Design

Praguinha e pragão: o que são e como fazer

Durante o período eleitoral é comum vermos diversos tipos de materiais impressos espalhados por toda parte.
A gente já sabe que será assim, por um curto período, mas o que a gente não sabe é que alguns materiais têm nomes bem peculiares.

Conhecer os nomes, especificações e até algumas restrições desses produtos é importante, principalmente para quem trabalha na área de design, comunicação ou marketing. Afinal, nunca sabemos quando vamos receber um orçamento de um partido político, candidato ou assessores, não é mesmo?

No artigo de hoje, vou apresentar um material muito utilizado, mas pouco conhecido pelo seu nome: a praguinha ou pragão.

Acompanhe!

Praguinha e pragão: o que são e como fazer?

Praguinha ou pragão: mais conhecidos como adesivos eleitorais

Sabe aqueles adesivos que os candidatos utilizam colados em suas camisas? É muito comum vermos, também, em seus cabos eleitorais ou eleitores. Então, esses adesivos, são o que chamamos de praguinha ou pragão em termos eleitorais.
O material é exatamente o mesmo, a única diferença entre eles é que o pragão é maior do que a praguinha.

Quais são as dimensões e o tipo de adesivo mais utilizados nesse material?

O mais utilizados para praguinhas é o tamanho 5x5cm, enquanto para os pragões são usados 7x7cm.

Em relação ao material, normalmente são sugeridos vinil brilho ou fosco. O vinil transparente e metalizado devem ser evitados em materiais de campanha. Para garantir que a identidade visual do partido não sofra alterações.

Além disso, as praguinhas ou pragões podem ser impressos tanto em preto e branco quanto em cores. Vale ainda lembrar que uma das vantagens da utilização deste material é que, quando encomendado em grandes quantidades (o que já é de praxe), o preço de produção fica ainda menor.

Quais informações praguinha ou pragão deve ter?

Esse material deve ter o nome, número, foto e coligação do candidato e, sempre que for possível, o slogan da campanha, site, redes sociais e até contato do comitê político.

Mas lembre-se sempre de que o número político deve ser a informação com maior destaque no verso do material e, em caso de presidente ou prefeito, o nome do vice não pode ser menor do que 30% menor do que o titular.

Além disso, é obrigatória a inclusão da tiragem do material, CNPJ da gráfica ou responsável pela produção e CNPJ ou CPF de quem contratou a impressão.

Agora que você já conhece a praguinha e pragão, pode oferecer seus serviços de confecção do material e contar com a Printi na hora de imprimir.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar