Blog

Saiba qual é a melhor máscara para sua necessidade

Alt Text

Máscara Closeup

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

[Post de 11/05/2020 atualizado em 21/05/2021]

Qual é a máscara ideal para sua necessidade? | Imagem: iStock

Existem muitos tipos de máscaras feitos com os mais diversos materiais e, dependendo da sua rotina, é preciso se atentar ao nível de proteção que ela traz. Outro ponto a ser levado em consideração é seu custo-benefício. Com as informações precisas você será capaz de escolher a melhor máscara para sua necessidade.

Quem está de quarentena precisa de máscara?

Para quem está de quarentena sem sair de casa – a não ser para atividades essenciais, como ir ao mercado, à farmácia, ou buscar o delivery no portão – a recomendação é o uso da máscara de tecido com 3 camadas, que pode, inclusive, ser fabricada em casa, caso você tenha habilidade para isso. Assista ao vídeo do Ministério da Saúde para costurar a sua.

Opção: Máscara reutilizável entregue na sua casa

Entregue na sua casa | Imagem: iStock

Nem todas as pessoas têm habilidade para costurar a própria máscara. Além disso, como o item deve permanecer na vida das pessoas por bastante tempo, é bom ter uma opção que seja, além de reutilizável, personalizada ou colorida. Afinal, ela já é parte do vestuário.

Por isso, a Printi criou, além da máscara descartável (continue lendo para saber mais), a máscara de tecido. A sobreposição de ambas é indicada para quem usa a proteção apenas para atividades essenciais e deve ser utilizada conforme a orientação abaixo divulgada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Uso correto de sobreposição de máscaras | Imagem: Reprodução/ CDC

Seu nível de proteção beira os 50% e no caso da Printi, ela é muito confortável por ser produzida com 100% de algodão. Lembre-se que uma vez de máscara, você não deve tirá-la. Por isso, é importante levar o conforto em consideração, o que nos leva a uma segunda alternativa: incrementar a composição sobrepondo uma máscara descartável sobre a de tecido, elevando a eficiência à 92%, de acordo com dados divulgados pela BBC News.

Orientações da OMS e obrigatoriedade do uso de máscaras

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um guia com orientações sobre a utilização de máscaras no contexto da COVID-19 no documento “Advice on the use of masks in the context of COVID-19” (versão do link em português), que você pode acessar para saber detalhes.

Vale o adendo de que desde o dia 7 de maio de 2020 o uso de máscaras em todo o estado de São Paulo se tornou obrigatório. A medida é válida para pessoas em locais públicos, incluindo ruas e transportes.

Qual máscara devo usar se preciso sair todos os dias?

Use a máscara certa | Imagem: iStock

A máscara que oferece o maior nível de proteção é a N95 e foi a partir dessa comprovação que o professor, programador e estudante de direito Bruno Carvalho e uma colega, criaram o site PFF para Todos que disponibiliza uma lista de locais regularizados que vendem o produto.

Qualidade das máscaras e o custo-benefício

Os preços variam muito de acordo com a qualidade dos meios de proteção e é um fator a ser levado em consideração na escolha do seu. Para que essa opção seja embasada na ciência, utilizamos um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças - uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos - que testou materiais usados na prevenção da transmissão do vírus da covid-19.

O gráfico fornecido no Jornal Estado de Minas compara desempenho de diversos tipos de materiais e a eficiência de filtragem oscilou entre 2% e 99%. “As máscaras profissionais são desenhadas para maior proteção. São mais fechadas no nariz, têm uma vedação mais eficiente, principalmente nas extremidades (onde as de pano não vedam tanto), não deixam buracos, além do fato de que os elásticos por trás da cabeça também melhoram a proteção. De forma geral, isolam mais o nariz e a boca do ambiente externo. Tudo isso é comprovado cientificamente em testes de engenharia biomédica”, diz a virologista Jordana Alves Coelho dos Reis, do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Gráfico de eficiência de máscaras

Eficiência de proteções | Dados: Centro de Controle e Prevenção de Doenças e Nelson Labs

Para fins de comparação, adicionamos o material da máscara fornecida na Printi: TNT 5 camadas (que não participou do estudo, mas tem garantia no nível de proteção = 90%). A eficiência contra vírus e bactérias foi comprovada por laudo realizado pelo laboratório Nelson Labs, aprovado internacionalmente.

Ou seja, a qualidade da máscara de TNT 5 camadas é superior à maioria das mostradas no gráfico e, portanto, representa mais segurança para o dia a dia de trabalho. As exceções são as feitas de materiais específicos para uso de profissionais de saúde e do TNT duplo (que oferece 3% a mais de segurança com um custo muito superior).

Lembrete importante: lave as mãos

Lave as mãos | Imagem: iStock

Mesmo usando a máscara, a proteção só funciona em conjunto com outras medidas, ou seja, o cuidado rigoroso com a higiene. Por isso, lembre-se de lavar as mãos constantemente. Além disso, a limpeza e o descarte seguro da máscara é fundamental.

Conheça nossas máscaras de proteção e compre as suas.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54