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Brindes como estratégia para driblar a crise

O momento é delicado, empresas estão cortando custos, demitindo funcionários e perdendo clientes. O país está passando por uma crise econômica como não se via há anos.

Nessa situação, onde ninguém quer investir ou gastar, o que as empresas podem fazer para não perder mais cientes e conquistar a confiança do público-alvo?

Caminhar contra a crise é uma das soluções

Pode parecer loucura, mas continuar investindo no seu negócio é uma das melhores e mais eficazes maneiras de atrair o interesse e conquistar a confiança dos clientes.

As empresas que investem em si mesmas, até na crise, mostram que estão preocupadas com a movimentação do mercado e que, mesmo com restrições no orçamento, o cliente ainda é mais importante para o negócio e, por isso, merece ser atendido de forma mais personalizada, perceber que a empresa está preocupada em oferecer o melhor para ele, independente de qualquer custo.

Claro que não é necessário esbanjar, gastar o que não tem e investir em ações sem estratégia ou esperança de retorno. Tudo o que for feito nesse período merece uma atenção ainda maior por parte dos gestores.

As campanhas de marketing promocional, por exemplo, podem ser desenvolvidas demandando baixo investimento e oferecendo real retorno para as empresas.

No artigo de hoje vou explicar como as campanhas promocionais com brindes funcionam e o que você deve levar em consideração antes de planejar uma para a sua empresa. Vamos lá?

Marketing Promocional e propaganda não são a mesma coisa

Marketing promocional são ações realizadas por empresas para que elas possam promover suas vendas antecipadamente.
Nessas ações, é comum que a empresa distribua amostra de produtos que ainda serão lançados ou apresentem pequenas demonstrações de seus serviços. O cliente experimenta o produto ou serviço, gosta e tende a procurar pela opção completa.
Diferente da propaganda que tem como objetivo conduzir o consumidor à compra ou contratação de um serviço. Ela expõe o produto ou serviço, promoções e ofertas, para que o cliente sinta a necessidade de buscar por aquilo. Na maioria das vezes, uma propaganda é desenvolvida a longo prazo e pode ser veiculada em jornais, revistas, comerciais de TV, entre outros.

Brindes como estratégia para driblar a crise

Brinde é mais do que um produto

Antes de começar a pensar na sua estratégia é importante saber qual é a impressão que você tem sobre a distribuição de brindes? Qual a sua opinião em relação a esse tipo de ação? Você pensa que são produtos que você faz todos os anos e distribui entre os clientes sem objetivo algum?

Pode parecer que não, mas os brindes são produtos que influenciam muito nas decisões e opiniões dos clientes. É a essência da sua empresa transformada em objeto. E devem ser tratados como uma estratégia de relacionamento com o cliente.
Os brindes mexem com o emocional do cliente, pois ele se sente especial e lembrado sempre que recebe um presente de uma empresa que tem relacionamento.

Por isso, a distribuição de brindes deve ser muito bem planejada, para que não cause uma má impressão ou seja apenas mais um na mesa do cliente.

Vale lembrar que é comum que em determinadas datas do ano as empresas distribuam seus brindes, então a sua estratégia precisa estar bem articulada e estruturada para se destacar entre os demais.

Estratégia e relacionamento com o cliente

Os brindes devem ser escolhidos com base na estratégia de divulgação e público-alvo da empresa. Sua empresa pretende participar de um evento? Quer enviar kits de produtos para clientes e parceiros ou pretende agir em datas comemorativas? E quais são os objetivos da estratégia? Divulgar um novo produto? Estimular as vendas? Apresentar novos serviços? Divulgar ou fixar sua marca?

Essas são algumas das perguntas que você deve se fazer antes de decidir os brindes que irá utilizar.

Kits com canetas, cadernetas, caneca, chaveiro, squeeze, agendas e pen-drives são ótimos brindes para presentear escritórios e executivos. Se o investimento não ficar muito acima do que você estimou, a personalização pode contar com o logo da sua empresa e alguma característica de quem vai receber o seu material. Você pode tentar trabalhar a personalização pensando no segmento dos clientes. Nesse caso, a imaginação não pode ser deixada de lado.

Resultados das ações promocionais

Analisar e estudar os resultados da campanha aplicada é tão importante quanto colocar a campanha em prática. Com os dados a empresa conseguirá saber se a campanha foi efetiva, qual o público que respondeu melhor à estratégia, além de ter uma visão melhor sobre os melhores períodos para as ações e poder projetar novas campanhas.

Em 2015, a Agência 96 em parceria com a empresa PiniOn realizou a pesquisa “A Magia do Brinde”. Nela, os dados apresentaram que uma ação com brindes bem planejada gera experimentação, recompra, frequência, preferência e lembrança para as marcas, além de proporcionar satisfação e felicidade ao consumidor.

A pesquisa revelou que 57% dos entrevistados trocariam de marca na hora da compra, se o concorrente oferecesse um brinde atrativo.

Outros 76% comprariam o produto novamente, caso ganhassem um brinde relevante. Mas a experiência com o produto também teria que ser boa.

Enquanto isso 45% se tornariam fiéis se a marca oferecesse brindes relevantes.

Está mais do que certo que os brindes podem dar aquele destaque que a sua empresa está precisando. Preparado para produzir e distribuir o seu? Nessa hora, conte com a Printi. Faça seu orçamento e pedido pelo site e receba o material onde desejar.

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