Montagem do Arquivo

Como gerar um arquivo PDF/X-1A no Illustrator

  • Antes de fechar seu arquivo verifique sempre se ele está com as configurações de margens e sangrias correspondentes aos nossos padrões.
    Para ter certeza que seu trabalho vai ser impresso sem problemas, sugerimos 3mm de sangria e 3mm de margem de segurança. [Vide item “Sangria e margem de segurança” do tutorial].
    Com o seu arquivo aberto e aprovado, vá até o Menu Superior > Arquivo [File] > Salvar Como [Save As]
    Menu Superior Illustrator arquivo pdf x1a
    Em Formato, escolha ‘Adobe PDF’. Clique em Salvar, em seguida aparecera uma janela para especificações do PDF.
    Janela Save as Adobe PDF no Illustrator

    Nesta janela, em Adobe PDF Preset [Predefinições], selecione no menu a opção 'High Quality Print' (ou 'Impressão de Alta Qualidade')*. Em alguns casos, esse menu pode mostrar apenas a opção 'Custom' (ou Personalizado).
    Janela em Adobe PDF Preset Predefinições no Illustrator

    Para ambos os casos, no segundo menu, em 'Standard' (ou 'Padrão'), selecione 'PDF/X-1A:2001.' No painel Options [Opções] assinale as opções: Optimize for fast web view [otimizar para visualização rápida web], View PDF after Saving [Abrir PDF após salvar](para que você possa visualizar o arquivo assim que for salvo).
    Ao lado esquerdo da janela há uma lista para definir alguns detalhes mais específicos de preparação do arquivo para impressão, clique na opção 'Marks and Bleeds' [marcas e sangrias].
    Janela marcas e sangrias para arquivo PDF no Illustrator

    Nesta janela, no painel 'Marks' você deve assinalar as opções 'Trim Marks'[marcas de corte] e ‘Registration Marks' [marcas de registro]. Estas marcas servem para indicar onde o arquivo deve ser cortado e elas evitam que durante o acabamento do seu material o formato fique torto, irregular ou diferente do que foi indicado na sua arte.
    As marcas de registro são para garantir que a impressão saia correta e sem sombras, pois trabalhamos no sistema CMYK de cores que consiste em sobrepor finas camadas de tinta para formar as cores que desejamos.
    Após isto, no painel 'Bleeds' [Sangria], logo abaixo, marque a opção 'Use Document Bleed Settings' [usar configurações de sangria do documento].
    Certifique-se de que todas as configurações foram feitas e clique em 'Save PDF' [Salvar PDF].**