Blog

468 anos de história: São Paulo, a cidade que inspira novos negócios

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Edifícios Modernos no Rio Pinheiros na Cidade de São Paulo | Imagem: Shutterstock

A grande São Paulo completa hoje 468 anos. De "cidade das oportunidades" para "cidade que inspira novos negócios", a capital paulista vem se mostrando um exemplo para empreendedores de todos os estados do país, que vêm ganhando tração no mundo dos negócios. Por isso, hoje é dia de parabenizar a cidade por motivar transformações e incentivar cada vez mais pessoas a serem donas dos próprios negócios. Conheça a história dessa grande potência e viva São Paulo!

A grande reviravolta da economia paulista

Cultivo de café | Imagem: Shutterstock

Desde a década de 1960, São Paulo carrega o título de capital mais rica e populosa do Brasil, responsável por 32% do PIB nacional, segundo dados divulgados pela APJ (Associação Paulista de Portais e Jornais) em 2020. Mas, você sabia que a cidade já foi considerada uma metrópole sem futuro? Pasme! Até o século XIX, o território continha apenas 31.385 residentes, enquanto o Rio de Janeiro - na época, capital do país -, Salvador e Recife estavam no auge na urbanização, muito mais à frente no quesito desenvolvimento.

Sem nenhuma atividade agrícola que atraísse as pessoas, a economia paulista não oferecia nenhum estímulo de crescimento para a população. Até que surgiu uma luz no fim do túnel. Entre 1872 e 1960, a posição de protagonista da nação passou a ser uma possibilidade: o ciclo do café tomava os quatro cantos do mundo.

Sim, o grão entrou no Brasil pelo Nordeste, mas com a decadência do solo devido a alta exploração, o cultivo foi redirecionado ao Vale do Paraíba, localizado no estado do Rio de Janeiro. E ainda que uma pequena parte fosse produzida no oeste de São Paulo, a cidade não foi nada beneficiada com a chamada primeira fase da expansão cafeeira, todos os tributos eram dados ao cariocas. Foram mais de 3,178 milhões de sacas exportadas entre 1821 e 1830.

Já no ano de 1860, houve um declínio na produção do Vale do Paraíba. Em paralelo, as cidades de Campinas e Ribeirão Preto mostravam-se propícias para o cultivo do café. Foi nesse cenário que o produto se tornou o maior da exportação brasileira, com mais de 29,103 milhões de sacas vendidas entre 1861 e 1870. Uma década depois, os números batiam mais de 51,631 milhões de sacas, e adivinha quem foi responsável por esse recorde? Isso mesmo, os produtores paulistas! Era um grande momento: o Brasil se tornava a maior potência produtora de café do mundo, enquanto o grão correspondia a 70% das exportações. E esses efeitos de refletiram na cidade de São Paulo.

Um dos grandes nomes associados a essa atribuição é da família Prado, moradora da capital paulista e responsável pelo cultivo de 3,4 milhões de pés de café em uma fazenda de Ribeirão Preto. Dessa forma, boa parte dos barões e políticos brasileiros passaram a viver na cidade de São Paulo, atraindo olhares do mundo todo.

Para entender maiores detalhes sobre a evolução econômica da cidade paulista, confira artigo de Carolina Dall’Olio para EXAME.

Como aproveitar as oportunidades que São Paulo oferece?

De acordo com relatório divulgado pela Endeavor Brasil em 2021, São Paulo é considerado o lugar nº1 para empreender pelo terceiro ano seguido. O estudo foi baseado na comparação do ambiente de negócios de 32 cidades a partir de indicadores que colocaram a Cidade no topo do ranking com a nota 8,492. Mas, você sabe o que isso significa para o universo do empreendedorismo?

Bem, algumas características são determinantes para esse título, como:

  • Ser um centro empresarial;
  • Possuir inúmeros fornecedores e parceiros de negócio;
  • Apresentar um alto índice populacional;
  • Manter sempre ativa a circulação de capital.

Resumindo: contar com um mercado atraente. Mas, afinal, como aproveitar as oportunidades que São Paulo oferece?

Preste bastante atenção: não necessariamente você precisa estar presente na capital paulista para dispor de seus benefícios lucrativos, até porque hoje em dia o cenário nacional possibilita alternativas infinitas, como a criação de empresas online e entregas via delivery.

Para te inspirar, trouxemos duas histórias de empreendedores de sucesso que vivenciaram a grande São Paulo para entender o funcionamento do mercado. Conheça Ruana Godoy, proprietária da Co.Criare Comunicação e Renato Ayoama, proprietário da startup especializada em gestão de carreira médica Kanri.

Co.Criare Comunicação

Co.Criare Comunicação, de Ruana Godoy | Imagem: Acervo pessoal

Ruana Godoy, 29 anos, é formada em Relações Públicas pela Unesp e proprietária da Co.Criare Comunicação digital. Atualmente oferece curso e consultoria para empreendedores e autônomos sobre comunicação digital e conta com mais de 150 alunas no Curso FCA e 27 mil seguidores no Instagram.

