Design

Saiba como definir a resolução ideal para o banner da sua empresa

Um erro é cometido com muita frequência por designers gráficos: o dimensionamento inadequado de imagens para impressão. Grande parte dos designers dimensiona o arquivo com baixa resolução ou com mais resolução do que o necessário para um determinado tamanho de impresso.

Nem sempre o motivo deste erro acontece por falta de capricho ou desleixo do profissional que está encarregado de fazer o fechamento do arquivo, e sim por desconhecer que existem certas regras a serem seguidas na hora de definir a resolução de um banner.

Hoje ensinaremos você a definir de forma adequada a resolução de imagem de acordo com o tamanho do banner que está trabalhando no momento. Mas primeiro, é importante que você entenda alguns conceitos sobre resolução de imagem!

banner colorido
Banners coloridos e com boa qualidade chamam atenção e geram vendas.

O que é resolução de imagem?

Basicamente, a resolução mede a quantidade de pixels que cabem entre a largura e a altura de uma imagem(1 centímetro quadrado). Mas, o que é um pixel? Falando de forma resumida, um pixel é a unidade mínima de medida de imagem, equivale a um ponto colorido. Uma imagem é composta por um número X de pontos coloridos, ou melhor, pixels.

A resolução da imagem melhora ou piora de acordo com a quantidade de pixels por polegada. Então, quanto mais pixels por polegada, melhor a resolução da imagem, melhor a sua definição e mais detalhes poderão ser percebidos.

Mas atenção! Isso não quer dizer que, na hora de configurar um arquivo, deve-se definir a maior taxa de DPI possível para que a imagem fique perfeita na impressão. Pelo contrário… Existe uma relação entre a quantidade de DPI na configuração de um arquivo e o tamanho em que ele será impresso. É sobre isso que falaremos sobre isso no próximo tópico.

Como definir a resolução da imagem de acordo com o tamanho do banner?

Muitos designers desconhecem a razão do porquê configurar a taxa de DPI logo no início da configuração de um arquivo. Normalmente, se dimensiona um arquivo com 300 DPI para que haja a melhor resolução, principalmente se este arquivo será impresso. Essa medida costuma ser suficiente para que imagens possam ser impressas em grandes formatos, sem que percam sua qualidade.

Mas existe um pequeno problema. Quanto mais DPIs uma imagem possui, mais pontos de resolução, o que fará com que o arquivo fique proporcionalmente maior, de acordo com o tamanho do banner em que ele será impresso. Ou seja, uma imagem configurada em 300 DPI para ser impressa em um banner A4, normalmente não chegará a pesar mais do que 10 MB. Mas à medida que o tamanho do banner é aumentado, se configurado em uma alta taxa de DPI, o arquivo pode facilmente passar de 1 GB. Isso pode implicar em problemas na hora de enviar o arquivo para a impressão e até mesmo no travamento total da máquina na hora de exportá-lo.

Para resolver esse problema, deve-se ter em mente a distância em que o banner será visto pelas pessoas. Quanto mais próximo este banner ficar dos olhos delas, mais DPI ele deverá ter e, consequentemente, menor será o tamanho de sua impressão. E quanto mais distante ele ficar, como um Outdoor, por exemplo, maior ele precisará ser impresso, e menor poderá ser a sua taxa de DPI.

Em um banner grande de aproximadamente 2 metros, você não consegue enxergar a imagem se olhá-la de perto, mas à medida que se afasta, é possível ter uma visualização melhor. Então, para definir qual a resolução do banner que sua empresa está produzindo, você precisa saber aproximadamente qual a distância que o material impresso ficará dos olhos das pessoas.

Quanto mais longe este material ficar, mais você terá como reduzir a taxa de DPI. Quanto mais perto, mais terá que aumentar a taxa de DPI para obter uma melhor resolução. Pronto, agora ficou fácil!

Quer ajuda para saber como exportar o seu arquivo em uma resolução ideal? Entre em contato com a Printi!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar