Ideias para negócios

4 maneiras de adaptar seu negócio físico para o online

adaptando seu negócio físico para o digital
Invista no digital e atraia mais clientes para seu negócio. Imagem: iStock

Ter um negócio físico que também está presente no online é uma ótima estratégia para vender seus produtos ou serviços e atrair mais clientes.

Na semana passada, aqui no Blog da Printi, você já viu 3 motivos para ter um negócio online. Mas como fazer isso acontecer? Te mostramos 4 maneiras de adaptar seu negócio físico para o online:

1) Escolha o modelo de negócio ideal

Existem diversas opções para quem quer ter um negócio online e é importante escolher o que atende melhor a sua necessidade e de seus clientes. Veja abaixo algumas opções:

  • Delivery e Entregas – envie seus produtos ou receba retiradas em sua loja física por meio de aplicativos de entrega;
  • E-commerce – onde você pode criar uma vitrine virtual para expor e vender seus produtos;
  • Marketplace – para quem deseja vender seus produtos pela internet através de plataformas de terceiros;
  • Redes Sociais – onde você pode divulgar seu serviço e continuar atendendo seus clientes por chat, e-mail ou videochamadas;
  • Cursos online – utilize seu conhecimento e fature por meio de diversos formatos, como videoaulas, e-books, podcasts e workshops online.

2) Defina seu público e nicho

Na internet, existem milhares de pessoas interessadas em uma infinidade de produtos e serviços. Entender o público do seu negócio e qual nicho você quer atingir vai te favorecer muito na hora de vender.

Para isso, é necessário definir a persona do seu negócio, ou seja, o perfil do seu cliente ideal. Quais são seus gostos, hábitos e necessidades? Que tipo de interesses ele tem? Tudo isso é essencial na hora de direcionar seus anúncios e conteúdos.

Quer uma dica? A Rock Content e a Resultados Digitais criaram juntas uma plataforma na qual você pode definir sua persona de maneira gratuita. Acesse o gerador de personas! Vale a pena conhecer a ferramenta.

A vantagem de vender online é que as pessoas já procuram por soluções específicas e mesmo que você atinja um público menor, se for bem direcionado é possível ter um ótimo volume de vendas.

3) Escolha os meios de comunicação

divulgue seu negócios nas mídias digitais
Divulgue seus serviços e produtos nos meios de comunicação. Imagem: iStock

“Quem não é visto não é lembrado”, como diz o ditado popular. Se você quer que as pessoas conheçam seu negócio, é imprescindível que você aposte em na comunicação.

Site

Criar um site para seu negócio – além de agregar valor e credibilidade – é um canal onde seus clientes podem entender melhor seu serviço ou produto. Um site pode ter diversas funções e uma delas é ser a vitrine virtual da sua loja.

Hoje existem diversas plataformas onde você pode criar seu site de forma rápida e fácil. Caso sua necessidade seja maior do que apenas mostrar seus produtos, contratar um desenvolvedor pode ser uma ótima opção.

O importante é não esquecer que seu site precisa ser de fácil navegação e responsivo para celulares também.

Redes Sociais

O marketing nas redes sociais é uma ótima maneira de divulgar seu conteúdo e ter um canal de acesso direto com sua audiência.

É um espaço para contar um pouco mais sobre sua marca com vídeos, fotos e bastidores… Ou até solucionar problemas de seus clientes trazendo dicas e conteúdos relacionados ao seu produto.

Para se destacar nas redes sociais não basta vender bem seus produtos. Lembre- se que marcas são feitas de pessoas e se conectam com pessoas. Por isso, é importante se atentar à dor de seus clientes e fazer com que a experiência de compra seja marcante e especial. O que nos leva à última dica.

4) Aposte na experiência do Unboxing

unboxing de sucesso
Encante seus clientes com um unboxing de qualidade. Imagem: iStock

Aqui no Blog da Printi nós ressaltamos a importância do unboxing experience. Caso você esteja pensando em ter um negócio online antes de tudo atente-se a isso!

Hoje, além de ter qualidade e um bom atendimento, é preciso ter mais do que apenas seu produto para conquistar o consumidor. Com tantas opções online, é preciso demonstrar por que o seu produto tem valor.

Existem diversas formas de inovar no unboxingembalagens com o nome do cliente, tagsadesivos criativos, cartões fidelidade ou até um cartão personalizado que pode ir junto com a compra. Tudo vai depender da sua criatividade.

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Gabrielle Menezes

Social media em formação, estudando design de mídias digitais, amante das redes sociais, cantora e fotógrafa nas horas vagas.
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