A Ruana entrou no universo da comunicação já na faculdade, e as condições foram suficientes para ela intensificar especializações e nunca mais sair. “Minha história com a comunicação surgiu em 2012 quando ingressei na faculdade de Relações Públicas da Unesp Bauru. Durante a faculdade trabalhei na empresa júnior, no centro de empreendedorismo e na editora Alta Astral – sempre na área de relacionamento e atendimento ao cliente. Na época, cheguei a ter meu primeiro negócio, uma empresa de alimentos saudáveis chamada Sabor Colorido, que no caso era eu mesma que fazia tudo e vendia a um preço acessível para os estudantes da faculdade. Foi nesse momento que me apaixonei pelo empreendedorismo de fato”, comenta.

Até ela chegar ao momento que vive atualmente, tudo foi acontecendo de forma natural. “Pouco antes de me formar fui convidada para ser sócia de um estúdio de startups, onde trabalhei gerenciando o marketing de 5 startups digitais. Permaneci na empresa por um ano e decidi que precisava vivenciar a grande São Paulo, entender como o mercado funcionava na prática. Em 2017 comecei a trabalhar na Publicis Consultants atendendo Tintas Coral e em 2018 ingressei na InPress Porter Novelli atendendo as marcas nacionais da Pepsico Br“, relembra Ruana. “De qualquer forma, o marketing esteve presente na minha vida desde 2012, no início da faculdade, mas com o tempo fui me especializando em marketing digital de acordo com o crescimento desse mercado”, conclui.

Kanri

Kanri, de Renato Ayoama | Imagem: Acervo pessoal

A história do Renato Ayoama, fundador da startup especializada em gestão de carreira médica Kanri, fala muito sobre força de vontade e superação. Ele cursa a graduação em Medicina na USP (Universidade de São Paulo) e ainda dedica uma parte do tempo ao empreendedorismo com o objetivo de levar muito sucesso à jornada profissional de médicos.

A paixão pelo empreendedorismo surgiu durante a graduação de Medicina, através da participação em uma competição de empreendedorismo universitário – um Hackaton da Universidade de São Paulo/ USP. “Comecei a enxergar a prática empreendedora como uma real possibilidade de carreira. Estudei muito, participei de programas de incubação e aceleração de empresas startup. Hoje sinto que tenho as habilidades necessárias para promover o desenvolvimento da empresa, mas ainda assim sigo ampliando minhas perspectivas nesse universo tão vasto”, diz.

Já a ideia da Kanri veio durante conversas com professores da Universidade, já que, de acordo com o Renato, muitos deles mencionavam a dificuldade de estabilização na carreira médica, dado o aumento da concorrência no mercado nos últimos anos e a ausência do ensino de estratégias de entrada nesse mercado durante a graduação médica. “Percebi então que grande parte dos médicos formados tinham dificuldades em encontrar consultórios adequados para o início da carreira, saber como realizar a divulgação assertiva da imagementender os melhores modelos tributários e até mesmo descobrir qual o valor mais adequado para uma consulta ou procedimento”, relembra. A propósito, é aí que aparece a expressão Kanri, que significa “gestão” de acordo com a cultura japonesa da qual o Renato Ayoama é descendente.

Conheça a Cidade

Por fim, é importante que você saiba que a "cidade que inspira novos negócios" também tem seu lado mais sensível, visto através de seus pontos turísticos que servem como área de respiro em meio a tanta correria e trabalho. Selecionamos 5 lugares que você precisa conhecer ou revisitar, caso já conheça. Confira:

1. Avenida Paulista

Avenida Paulista | Imagem: Shutterstock

Quem nunca aproveitou uma tarde de domingo na avenida mais famosa do Brasil? A região compreende atrações para todos os gostos: shows dos famosos artistas de rua, espetáculos teatrais, vias de ciclismo, livrarias, barzinhos, baladas, feiras e visitas pela história.

2. Parque Ibirapuera

Parque Ibirapuera | Imagem: Shutterstock

Para quem busca lazer, diversão e cultura em único lugar, o Parque Ibirapuera é a opção ideal. As atrações vão desde a prática de atividades físicas e passeios ao ar livre, até a cúpula do Planetário, Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Moderna e muitos outros programas.

3. Mercadão de São Paulo

Mercadão de São Paulo | Imagem: Shutterstock

Parada obrigatória, o Mercado Municipal de São Paulo conta com quase 300 boxes responsáveis pelo manuseio de, mais ou menos, 350 toneladas de alimentos por dia. Aqui é o lugar que você vai encontrar um pouquinho de tudo, inclusive da gastronomia mundial e o tradicional sanduíche de mortadela.

4. Bairro da Liberdade

Bairro da Liberdade | Imagem: Shutterstock

O bairro da Liberdade é reconhecido por ser uma parte representativa do Japão no Brasil. Decorado com lanternas características, estende os costumes da cultura por todos os visitantes, que não saem sem prestigiar sua feira gastronômica. O nome retrata uma conquista humanizada: antigamente, marcado pela presença de uma forca para execução de penas de morte, hoje, lembrado por celebrar a vida do povo japonês.

5. Edifício Martinelli

Edifício Martinelli | Imagem: Shutterstock

Quem foi rei, nunca perde a majestade! Com o título de primeiro arranha-céu do Brasil e da América Latina, o Edifício Martinelli é um grande marco para a história do País e da arquitetura. A obra foi desenvolvida pelo italiano Giuseppe Martinelli, representando o progresso e valor conquistado pela cidade de São Paulo.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54