Novidades

Dia da Criatividade: o motor da comunicação

Criatividade move o mundo | Imagem: iStock

Você se considera uma pessoa que pensa fora da caixinha? Nessa semana, em 17 de novembro, é celebrado o Dia da Criatividade, uma data que nos traz um grande desafio: analisar o desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas – tanto pessoais quanto profissionais – a partir de meios inovadores, afinal, a criatividade é o motor da comunicação. Claro que não existem limites ou regras para a imaginação, por isso, para fazer um bom uso das ideias é necessário exercitar essa aptidão com frequência. E você vai começar já!

A criatividade no mercado de trabalho

O mercado de trabalho busca criatividade | Imagem: iStock

Alguma vez você já disse que não é uma pessoa criativa? Pois bem, não existe ao certo um conceito que defina exatamente o que é a criatividade, afinal trata-se de ir além dos padrões. Mas, podemos relacionar à habilidade de desenvolver ideias que podem ser aplicadas no dia a dia de modo que solucionem determinado problema ou responda uma questão de forma inovadora. Não se trata de algo que já nasce como você, e sim de um ponto a ser estimulado durante toda sua vida, o que acontece através de experiências e práticas – abordaremos mais a fundo ao longo do texto.

Como reflexo dos avanços da tecnologia, o mercado de trabalho vem exigindo profissionais criativos – sim, a lista de competências cobradas pelos recrutadores tem se refinado. Isso significa que saber aplicar soluções diferenciadas pode agregar tanto às empresas quanto ao seu próprio currículo, e é aí que os desafios surgem: como otimizar os processos e transformar os resultados? É comprovado que lidar com questões de forma criativa é, de longe, uma das maiores vantagens competitivas que você pode oferecer ao mercado, ao lado de proatividade e boa comunicação.

Como aprimorar sua criatividade?

Desenvolva já suas ideias | Imagem: iStock

Pensar nas diversas formas que existem para exercitar a criatividade já é uma forma de ser criativo, e é exatamente sobre isso. Muitas vezes as ideias podem vir a partir de um momento de ócio, ou surgirem como um insght durante seu dia. Assim como você tem total liberdade de separar um tempo para soltar a imaginação. Resumindo: aqui a regra é não ter regras. Por outro lado, existem formas de aprimorar sua criatividade, como um incentivo ao seu “eu” criativo, conforme listado abaixo:

  1. Saia da rotina. Novas experiências são sempre bem-vindas e uma fonte inesgotável de aprendizados;
  2. Desenvolva hábitos saudáveis, o que inclui uma boa alimentação e prática de atividades físicas. Isso irá garantir que você tenha energia para o processo criativo;
  3. Descubra formas de aguçar sua criatividade. Talvez trabalhar ao ar livre, vendo filmes ou ouvindo músicas facilite seu processo.
  4. Expanda seu leque. Se inteirar em assuntos que não fazem parte do seu cotidiano podem trazer vários insights. Experimente!
  5. Observe. Sim, simples assim. Como já mencionado, criatividade está relacionada a capacidade de encontrar soluções inovadoras para um problema ou questão. Sendo assim, avaliar situações como observador pode te ajudar a conciliar tempo e ideia.

i9 Printi

Programa i9 Printi | Imagem: Printi

Aqui na Printi valorizamos a diversidade, por isso desenvolvemos o i9 Printi, um programa de ideias com o objetivo de reinventar a jornada de trabalho a partir de muita criatividade. A Katharine Pereira, Analista de Supply Chain na Printi, contou detalhes dessa nova ação. “O Programa começou a ser idealizado em maio de 2020 e, após muitos estudos, a implantação ocorreu em outubro de 2021. Nesse período, fizemos um benchmarking com duas empresas que são referências e possuem mais de 30 anos de Programa, realizamos cursos e palestras para que todos os Printers fossem devidamente orientados a ter a melhor experiência nesse processo”, conta. “Reconhecer ideias brilhantes é um dos nossos valores – Reconhecemos contribuições além da vírgula – e está alinhado com o objetivo estratégico da Printi de melhorar e evoluir diariamente“, conclui.

Motivar nossos colaboradores faz parte do propósito da Printi. E você, já implementou algum programa de ideias na sua empresa ou gostou da sugestão? Conta pra gente!

Etiquetas

Maryene Oliveira

Apaixonada pelo mundo da comunicação, uma futura radialista movida por dança, literatura, desafios e ideias mirabolantes.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar