A estética Barbie como referência de design e personalização [Eu vi num filme] #8
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Desde seu lançamento, em 20 de junho, o filme Barbie virou pauta universal. Estrelado por Margot Robie e Ryan Gosling, o longa é uma verdadeira materialização de ideias que só foi possível graças a junção de design e personalização. O resultado não poderia ser diferente: se antes a estética Barbie já era referência, hoje é uma das maiores tendências à nível mundial - e muito aproveitada pelas marcas. Confira a análise e aproveite os insights! - Esse conteúdo não contém spoilers. ?
Sinopse
Todos os dias na Barbieland, o mundo mágico das Barbies, são perfeitos! As bonecas vivem em perfeita harmonia, têm o emprego dos sonhos e são respeitadas pelo que são, como no mundo ideal - acontece que o mundo ideal não é o mundo real.
Quando, de repente, algumas coisas parecem estranhamente não estarem tão perfeitas assim, a Barbie estereotipada (Margot Robie) começa a questionar sua existência e parte para o mundo dos humanos em busca de solucionar o problema. Durante a jornada, a boneca percebe que o mundo não é nada cor-de-rosa e tenta lidar com esse fato ao lado de... "só Ken" (Ryan Golsling), que, ao contrário dela, está cada vez mais fascinado pelo mundo real.
Pois é, o filme não é só mais uma história de bonecas!
A identidade visual do filme
Completamente inspirada na boneca, a identidade visual do filme Barbie agracia os espectadores com toda a magia, glamour e cores vibrantes que marcaram gerações em um visual cuidadosamente dedicado ao público - que, aliás, conhece muito bem os móveis, roupas, acessórios, versões de colecionadores e tantos outros detalhes.
Em entrevista à Claudia, revista publicada pela Editora Abril, Sarah Greenwood, Designer de Produção do live-action, falou um pouco sobre processo de construção da composição, que, claro, exigiu um super trabalho em equipe. “Tivemos longas trocas filosóficas sobre a Barbie, de onde ela veio, como ela evoluiu ao longo do tempo, quem é essa figura hoje. Mas a ideia nunca foi fazer disso um estudo antropológico da icônica boneca ou recriar a Mattel, era sobre uma simplificação desse contexto para fazer sentido com a proposta de roteiro”, afirmou.
Além da teoria, assim como acontece no universo do empreendedorismo, para reforçar a identidade visual do projeto Sarah e o time também passaram por um longo período de estudos práticos. “Hoje, você encontra uma grama falsa, que de tão falsa, parece real. Não queríamos isso, queríamos algo realmente falso, com aspecto de brinquedo”, contou. A meta não só foi tão levada a sério, como houveram poucas imagens criadas por computadores.
Isso mesmo, toda a atmosfera oferecida pela Mattel foi mantida, afinal consistência é fundamental para construir uma identidade visual sólida e memorável. No caso, permitiu que as pessoas pudessem fazer uma associação imediata e se conectassem com o brinquedo, como se acabassem se tornando parte da Barbieland, como na fase em que brincavam de Barbie.
O design e personalização de Barbie pelo mercado
Como você já deve ter percebido até aqui, o filme Barbie é considerado um dos mais esperados do ano. E é claro que o mercado não poderia deixar de aproveitar essa oportunidade para se inspirar no design do longa e oferecer inúmeros produtos personalizados com a temática. De coleções a ações nas redes sociais, muitas marcas decidiram dar um empurrãozinho para que o público pudesse montar a sua própria versão Barbie. Confira alguns exemplos:
Melissa
A coleção Melissa em parceria com Barbie traz sandálias em diversos modelos para crianças e adultos. Os calçados estão disponíveis tanto na cor rosa, quanto em outras cores que aparecem na na paleta do filme, como verde, azul laranja, branco e bege. Ah! A parte interna dos sapatos também apresentam detalhes especiais em estampas florais.
C&A
A C&A abordou a diversidade em sua coleção temática. Através de camisetas, pijamas e squeezes, com foco em atingir mulheres e homens, a marca desenvolveu uma conexão entre Barbie, modernidade e discussões atuais.
Burger King
Oi Burger! Oi Barbie! Oi Burger!
A rede de restaurantes Burger King aproveitou o momento para lançar o Pink Burger, parte do Combo BK Barbie. O lanche é composto por pão brioche, carne, queijo cheddar, bacon crocante e molho rosa sabor defumado, o que despertou o desejo e curiosidade de milhares de pessoas.
Mattel
A Mattel não poderia ficar de fora! Também inspirada no filme, a "marca da Barbie" lançou uma linha de brinquedos refletindo características marcantes do longa. Entre as opções está uma nova versão do jogo UNO estampada com imagens captadas especialmente para o filme.
Cinesystem
Com o lançamento de Barbie, o Cinesystem incluiu em seu portfólio a opção de balde de pipoca em formato de concha, remetendo a Barbie Sereia interpretada pela cantora Dua Lipa. A ideia é que, após o uso, o produto se torne uma bolsa e possa ser usado em outras ocasiões.
Além da identidade visual
A Barbie sempre foi referência de padrão de beleza: uma mulher loira, alta e com olhos azuis. E é exatamente essa a mensagem que o filme quer desconstruir.
Apesar da abordagem "você pode ser o que quiser", representada pelas diversas profissões da boneca, o movimento feminista nunca esteve de acordo com o estereotipo que o brinquedo disseminava, afinal se tratava muito mais de uma idealização masculina do que qualquer outra simbologia que poderia vir à tona. Com a versão do live-action em pelo século XXI, muitas discussões foram levantadas, isso porque até a própria Barbie grita por liberdade, por apenas ser quem é e se desprender de qualquer título de perfeição, sugerindo que cada um faça o mesmo - inclusive homens.
Esse é um grande exemplo que vai muito além de um mundo cor-de-rosa. É sobre cultura, igualdade e aceitação em uma discussão que é amplificada pela identidade visual marcante criada pela empresária Ruth Handler.
Publicado em 18/04/2024