printi logo

Como produzir rótulos para alimentos de acordo com as normas da Anvisa

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Modelos de rótulos | Imagem: Shutterstock

Você, que tem empreendimento no setor de alimentação, com certeza entende a importância do uso do rótulo. Mas, o que talvez você ainda não saiba é que existem algumas regras para rotulagem que precisam ser seguidas a fim de garantir a qualidade dos seus produtos, tanto do lado sanitário, quanto de design. E é nesse universo que você vai entrar hoje! Com o olhar profissional da designer da Printi Mayara Nimtz, aprenda a produzir rótulos para alimentos de forma correta.

A importância dos rótulos

Pode até passar despercebido, mas os rótulos são tão importantes quanto uma embalagem adequada. Eles contém todas as informações que as pessoas devem saber antes de consumir qualquer produto e podem até definir as preferências, o que impacta diretamente em nossa saúde -inclusive na montagem de lista para compras no supermercado.

Regras de rotulagem

Fique por dentro das regas de rotulagem | Imagem: Shutterstock

Na hora de criar seu rótulo para alimento, é preciso ter em mente que, além do design, algumas informações obrigatórias devem estar presentes na arte. São elas:

  • Tabela nutricional

É muito importante a presença da tabela nutricional no rótulo do seu produto, pois é nela que o consumidor conseguirá identificar os valores energéticos e nutrientes que irá consumir naquele produto. Para maior compreensão das necessidades dos clientes, algumas novas regras referentes a construção da tabela nutricional foram emitidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em um documento oficial desenvolvido a partir de estudos realizados desde 2014 que tiveram como objeto de estudo produtos alimentícios embalados sem a presença do consumidor.

  1. Primeiramente, a letra deverá, de forma obrigatória, ser preta e aplicada sobre um fundo branco. A medida tem como base evitar excesso de cores que possam prejudicar a leitura;
  2. As fontes aceitas serão Arial e Helvética, com o tamanho que, antes de 1mm, passa a ser 2,8 mm, com exceção para embalagens muito pequenas que poderão aderir o tamanho de 2,2 mm.

Além disso, produtos com alto teor de componentes maléficos, devem ter destaque, conforme imagem do exemplo divulgado abaixo.

Destaque de componentes maléficos | Imagem: Reprodução/ Sesc SP

Também passa a ser obrigatório sinalizar açúcares totais e adicionados (A); Valor energético e nutricional por gramas ou mL (B) - que serão mais detalhados nos tópicos seguintes -; Comparação dos dados da porção e valores de referência para cálculo do porcentual de valor diário (%VD) (C); E a quantidade de porções por embalagem (D).

Modelo de tabela nutricional | Imagem: Reprodução/ Sesc SP
  • Ingredientes do produto

Os ingredientes devem estar descritos de acordo com a quantidade presente na receita, ou seja, em primeiro deve estar o ingrediente com maior quantidade na composição, até o último, com a menor quantidade. Assim como aviso de alergênicos, caso tenha, como glúten, soja e amendoim, por exemplo.

  • Prazo de validade

Normalmente, para esse campo é deixado um espaço em branco na arte para que o lote e prazo de validade - considerando dia, mês e ano quando a validade for inferior a três meses a partir da data de fabricação - sejam inseridos após a impressão do rótulos, conforme o produto for embalado.

  • Peso líquido

O peso deve ser informado em massa (gramas ou quilogramas) ou volume (mL ou litros), dependo do tipo de produto.

  • Denominação do produto

Em algum lugar da sua arte, preferivelmente na frente, logo abaixo do logo, deve ser informado o nome do produto que está sendo vendido, como por exemplo, doce de leite, geleia de morango, etc.

  • Fabricação do produto

Informações da empresa, como nome, endereço e CNPJ devem estar presentes no seu rótulo. Além disso, informações de atendimento ao consumidor, como telefones e e-mails para contato, são sempre uma boa ideia.

*As novas regras mencionadas entram em vigor a partir de 9 de outubro de 2022, mas produtos que já estão nas prateleiras terão a liberdade de 12 meses para adequação. Já alimentos fabricados por empresas de pequeno porte terão até 9 de outubro de 2024 para regular a produtividade. O setor de bebidas, especialmente embalagens retornáveis, também deve passar pelas mudanças até 2025. Para maiores detalhes, acesse artigo produzido pelo Sesc São Paulo.

Design e legibilidade

Se preocupe com o design do seu rótulo | Imagem: Shutterstock

Para destaque de informações mais importantes, podemos sempre usar um tamanho maior de fonte e um estilo mais forte, como bold ou black. Isso chamará a atenção do consumidor ao ler o rótulo. Para garantir a legibilidade do seu rótulo, existem algumas dicas para se ter em mente.

  • Em textos menores, como ingredientes, por exemplo, use sempre fontes com tamanhos maiores que 5pt;
  • Evite estilo de fontes muito finas, como light e thin;
  • A cor também é muito importante para a legibilidade, por isso, use sempre no texto uma cor que contraste com o fundo da arte, evitando usar tons mais claros ou transparência, dependendo do produto.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54