Blog

5 passos para você tirar seu projeto do papel

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Coloque suas ideias em prática | Imagem: iStock

Vamos falar sobre realidade? - ou melhor, sobre transformar sonhos em realidade. Sabe aquela ideia de negócio que está martelando aí na sua cabeça por muito tempo? Esse pode ser o momento de consumá-la! Hoje, nós viemos te falar que sim, você vai conseguir e a Printi está aqui para prestar todo o apoio necessário. Mãos na massa: tire seu projeto do papel em 5 passos.

Sobre empreender

Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Por trás disso, está o desejo de administrar finanças, ter horários flexíveis e adquirir experiências que só tem quem passa por isso. Na prática, as coisas são um pouco mais complexas, mas saiba que essa é definitivamente a melhor forma de ter seu esforço reconhecido. Para te dar uma mãozinha nessa meta - super alcançável, aliás -, elencamos os principais pontos que você deve levar em consideração. Confira!

1. Acredite em você

Seja autoconfiante | Imagem: iStock

Anota aí: ninguém além de você vai acreditar no seu potencial tanto quanto você mesmo. Por isso, antes de qualquer outra coisa, tenha em mente que é preciso dar credibilidade ao seu esforço, projetar positividade e, acima de tudo, entender o seu tempo. Veja bem, um empreendedor de sucesso sabe o que faz e tem a capacidade de fazer com que outras pessoas sintam a necessidade de consumir seu produto ou adquirir seu serviço. Tudo isso acontece nos bastidores, na base da autoconfiança.

2. Saiba quais são seus objetivos

Foque nos seus projetos | Imagem: iStock

O segundo passo é ter objetivos claros. Existem diversos métodos que podem te ajudar com isso, como a funcionalidade oferecida pelos OKRs (Objectives and Key Results) - traduzido como "Objetivos e Resultados-chave" - por exemplo, uma ferramenta inovadora utilizada por grandes empresas - inclusive pela Printi -, que simplifica a definição e andamento de objetivos e resultados. Assim como Trello, Asana, Monday sem deixar de lado o clássico bloco de anotações.

3. Entenda o seu nicho

É importante conhecer detalhes do seu nicho | Imagem: iStock

Já com confiança e objetivos devidamente traçados, é hora de analisar o seu nicho. Aqui é o momento em que você deve estudar o mercado de forma minuciosa e, principalmente, o segmento em que sua empresa irá atuar. É extremamente importante realizar esse passo para que você saiba qual é o seu diferencial e como chamar a atenção em meio a tantos outros negócios.

4. Se planeje

Um bom planejamento pode fazer toda a diferença | Imagem: iStock

Atenção: se planejar não significa que você vai seguir à risca todas as determinações feitas anteriormente - claro, essa é a ideia, mas as adversidades sempre aparecem e você precisa estar pronto. Planejamento também é sobre lidar com os obstáculos que podem surgir pelo caminho e com as constantes transformações do mercado, além da alta competitividade e valores a serem investidos.

5. Na dúvida, comece!

Comece agora! | Imagem: iStock

Se você chegou até aqui, é porque realmente vale considerar todos os pontos analisados e se jogar de cabeça no seu sonho. Comece devagar, entendendo cada um dos passos citados e logo os resultados virão junto com a consolidação da sua marca. Como disse o co-fundador da Printi e CEO da Loft Florian Hagenbuch para o Blog da Printi na entrevista especial do Dia do Empreendedor, tome coragem e faça!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54