Blog

São Paulo completa 467 anos: mate a saudade da cidade

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

A cidade que nunca dorme, abraça culturas, faz das suas ruas um palco, celebra a diversidade e é o próprio símbolo do amor. Em 25 de janeiro, São Paulo completa 467 anos de existência e, sabendo que você está tão nostálgico quanto nós por causa da pandemia, preparamos um passeio muito especial para que você mate a saudade de cidade.

Além disso, a gente dá dicas para que você leve um pouco de São Paulo para dentro da sua casa. Ao final da leitura, você encontrará fotos disponíveis para baixar gratuitamente e fazer seu quadros em homenagem à cidade no Decora Printi!

(Re)Conhecendo São Paulo

Arquitetura da Cidade | Imagem: iStock

Em 25 de janeiro de 1554 foi fundada a cidade com maior número populacional do Brasil. Desde então, vem erguendo prédios, abrindo ruas e conquistando pessoas.

É justo considerá-la como polo arquitetônico, visto que é o resultado de uma combinação cultural entre nativos e estrangeiros. A partir disso, organizamos um roteiro para te guiar por alguns pontos turísticos da capital.

Nosso parceiro Rafael Scarpa, coordenador da página SP Lovers, disponibilizou alguns registros exclusivos com muito carinho para você relembrar aquele passeio por São Paulo - vamos combinar, dá até uma aquecida no coração. Aproveite!

Vamos lá?

Faz parte da vida do paulista
Uma tarde no metrô de SP | Imagem: Rafael Scarpa

Se você é paulistano, sabe que é por aqui que começam as andanças pela cidade. Através do famoso metrô de São Paulo, você consegue acessar todos os pontos turísticos da capital e apreciar seus arranha-céus.

Avenida Paulista

Andando pela Avenida Paulista
Andando pela Avenida Paulista | Imagem: Rafael Scarpa

Quem nunca aproveitou uma tarde de domingo na avenida mais famosa do Brasil?

A região compreende atrações para todos os gostos: shows dos famosos artistas de rua, espetáculos teatrais, vias de ciclismo, livrarias, barzinhos, baladas, feiras e visitas pela história.

Sinta-se caminhando pelo solo paulistano e relembre cada momento em que a Avenida Paulista fez parte.

Quer mais dicas de "rolês" por lá? O site Melhores Destinos fez uma lista bem completa, incluindo o que fazer e como chegar.

MASP

Interior do Masp
Pontos turísticos de SP | Imagem: Rafael Scarpa

O MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), mais importante expositor da América Latina, carrega grandes nomes da arte mundial. Sua coleção conta com mais de 8.000 obras entre produções nacionais e internacionais.

Em 1968, a inauguração do MASP ultrapassou fronteiras e contou até com a presença da Rainha da Inglaterra Elizabeth II - fato digno de respeito.

Hoje, nos resta sentir a positividade dessa grande reunião de culturas por meio de fotos.

Instituto Moreira Salles

Biblioteca Nacional de SP
Instituto Moreira Sales - Paulista | Imagem: Rafael Scarpa

O peso cultural que a cidade de São Paulo carrega está, em boa parte, abrigado no Instituto Moreira Salles. Fotografias, músicas, documentos, literatura e iconografia estão entre seus mais importantes acervos.

Embora esteja presente em três estados brasileiros, sendo Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, as exposições na cidade de 467 anos mobilizam todos os nativos, que fazem questão de contemplar as projeções da instituição.

Bairro da Liberdade

Liberdade
São Paulo abraça culturas | Imagem: Rafael Scarpa

O bairro da Liberdade é o próprio Japão no Brasil. Decorado com lanternas características, estende os costumes da cultura por todos os visitantes, que não saem sem prestigiar sua feira gastronômica.

O nome retrata uma conquista humanizada. Antigamente, marcado pela presença de uma forca para execução de penas de morte. Hoje, lembrado por celebrar a vida da cultura japonesa.

São Paulo dentro da sua casa

Melhor do que matar a saudade de São Paulo com fotografias incríveis, só colocar a Cidade dentro de casa. Por isso, montamos um banco de imagens, pelo olhar do Rafa Scarpa, para você fazer download e produzir sua arte exclusiva no Decora Printi, dando aquele toque especial na sua decoração.

A plataforma apresenta duas opções: tela decorativa e quadro com moldura. Escolhendo seu formato preferido, basta aplicar a fotografia que você mais se identificar e pronto... Piscou, mudou!

Acordando São Paulo
Acordando São Paulo | Imagem: Rafael Scarpa
Túnel Paulista
Túnel Paulista | Imagem: Rafael Scarpa
Interior de aeroporto em SP
Interior de aeroporto em SP | Imagem: Rafael Scarpa
Estação SP
Estação SP | Imagem: Rafael Scarpa
Noite no bairro da Liberdade
Noite no bairro da Liberdade | Imagem: Rafael Scarpa
Explorando São Paulo
Explorando São Paulo | Imagem: Rafael Scarpa
Céu paulistano
A cor do fim do dia | Imagem: Rafael Scarpa
Mercadão de São Paulo
Mercadão de Pinheiros - São Paulo | Imagem: Rafael Scarpa
Centro paulista
Centro paulistano | Imagem: Rafael Scarpa
Ruas de São Paulo
Pelas ruas de São Paulo | Imagem: Rafael Scarpa

Enquanto admiramos a arquitetura paulistana apenas por fotos, dadas às circunstâncias atuais, seguimos ansiando pelo instante em que novamente andaremos livres por suas ruas.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54