Design

Qual é a diferença entre um catálogo e uma brochura?

Quando se trata de combinar o poder das palavras com imagens fortes, as brochuras e os catálogos são os preferidos do mercado. Ambos utilizam os dois elementos para passar informações ao público-alvo, oferecendo uma experiência mais profunda que panfletos ou folders, por exemplo.

No entanto, apesar de semelhanças superficiais, estes produtos não têm tanto em comum. Embora sua estrutura final seja quase idêntica, o projeto deve ser desenvolvido de maneiras bem diferentes, de acordo com o público alvo. Listamos algumas diferenças que podem causar dúvidas, principalmente para designers iniciantes.

Tamanho

As brochuras são relativamente pequenas e os designers precisam ser mais exigentes quando se trata de palavras e gráficos. Layout e formatação são extremamente importantes e os designers precisam descobrir como informar adequadamente os leitores sem causar uma poluição visual.

Dos catálogos, por outro lado, espera-se proporcionar aos leitores informações completas sobre cada produto em destaque, incluindo descrições e fotos atraentes, as variações de cor ou estilo e informações sobre pedidos.

Público-alvo

Pode-se trabalhar com outras aplicações, mas em geral as brochuras são desenvolvidas com o propósito de conquistar novos clientes enquanto os catálogos são projetados para clientes regulares (ou existentes) a fim de manter a lembrança da marca e exibir seus produtos. Portanto, as informações contidas neste material devem ter como base o público alvo.

Por exemplo, se você deseja desenvolver uma brochura para ajudar a atrair novos clientes, utilize imagens bastante atraentes para incentivar o público a explorar o material. O texto deve fornecer uma visão geral do seu produto, serviço ou marca, bem como informações de contato e apresentação da empresa. Catálogos são geralmente destinados a dar às pessoas a oportunidade de comprar produtos específicos que já tem interesse. Isso significa que imagens atraentes ainda são essenciais para exibir o produto.

As características da brochura

Chamada à ação

A chave para qualquer campanha de marketing bem sucedida é conseguir levar o consumidor a ação, dizendo ao público exatamente o que você quer que ele faça. Brochuras e catálogos tendem a exigir reações muito diferentes de leitores: as brochuras devem encorajar os leitores a entrar em contato com a empresa para obter informações mais detalhadas, seja através de visita a loja ou telefone. Já os catálogos são destinados a forçar os leitores a encomendar a mercadoria.

O catálogo e suas funções

Ao iniciar um projeto de catálogos ou brochuras, é essencial ter um plano de ação com objetivo central bem definido. Em seguida, concentre-se em esclarecer este propósito para o seu público.

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