e poderá calibrá-lo conforme a escala de tons de sua preferência. A informação vai integrar o arquivo de perfil ICC para a tela do seu computador, facilitando o seu trabalho ao imprimir qualquer coisa que precisa para seu cotidiano.  

Para que serve o perfil ICC?

  Os dispositivos diferentes lançam cores distintas. Embora duas impressoras sejam de uma mesma marca e modelo, elas vão pedir ajustes diferentes para produzir um mesmo tom. Os perfis customizados usam diversos fatores como cor do papel e ajustes da impressora. E a única maneira de garantir que você está fazendo uma imagem fiel é usando um perfil que foi desenvolvido especificamente para o equipamento. Por isso é tão importante usar o perfil ICC se você pretende obter uma cor correta na hora da impressão.  

Quais as vantagens de usar um perfil ICC?

  Ao utilizar um perfil ICC você conta com diversos benefícios no momento de imprimir qualquer coisa em sua rotina. Como confiabilidade de cores, economia de tinta, segurança da cor, padrão de qualidade, além de não precisar repetir o trabalho por diversas vezes até conquistar a resposta desejada. Ou seja, o perfil ICC é fundamental para proporcionar um resultado final perfeito e de acordo com suas expectativas, sem precisar gastar muito papel ou tinta, o que é ótimo para o meio ambiente e para seu bolso, não é mesmo? Existem padrões internacionais no mercado que visam equilibrar o resultado final em processos de impressão como a offset e digital, de maneira global. Organizações como a ISO especifica muitas normas seguidas pelas principais gráficas no mundo, como a norma mais conhecida ISO 12647-2 ou a IdeAlliance, com o processo Gracol G7. Como vimos o Perfil ICC é muito importante para uma impressão correta e para seu cotidiano. E agora você já sabe de sua demanda para seu dia a dia ao imprimir o que precisa. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e aproveite também para conhecer nosso blog e saber mais sobre o mercado gráfico.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54