Blog

Sustentabilidade na empresa: elimine os copos descartáveis

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

A preocupação com a natureza está em alta. Segundo pesquisa do Ibope, em 2011, 94% dos brasileiros entrevistados já mostravam preocupação com a natureza. Além disso, 59% fazem alguma separação do lixo para reciclagem. Esses dados demonstram que o nosso comprometimento em manter o meio ambiente limpo e saudável está aumentando conforme os anos passam. Ainda temos, no entanto, um hábito que preocupa muito e que precisamos rever urgentemente: o uso dos copos descartáveis. Você sabe quais são os riscos que os copos descartáveis trazem tanto para a saúde quanto para o meio ambiente? Separamos algumas informações para que você entenda melhor o perigo e saiba o que fazer. Confira:

Copos descartáveis possuem tempo de decomposição muito elevado

Eles estão em todos os lugares — hospitais, consultórios, escolas, escritórios etc. Isso é muito preocupante, pois a quantidade de plástico que vai para o lixo diariamente é enorme, chegando a 720 milhões de copos por dia. O problema é que, em geral, não há uma coleta seletiva constante no país. Assim, todo o material é descartado junto com o lixo comum e vai parar em aterros sanitários ou lixões. E, uma vez no solo, são precisos aproximadamente 200 anos para que haja uma decomposição total.

Eles são um dos grandes responsáveis pela poluição dos oceanos

Existem diversas formas incorretas de descarte e, devido a isso, os copos acabam chegando aos mares. Segundo a BBC, os oceanos recebem 8 milhões de toneladas de plástico por ano. Tamanha quantidade gerou uma enorme faixa oceânica cuja superfície é totalmente tomada por detritos, conhecida como Plastic Patch. Depois de certo tempo nas águas, os copos descartáveis e outros detritos de plástico acabam liberando pequenas partículas conhecidas com microplásticos, que são extremamente tóxicas. Ingeridas pelos peixes, elas vão parar no seu prato — aumentando a possibilidade de intoxicação.

A possibilidade de reciclagem é praticamente nula

A esta altura você deve estar pensando que a solução é simplesmente reciclar os copos. O problema é que a possibilidade de reciclagem desse material praticamente não existe. O mais comum é que os copos sejam descartados sujos após o uso e não é possível fazer a reciclagem de material contaminado, devido aos riscos que eles podem trazer para o processo e para a saúde dos futuros usuários.

Eles causam risco à sua saúde

Quem não gosta de um bom cafezinho quente, não é? O problema é que, quando aquecidos, os copos descartáveis liberam uma substância chama estireno, que é apontada como cancerígena. Além dela, também é liberado o bisfenol-A, que pode fazer diversas modificações no organismo humano, e não apenas é cancerígena como também favorece o ganho de peso e provoca diversos outros problemas: cansaço; sonolência; dores de cabeça; hiperatividade; agressividade.

Os reutilizáveis são a solução para o problema

Essas são as melhores alternativas para quem deseja ter hábitos mais sustentáveis e contribuir para a preservação do meio ambiente. Você pode substituir os copos descartáveis pelas seguintes opções: LEIA MAIS: Produtos personalizados: 7 ideias para o ambiente de trabalho Os diferentes tipos de copos e suas utilidades

Copos personalizados

Ótimo jeito de substituir os descartáveis. Os copos personalizados são bem resistentes, fáceis de transportar e feitos de material reciclável, garantindo que não haja grande impacto para a natureza. Eles ainda possuem a vantagem de poderem ser personalizados, por exemplo, com a logo da empresa.

Squeeze

Devido ao baixo custo e à grande durabilidade que possuem, elas tornam-se uma das melhores opções nesse quesito. Tanto os squeezes de plástico quanto os de alumínio são recicláveis e garantem menor impacto ambiental ao final de sua vida. A personalização também é uma realidade, e seus colaboradores, com toda certeza, ficarão felizes de ganhar um.

Caneca

Sua principal vantagem em relação às opções anteriores é que, por ser feita de cerâmica, pode ser aquecida sem nenhum problema e sem riscos à saúde. O manuseio deve ser feito com cuidado, porque depois de quebrada a cerâmica se torna difícil de reciclar. As canecas também podem ser personalizadas e dão uma beleza a mais para o ambiente. Sabendo todos os malefícios que os copos descartáveis trazem para natureza, procure o quanto antes substituí-los. Confira os modelos de caneca, caneca mágica e squeeze da Printi e contribua para a preservação do meio ambiente!  

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54