Startup: o que é preciso para começar uma?
No final da década de 30, dois universitários de Stanford, na Califórnia, abriram uma pequena empresa para a produção de osciladores de rádios, usados por engenheiros para testes de áudio. Algumas décadas depois, eles começaram a fabricar impressoras a jato de tinta, criando a marca HP (Hewlett e Packard). Nascia ali a cultura de empreendedorismo na tecnologia e que mudou a história do Vale do Silício. O lugar é conhecido por não só ser o berço das startups, como também um dos mais promissores para esse tipo de mercado.
No final da década de 30, dois universitários de Stanford, na Califórnia, abriram uma pequena empresa para a produção de osciladores de rádios, usados por engenheiros para testes de áudio. Algumas décadas depois, eles começaram a fabricar impressoras a jato de tinta, criando a marca HP (Hewlett e Packard). Nascia ali a cultura de empreendedorismo na tecnologia e que mudou a história do Vale do Silício. O lugar é conhecido por não só ser o berço das startups, como também um dos mais promissores para esse tipo de mercado.
Startups são empreendimentos diferentes de empresas tradicionais porque geralmente o foco é em tecnologia e inovação. Com modelos de negócios diferenciados, uma startup pode crescer a uma velocidade acima do normal para o mercado. Enquanto uma empresa tradicional cresce cerca de 20% ou 30% (em média), uma startup pode crescer até mais de 200% por ano, principalmente por conta de modelos inovadores de negócio, produtos eficientes e práticas modernas de venda e comercialização.
Cenário nacional de startups
No Brasil, foi um pouco diferente, mas nem por isso deixamos de sermos destaques no segmento. Atualmente, somos o terceiro país com maior número de startups, segundo a última pesquisa conduzida pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), publicada no Brasil pelo Sebrae. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos e China e, em 2012, as startups brasileiras movimentaram mais de R$ 2 bilhões.
Segundo a mesma pesquisa, a taxa de empreendedorismo dos brasileiros adultos é de 40%, ante 20% de 10 anos atrás, indicando uma mudança na cultura por um negócio próprio. Além disso, 70% dos empreendimentos daqui acontecem por uma oportunidade e não por necessidade. Em 2002 esse percentual era de 42%.
O que é preciso para começar?
Inicialmente é preciso ter uma ideia que resolva um problema, vontade, espírito empreendedor e foco. Apesar de a startup nascer de uma ideia, ela pode mudar diversas vezes até que o empreendimento tome forma. Nem sempre é preciso ser um gênio no mundo dos negócios para começar o seu. Contudo, é preciso ter vontade para aprender sobre o segmento em que quer atuar. Confira 4 dicas para tirar sua ideia do papel e ter sucesso na sua startup:
1 - Ideias valem pouco
Muita gente que quer começar um negócio não compartilha a ideia com medo de roubarem, o que é um erro. Isso porque, quanto menos você falar sobre a sua ideia, menores as chances de sucesso. Outras pessoas podem ter a mesma ideia, mas quase nenhuma vai colocá-la em prática. Além disso, o importante é a trajetória a ser seguida e os conceitos que irão tornar o negócio escalável.
2 - Fuja da mesmice
Quando todo mundo compra ações na bolsa, elas tendem a subir devido à procura. O mesmo pode acontecer se o negócio for exatamente igual ou parecido com outros, ou se o diferencial não for forte. O foco da startup é o de criar tendência e não copiar ou seguir uma. Um exemplo foi o que ocorreu com os sites de compras coletivas. Muitos foram criados, mas poucos se destacaram.
3 - Ser simples é ser genial
Ideias complexas nem sempre são sinônimo de inovação. Sem contar que, quanto mais complexa a ideia, maior será o custo operacional e haverá dificuldades em escalar o negócio. Muitas startups renderam muito dinheiro com ideias simples, como o Buscapé, considerada a primeira startup de sucesso do Brasil. A ideia de juntar lojas virtuais deu tão certo que Rogério Borges (fundador) vendeu 91% das ações do Buscapé por US$ 342 milhões ao grupo Napster.
4 - Terá mais chances se fizer algo que gosta
A startup pode proporcionar o emprego dos seus sonhos e há exemplos para demonstrar isso. Muitos negócios nasceram de soluções para problemas próximos à realidade do trabalho do empreendedor e não pelo desejo de ganhar milhões com a ideia. Como o Boo-box, do publicitário brasileiro Marco Gomes, que criou uma maneira de exibir anúncios em sites, portais, redes sociais, blogs e outras plataformas digitais. A startup cresceu, se tornou uma grande empresa e recebeu diversos prêmios.
5 - Questione–se
Uma ideia nunca é perfeita de começo. Precisa ser lapidada até se tornar um negócio tangente. A melhor forma para isso é questionando sua usabilidade, o diferencial, a capacidade dos envolvidos de colocar a ideia em prática, se o negócio trará retorno, entre outras questões. Avalie também o comprometimento dos envolvidos, algo determinante para o sucesso da startup.
Você sabia que a Printi também começou como uma startup? Continue acessando nosso blog e conte a sua experiência ou dificuldades em tornar sua ideia um negócio de sucesso.