Ideias para negócios

Startup: 8 dicas para conquistar o cliente

Abrir uma startup é como escalar o Monte Everest. A escalada rumo ao sucesso exigirá muita preparação e inúmeras dificuldades serão encontradas pelo caminho.

Uma delas é a validação do produto ou serviço pelos clientes, que deve ser feita antes dele ser lançado no mercado. Sem essa validação, o empreendedor acaba abrindo um negócio “no escuro”, sem mesmo saber se a sua ideia tem chances de realmente conquistar o público.

Mas durante essa fase de aceitação, muitos empreendedores se deparam com possíveis clientes que ficam inseguros em testar a sua solução e trocar o modelo adotado que já vem dando resultados. E na ânsia de conquistar um espaço no mercado, muitos acabam investindo esforços na estratégia errada e esquecendo-se do principal: atender bem os primeiros clientes que se arriscaram e confiaram na solução.

Sem este atendimento, os primeiros consumidores da solução não serão fidelizados e as chances do seu negócio ‘viralizar’ no mercado diminuirão drasticamente. Daí a importância do empresário promover um bom atendimento que realmente os conquiste.

Esta, embora seja uma estratégia tradicional, tem dado muito certo para as startups. E pensando em ajudar quem está começando, preparamos oito dicas sobre fidelização e atendimento ao cliente. Veja:

8 dicas para a fidelização de clientes em startups

1. Informe aos seus clientes o que você está fazendo por eles

Esta dica é muito importante, pois permite que sua startup mostre aos seus clientes o que ela está fazendo por eles, no sentido de oferecer uma boa solução que realmente agregue valor.

Isto pode ser feito por meio de um boletim informativo, postado no blog da empresa ou enviado para o e-mail dos clientes. Mas a chave para o sucesso dessa dica consiste em mencionar, resumidamente, o trabalho que a startup tem feito para agradá-los.

Informe aos seus clientes o que você está fazendo por eles

2. Repasse informações importantes

Se você viu um artigo na internet, leu um novo livro de empreendedorismo ou ouviu falar de uma nova empresa que o cliente possa se interessar, não deixe de entrar em contato com ele para repassar-lhe a informação, seja por e-mail, seja por telefone.

Isso demonstrará que a sua startup realmente se preocupa com o sucesso do cliente, e que está sempre disposta a ajuda-lo no que for preciso e buscar informações que contribuam para o sucesso do seu negócio.

Repasse informações importantes

3. Lembre-se sempre de ocasiões especiais

Enviar cartões de aniversário e de datas comemorativas aos consumidores do seu produto ou serviço é uma ótima forma de fidelizá-los.

Embora bastante difundida nos últimos tempos, poucas startups ainda adotam esta estratégia. E ao contrário do que muitos gestores pensam, não é preciso gastar uma fortuna para mostrar que o seu negócio se importa.
Você pode, por exemplo, enviar-lhes cartões postais criativos.

Lembre-se sempre de ocasiões especiais

4. Entenda o que os seus consumidores querem

Ao entender o que cada cliente quer, você poderá atendê-lo de forma personalizada, construir um relacionamento memorável e posicionar o seu negócio frente à concorrência.

Por isso, é fundamental que sua startup se concentre primeiramente em compreender os desejos e necessidades de cada consumidor em um nível individual, para só então descobrir como atendê-las por meio de sua solução.

Entenda o que os seus consumidores querem

5. Escreva cartas pessoais

Por mais que as cartas escritas à mão não sejam tão utilizadas hoje, é importante que o empreendedor as envie para os seus clientes.

Isso porque eles sentirão que o gestor se preocupa com o seu negócio, a ponto de pegar uma caneta para escrever ao invés de digitar uma mensagem – muitas vezes já pronta – e enviá-la por e-mail. Para aqueles que já se tornaram pessoais, mostre-se interessado pela sua vida, seja pessoal, seja profissional.

Escreva cartas pessoais

6. Promova ações não esperadas

Clientes que adotam a sua solução há muito tempo e já criaram um laço de confiança com a sua startup são, muito provavelmente, o maior ativo dela.

Daí a importância de você tratá-los da melhor maneira possível, seja oferecendo um desconto especial, seja fazendo um upgrade gratuito de sua solução.

Promova ações não esperadas

Estas ações não esperadas têm um impacto muito maior do que ações esperadas, e podem fazer com que os clientes se tornem fãs da sua marca.

Ao seguir todas as nossas dicas, você acabará criando um alerta na cabeça dos consumidores em geral e estimulando-os a conhecerem a sua startup. Funciona assim: quando seu negócio começa fornecendo uma ótima solução para o cliente, e atendendo-o bem e tratando-o com o máximo de respeito e paciência, ele irá fazer uma ótima divulgação boca a boca por conta própria, o que acabará viralizando a sua marca no mercado.

Acompanhou todas as nossas dicas? Então aproveite para começar a fidelizar os clientes da sua startup enviando-lhes cartões postais e outros materiais impressos. Conheça o site da Printi!

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