6 materiais impressos que todo bom vendedor deve ter
A postura, a linguagem, a apresentação pessoal e o poder de persuasão são fundamentais para que um vendedor feche bons negócios. Mas tudo isso não será suficiente se ele não tiver em mãos bons materiais impressos para vendas. Eles são fatores decisivos para convencer o cliente de que os produtos ou serviços oferecidos são os melhores do mercado e oferecem a melhor relação custo/benefício. Mesmo com a evolução das ferramentas digitais, pesquisas recentes demonstram que as pessoas valorizam e levam em conta os impressos antes de decidirem por alguma compra.
6 materiais impressos que todo bom vendedor deve ter
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
A postura, a linguagem, a apresentação pessoal e o poder de persuasão são fundamentais para que um vendedor feche bons negócios. Mas tudo isso não será suficiente se ele não tiver em mãos bons materiais impressos para vendas. Eles são fatores decisivos para convencer o cliente de que os produtos ou serviços oferecidos são os melhores do mercado e oferecem a melhor relação custo/benefício.
Mesmo com a evolução das ferramentas digitais, pesquisas recentes demonstram que as pessoas valorizam e levam em conta os impressos antes de decidirem por alguma compra.
Quais materiais são indispensáveis para o vendedor?
Os setores de Marketing ou Comunicação Corporativa, ou ainda os próprios gestores, devem municiar os vendedores com materiais promocionais impressos. São eles que vão suportar a técnica do vendedor, mostrando textos e imagens sobre a empresa e o artigo oferecido. Esses veículos que veremos abaixo devem refletir a imagem da empresa e as promessas da marca. Por isso, não deixe de procurar especialistas em design para diagramarem o conteúdo dos impressos, usando as cores e as formas harmoniosamente e de acordo com o manual da marca da empresa.
1 - Cartões de visitas:
É o primeiro material a ser utilizado pelo vendedor. Dias antes ou no momento do primeiro encontro com o cliente, o cartão de visitas será entregue para apresentar o vendedor. Deverão constar no cartão, a identificação do profissional, seu nome completo, o logo e nome da empresa para a qual trabalha, seu cargo ou função na organização, endereço, números de telefone fixo e celular, e-mail, website, LinkedIn e Skype. Com isso, além de funcionar como uma cordial saudação pessoal, o cartão servirá para o cliente saber com quem estará negociando e fazer contato mesmo depois da visita.
12 - Folders institucionais:
É por meio deste material que o cliente vai saber quem é a sua empresa. O que produz, sua missão, estrutura, unidades de negócio e um histórico resumido. Este deve ser produzido em um papel mais nobre - inclusive até mesmo envernizado -, e as fotos e os textos devem despertar credibilidade. É a apresentação da empresa e, por isso, tem que ter uma qualidade superior aos demais materiais. O conteúdo deve estar equilibradamente distribuído pelo espaço do folder que pode ter dobras, facilitando a leitura em páginas.
3 - Catálogos de produtos e serviços:
O catálogo de produtos ou serviços é um material bem importante para o vendedor. É o portfólio impresso e precisa estar sempre atualizado. Por isso, preocupe-se em desenvolver um material de qualidade, mas com uma tiragem não muito grande já que será preciso imprimir novamente quando produtos novos forem lançados ou quando alguns deles deixarem de ser produzidos. O catálogo fica para o cliente. Assim, ele pode compartilhar com outras pessoas da empresa que ajudam a decidir sobre o fechamento do negócio.
4 - Panfletos:
Estes são materiais mais simples e que podem ser produzidos num papel de gramatura menor. Sem dobras ou acabamentos mais sofisticados, os panfletos podem divulgar um lançamento ou uma promoção de um produto ou serviço. Algo bem enxuto, com prazo rápido para terminar e uma circulação rápida. Aproveite para listar os benefícios e diferenciais da sua oferta.
5 - Blocos de notas:
O bloco de notas também leva o nome e o logo da empresa e funciona como um brinde. Devem ser produzidos numa quantidade maior para o vendedor poder deixar mais que um, dependendo do tamanho da empresa. É uma forma de você deixar sua marca exposta entre seu público alvo. São muito úteis e podem ter diversos formatos.
6 - Pastas:
Todo kit de impressos que será carregado pela equipe de vendas fica melhor apresentado se colocado dentro de uma pasta que também identifica sua empresa. O papel escolhido neste caso deve ser com uma gramatura maior, ou seja, mais grosso, para que seja um material mais duradouro.
Assim que você desenvolver os materiais para o vendedor, escolha a melhor gráfica para imprimir. Conheça a Printi e garanta uma promoção à altura da sua empresa!
Publicado em 18/04/2024