Todo profissional precisa ter um
cartão de visitas. Esse material é, na maioria das vezes, o primeiro contato que potenciais clientes e parceiros comerciais têm com a sua empresa. Por isso, muitos o consideram uma das formas mais efetivas de divulgação.
Mas não é qualquer um que consegue desenvolver um cartão de visitas realmente efetivo e dentro das propostas de cada negócio. Caso seu cartão não seja dos melhores, isso pode prejudicar sua empresa a ponto de potenciais clientes desistirem de fechar contrato com você por conta deste pequeno detalhe.
Tendo isso em vista, nós da Printi decidimos listar os 6 erros mais comuns na confecção de um cartão de visitas profissional. Ficou curioso? Então confira:
1. Informação excessiva
O fato de o cartão de visitas ser o primeiro contato de sua empresa com potenciais clientes não justifica a inserção de informações excessivas no material.
Este produto é pensado para fornecer somente as informações primordiais, instigando um público-alvo a se interessar por seus serviços e, então, solicitar mais detalhes. Por isso, evite colocar valores e descrições muito detalhadas de suas atividades. Dê apenas o suficiente para que eles sintam a necessidade de saber mais.
2. Falta de informação
Por outro lado, a falta de informações básicas no seu cartão de visitas pode ser tão prejudicial quanto seu excesso.
Lembre-se que este material exige o logotipo da empresa, seu contato (telefone e/ou e-mail) e indicações que expliquem genericamente os serviços prestados.
3. Evite rasuras no material
Mudou de número de telefone, endereço ou e-mail? Peça uma nova quantidade de cartões de visitas.
É uma despesa a mais e, às vezes, a alteração é mínima, mas mesmo assim você deve imprimir cartões atualizados.
Riscar um cartão de visitas ou anotar informações com caneta pode transmitir falta de profissionalismo ou amadorismo aos clientes e contatos.
Nesse caso o barato pode sair caro.
4. Uso de cores, fontes e formas destoantes
Evite ao máximo o uso de elementos extremamente chamativos e destoantes entre si. O cartão de visitas é um material profissional de divulgação o que, por sua vez, implica em um certo padrão de estilo e organização.
Cores muito vibrantes, fontes fantasia e formas exageradas podem distrair seu público e fazer com que percam o foco do que realmente importa.
5. Cartão de visitas X Proposta da empresa
Apesar deste material ter um caráter mais profissional, muitas empresas se diferenciam por possuir uma identidade mais lúdica e leve.
Por conta desses contrastes com empresas mais sóbrias, é preciso entender a proposta de cada negócio para elaborar um cartão de visitas efetivo.
Uma empresa de festas infantis, por exemplo, não terá o mesmo estilo de cartão de visitas que um escritório de advocacia.
6. Impressão de má qualidade
Outro fator que prejudica a efetividade de um cartão de visitas é justamente a má qualidade de sua impressão.
Além de passar uma imagem visualmente desagradável, uma empresa que fornece um cartão de visitas com acabamento ruim tende a ser vista como uma instituição desleixada e sem cuidados com a própria marca.
Você conhece outros erros que podem prejudicar a eficácia de um cartão de visitas profissional? Compartilhe suas impressões com a gente nos comentários abaixo e aproveite para acessar nossa loja virtual. Lá você poderá conferir nossas opções de confecção de cartões de visita e ainda solicitar um
orçamento online do conforto de seu escritório.
*Atualizado em 22 de novembro de 2016