Blog

Saiba como definir a resolução ideal para o banner da sua empresa

Um erro é cometido com muita frequência por designers gráficos: o dimensionamento inadequado de imagens para impressão. Grande parte dos designers dimensiona o arquivo com baixa resolução ou com mais resolução do que o necessário para um determinado tamanho de impresso.

Nem sempre o motivo deste erro acontece por falta de capricho ou desleixo do profissional que está encarregado de fazer o fechamento do arquivo, e sim por desconhecer que existem certas regras a serem seguidas na hora de definir a resolução de um banner.

Alt Text

Aprenda a definir de forma adequada a resolução de imagem de acordo com o tamanho do banner que está trabalhando

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Tire todas as suas dúvidas sobre dimensão de banner | Imagem: Printi

Na produção de banners, um erro é comum entre designers gráficos: o dimensionamento inadequado de imagens para impressão. Isso acontece porque grande parte dos designers dimensiona o arquivo com baixa resolução ou com mais resolução do que o necessário para determinado tamanho de impresso, talvez por desconhecerem que existem certas regras a serem seguidas na hora de definir a resolução ideal para esse tipo de material. Por isso, hoje te ensinaremos como definir de forma adequada a resolução de imagem de acordo com o tamanho do seu projeto. Confira!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!

O que é resolução de imagem?

Banner X | Imagem: Printi

Por via de curiosidade, a resolução mede a quantidade de pixels que cabem entre a largura e a altura de uma imagem (1 centímetro quadrado). Ou seja, um pixel é a unidade mínima de medida de imagem que equivale a um único ponto colorido - sendo que uma imagem é composta por um número X de pontos coloridos, ou melhor, pixels.

Trazendo para um lado visual, você, com certeza, já ouviu falar em "imagem pixelada", certo? cada quadradinho daquele, é um pixel.

Isso significa que a resolução da imagem melhora ou piora de acordo com a quantidade de DPI (Dots Per Inch, os famosos Pontos por Polegada). Então, quanto mais pixels por polegada, melhor a resolução da imagem, melhor a sua definição e mais detalhes poderão ser percebidos.

Mas atenção! Isso não quer dizer que, na hora de configurar um arquivo, deve-se definir a maior taxa de DPI possível para que a imagem fique perfeita na impressão. Pelo contrário… Existe uma relação entre a quantidade de DPI na configuração de um arquivo e o tamanho em que ele será impresso. É sobre isso que falaremos sobre isso no próximo tópico.

Como definir a resolução da imagem de acordo com o tamanho do banner?

Banner Roll-Up | Imagem: Printi

Muitos designers desconhecem a razão do porquê configurar a taxa de DPI logo no início da configuração de um arquivo. Normalmente, se dimensiona um banner com 350 DPI para que haja a melhor resolução, principalmente se este arquivo será impresso. Essa medida costuma ser suficiente para que imagens possam ser impressas em grandes formatos, sem que percam sua qualidade.

Por outro lado, quanto mais DPIs uma imagem possui, mais pontos de resolução existirão, o que fará com que o arquivo fique proporcionalmente maior, de acordo com o tamanho do banner em que ele será impresso. Ou seja, uma imagem configurada em 350 DPI para ser impressa em um banner A4, normalmente não chegará a pesar mais do que 10 MB. Mas à medida que o tamanho do banner é aumentado, se configurado em uma alta taxa de DPI, o arquivo pode facilmente passar de 1 GB. Isso pode implicar em problemas na hora de enviar o arquivo para a impressão e até mesmo no travamento total da máquina na hora de exportá-lo.

Para resolver esse problema, deve-se ter em mente a distância em que o banner será visto pelas pessoas. Quanto mais próximo este banner ficar dos olhos delas, mais DPI ele deverá ter e, consequentemente, menor será o tamanho de sua impressão. E quanto mais distante ele ficar, como um Outdoor, por exemplo, maior ele precisará ser impresso, e menor poderá ser a sua taxa de DPI.

Em um banner grande de aproximadamente 2 metros, você não consegue enxergar a imagem se olhá-la de perto, mas à medida que se afasta, é possível ter uma visualização melhor. Então, para definir qual a resolução do banner que sua empresa está produzindo, você precisa saber aproximadamente qual a distância que o material impresso ficará dos olhos das pessoas. Quanto mais longe este material ficar, mais você terá como reduzir a taxa de DPI. Quanto mais perto, mais terá que aumentar a taxa de DPI para obter uma melhor resolução. Pronto, agora ficou fácil!

Dica para um melhor fechamento no seu arquivo

Caso o seu Banner seja personalizado e a altura e/ou largura da arte seja igual ou superior a 500 cm, é necessário fazer upload do arquivo fechado no site com as medidas reduzidas em uma escala de 1/10, preservando a proporção para que o arquivo fique mais leve. Por exemplo:

A arte da Pri tem o tamanho final de 950 x 200 cm. Seguindo a orientação dada, ela dividiu as dimensões por 10 e o arquivo final ficou em 95 x 20 cm.

Ainda restaram dúvidas? Entre em contato com a Printi!

*Texto de 13/06/2016 atualizado em 07/03/2023.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54