Blog

Verniz UV localizado: veja como aplicar no seu impresso

O verniz UV localizado é um dos acabamentos mais procurados para materiais impressos. Apesar disso, muitas pessoas desconhecem o verniz UV localizado ou ainda tem dúvidas sobre como aplicá-lo e quais materiais podem receber o acabamento.

Pensando nisso, preparamos esse artigo, com as principais dúvidas dos leitores do blog da Printi.

Se você também tem dúvidas sobre o verniz UV local, acompanhe abaixo as explicações.

Vamos lá?

Alt Text

pg-inicial

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

O verniz UV localizado é um dos acabamentos mais procurados para materiais impressos. Apesar disso, muitas pessoas desconhecem esse padrão ou ainda tem dúvidas sobre como aplicá-lo e quais materiais podem receber o acabamento. Pensando nisso, preparamos esse artigo com os principais questionamentos dos clientes da Printi. Se você também quer esclarecer dúvidas sobre o verniz UV local, acompanhe abaixo as explicações.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!

O que é verniz UV localizado?

É um acabamento muito utilizado, principalmente em cartões de visita. Consiste em um revestimento transparente aplicado em local determinado por indicação do arquivo.

Quais são os benefícios desse acabamento?

Considerando que é conhecido por dar mais sofisticação ao material, atribui nitidez as cores, dá brilho a elementos específicos e aumenta a resistência do impresso ao calor, à chuva etc. Ou seja, com o verniz UV local, é possível destacar um detalhe e criar um efeito especial sobre uma área, especialmente em logotipos, textos ou fotos, afinal, ele enobrece o produto, de modo que contrasta a área envernizada com relação ao fundo.

Como é o processo de aplicação do verniz UV localizado?

Para aplicar o verniz UV localizado, a gráfica precisa contar com um equipamento que tenha a matriz específica e uma estufa de luz ultravioleta, em que o verniz será curado e secado. O processo não influencia em nada na gramatura do papel e é considerado um recurso de altíssima qualidade.

Aqui na Printi, nosso verniz UV é digital. Isso significa que a aplicação é feita através de cabeça de impressão que injeta uma película transparente de polímero em locais indicados pelo arquivo.

Quais materiais podem receber essa aplicação?

O verniz UV localizado pode ser impresso sobre papel ou materiais como o PVC e o poliestireno (PS), contanto que possua gramatura acima de 170g.

Especialmente na Printi, o cliente pode solicitar verniz UV local em cartões de visita, embalagens, tags, cartões-postais, flyers, folders e muitos outros materiais.

Há restrições para o uso do verniz UV localizado?

Por serem mais finos do que o couchê, papéis como offset e reciclato não são recomendados para receber esse acabamento. Além disso, a aplicação de verniz UV local não deve ser feita em fontes abaixo de 8pt e em traços com menos de 1pt.

É possível aplicar verniz UV localizado na frente e no verso do material?

Sim. O verniz UV local pode ser aplicado em mais de uma área e, se o cliente desejar, na frente e no verso do material.

Como indicar o verniz UV localizado no meu arquivo?

Orientamos os clientes a configurarem a máscara do verniz conforme os direcionamentos de montagem disponíveis no nosso site. A arte deve ser convertida em CMYK, com a quinta cor - Pantone - em Overprint de modo que sinalize as áreas que devem receber o verniz UV.

Se você não conseguir desenvolver seu arquivo em Overprint, crie uma máscara idêntica ao arquivo de impressão em “K - Black” 100%, apenas com as áreas que devem receber o verniz UV localizado. Além disso, ao enviar o arquivo, encaminhe duas artes - uma da frente e outra do verso - e cada arte deve ter, também, duas páginas, a primeira com a sua arte e segunda com a máscara para aplicação do verniz.

Nos vídeos abaixo você pode ver o passo a passo de como configurar seus arquivos tanto no Photoshop quanto no Illustrator:

No Photoshop

No Illustrator

No site da Printi você encontra os gabaritos com as orientações para criar o material que você desejar. Clique aqui, selecione o material que deseja produzir e faça download do seu gabarito.

Dúvidas frequentes

Arquivo sem máscara de verniz: Como criar uma máscara de verniz?

A máscara de verniz pode ser feita de duas formas: através de uma cor especial aplicada em overprint em cima da arte de impressão ou com um arquivo à parte na cor preto, sempre garantindo a posição correta de aplicação na arte.

Verniz deslocado: Como adequar máscara de verniz corretamente na arte?

O arquivo de verniz deve ser criado em conjunto com a arte que será impressa, sendo assim, o verniz deve “casar” exatamente com a arte.

Verniz degradê/ colorido: É possível criar verniz colorido? A cor da máscara influencia na cor do verniz?

Não, o polímero é transparente então degradê e cor não serão aplicados. A cor da máscara pode ser criada como spot color na cor “verniz” ou separadamente na cor preta.

Pasta 4x4 / Verniz UV Local interno: Como saber em quais partes do produto posso aplicar verniz?

Por questões produtivas, não aplicamos o verniz internamente nas pastas.

Ainda restaram dúvidas sobre o verniz UV localizado? Deixe nos comentários! Na hora de produzir, conte com a Printi!

[Post de 02/03/2020 atualizado em 24/02/2022]

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54