Design

Verniz UV localizado: veja como aplicar no seu impresso

O verniz UV localizado é um dos acabamentos mais procurados para materiais impressos. Apesar disso, muitas pessoas desconhecem o verniz UV localizado ou ainda tem dúvidas sobre como aplicá-lo e quais materiais podem receber o acabamento.

Pensando nisso, preparamos esse artigo, com as principais dúvidas dos leitores do blog da Printi.

Se você também tem dúvidas sobre o verniz UV local, acompanhe abaixo as explicações.

Vamos lá?

Verniz UV localizado é um dos acabamentos mais procurados para impressos

O que é verniz UV local?

É um acabamento muito utilizado, principalmente em cartões de visita. E consiste em deixar uma área específica com destaque envernizado.

Quais os benefícios desse acabamento?

Ele é conhecido por dar mais sofisticação ao material, apresentar a nitidez das cores, dar brilho a elementos específicos e aumentar a resistência do impresso ao calor, à chuva, e etc.

Com o verniz UV local é possível destacar um detalhe e criar um efeito especial sobre uma área. O verniz UV local é muito utilizado em logotipos, textos ou fotos.

Como é o processo de aplicação do verniz UV local?

Para aplicar o verniz UV localizado, a gráfica precisa contar com um equipamento que tenha a matriz específica e uma estufa de luz ultravioleta, onde o verniz será curado e secado. O processo não influencia em nada na gramatura do papel e é considerado um recurso de altíssima qualidade.

Quais materiais podem receber essa aplicação?

O verniz UV local pode ser impresso sobre papel, ou materiais como o PVC e o poliestireno (PS).

Nos impressos, o acabamento em verniz UV localizado pode ser feito em materiais com gramaturas a partir de 170g. Na Printi, o cliente pode solicitar verniz UV local em cartões de visita, tags, cartões-postais, flyers, folders e outros materiais. confira no site.

Há restrições para o uso do verniz UV local?

Por serem mais finos do que o couché, papéis como offset e reciclato não são recomendados para receber esse acabamento.

Posso aplicar verniz UV local na frente e no verso do material?

Sim. O verniz UV local pode ser aplicado em mais de uma área e, se o cliente desejar, na frente e no verso do material.

Como indicar o verniz UV local no meu arquivo?

Aqui na Printi, orientamos os clientes a configurarem a máscara do verniz conforme os direcionamentos de montagem disponíveis no nosso site. A arte deve ser convertida em CMYK, com a quinta cor (pantone) em Overprint e sinalizando as áreas que devem receber o verniz UV.

Se você não conseguir desenvolver seu arquivo em Overprint, crie uma máscara idêntica ao arquivo de impressão em “K – Black” 100%, apenas com as áreas que devem receber o verniz UV localizado.
Além disso, ao enviar o arquivo, encaminhe duas artes (uma da frente e outra do verso) e cada arte deve ter, também, duas páginas, a primeira com a sua arte e segunda com a máscara para aplicação do verniz.

Nos vídeos abaixo você pode ver  o passo a passo de como configurar seus arquivos tanto no Photoshop quanto no Illustrator:

No Photoshop

No Illustrator

No site da Printi você encontra os gabaritos com as orientações para criar o material que você desejar. Clique aqui, selecione o material que deseja produzir e faça download do seu gabarito.

Ficou com alguma dúvida sobre o verniz UV localizado? Deixe nos comentários! Na hora de produzir, conte com a Printi!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar