Dia do Jornalista: dicas para um bom texto na web
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Vivemos em uma era dominada por muita tecnologia e, consequentemente, vemos a importância dos conteúdos publicados via web, que se inserem de forma espontânea em nosso dia a dia. Mas, afinal, como escrever um texto que se diferencie dentre tantos outros? Em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, confira dicas desenvolvidas pela Julia Viana, 32 anos, Supervisora de Conteúdo na Printi e formada em Jornalismo pelo Mackenzie em 2010. E, claro, veja detalhes do surgimento da data.
Origem da data
O Dia do Jornalista traz à tona um episódio importante da história do Brasil. Sancionada em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a data homenageia o médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, assassinado misteriosamente em 22 de novembro de 1930 - muitos acreditam que foi ato de inimigos políticos.
Popularmente conhecido como Líbero Badaró, o jornalista desenvolveu o Observatório Constitucional, uma espécie de jornal independente que abordava assuntos censurados pelo imperador Dom Pedro I, seu completo opositor, já que Badaró deixava claro sua reverência pela liberdade de imprensa. Foi a aversão às práticas dos famosos homens do poder que causou sua morte.
Em tempos de submissão, o falecimento de Giovanni foi crucial para o desfecho da crise que dominava a gestão do império da época. Com a sociedade revoltada e desapoio de muitos membros políticos, no dia 7 de abril de 1831 Dom Pedro I renunciava.
Vale ressaltar que a própria fundação da ABI - centro com o objetivo assegurar os direitos à classe jornalística - em 7 de abril de 1908 e idealizada pelo jornalista Gustavo Lacerda no Rio de Janeiro, também é usada como base para o reconhecimento dos profissionais no Dia do Jornalista.
O que é redação para web?
Os textos para web estão cada vez mais inseridos em nosso dia a dia, por isso, é importante tomar alguns cuidados no momento de criar o seu. "Esse tipo de escrita nada mais é que uma redação feita para internet, ou seja, é preciso levar em conta alguns fatores específicos", sugere, listando os pontos abaixo:
- A pessoa vai ler por meio de uma tela (que pode ser mais cansativo), então ser mais sucinto é uma boa;
- O uso de tópicos ajuda a organizar para onde os olhos vão, já que são muitos os estímulos;
- Usar palavras comuns e ordem direta nas orações também é uma dia boa, afinal, estamos concorrendo com diversos conteúdos que estão a um clique de distância do leitor.
Dadas as características do público, o fato do espectador não ser passivo torna-se um grande diferencial da redação web, como defende Julia. "Isso abre um leque de possibilidades para engajar o leitor no texto, dependendo do objetivo. Quem deseja aumentar o número de acessos no site ou blog, por exemplo, pode pensar em um conteúdo mais compartilhável; já quem quer que sua marca se torne mais conhecida, pode aproveitar o espaço para reforçar seu branding por meio de hyperlinks que levam ao site do negócio e assim por diante", diz.
Escrevendo um bom texto
Para ser bom em qualquer coisa, é preciso treino e para escrever não é diferente. "Se você não escreve todos os dias, vai enferrujando. Assim como a leitura - dos mais diferentes estilos de texto: notícias, romances, propagandas, poesias, rótulos, receitas… Tudo é fonte de prática. Além disso, é importante conhecer o interlocutor porque o tom de voz vai mudar de acordo com o receptor da mensagem. Isso garante que suas palavras cheguem de maneira mais assertiva", garante.
Outro ponto importante a ser destacado para o ato de compor um bom texto é o SEO. "A otimização para mecanismos de busca pode fazer toda diferença na hora do leitor encontrar seu conteúdo. Por isso jamais deixe de lado as palavras-chave nesse tipo de redação - lembrando que o principal é e sempre será a qualidade do seu texto", ressalta a jornalista, destacando ações que compõem a estrutura básica de textos para você consultar sempre que necessário:
- O texto precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Use técnicas que façam os objetivos serem alcançados - como maior alcance ou gerar compras; precisa ser coerente;
- Preferencialmente, traga tópicos e intertítulos para guiar a leitura;
- Leve o SEO em conta sempre;
- Por fim, mas muito importante, apresente um conteúdo de qualidade, com informações verdadeiras e embasadas em fatos e profissionais capacitados para falar sobre cada assunto.
A importância do storytelling no ambiente digital
Costumo dizer que tudo é storytelling. Com isso, quero dizer que, dependendo da história que se conta, você pode chegar onde quiser.
Julia Viana
Construir mensagens, narrar histórias, improvisar narrativas... Tudo isso está por trás do storytelling, uma técnica capaz de envolver leitores de diferentes nichos. "Por definição, storytelling é o ato de transmitir uma determinada narrativa. Além da construção, é preciso ter criatividade e foco ao mesmo tempo para enredar seu interlocutor. Não importa o assunto, o bom contador de histórias vai envolver o leitor de uma forma única que o levará até o fim de sua produção", expõe.
Assim como fora dele, no ambiente digital o storytelling funciona como um guia que envolve o leitor e o leva para as ações desejadas. "A diferença é que, no ambiente digital, esse percurso não fica limitado. O que quero dizer aqui é que você pode (e deve!) lançar mão de hyperlinks, passear por outros conteúdos, levar o interlocutor até as redes sociais, ao site da sua marca, a outros lugares que possam complementar a informação que você quer passar. Isso é muito positivo porque enriquece a jornada", assegura Julia.
Textos que vendem
Chegamos por fim na parte do texto vendedor, um grande mistério para muitos criadores. "Eu, formada em jornalismo, não aprendi a fazer esse tipo de texto na faculdade, aprendi na prática e estudando bastante fora das instituições formais de ensino (outro exemplo bom de leitura na web!)", confessa. "É claro que a minha base foi fundamental para que eu chegasse até aqui, mas a dica que eu darei agora não está na grade de Comunicação Social com habilitação em jornalismo, não!", justifica o posicionamento.
"Um dos aprendizados mais importantes foi o funil de vendas. É muito raro alguém, que nunca teve contato com a sua marca ou com seu produto, decidir efetuar uma compra de primeira. Por isso existem etapas, desde o topo, que representa a descoberta da pessoa; aí ela vai ver que tem um problema, vai considerar uma solução pra ele e só por fim vai tomar a decisão de compra", explica a jornada.
Nessa jornada, o conteúdo é muito importante. "É o conteúdo quem vai atrair o leitor e fazer com que ele passe pelas etapas até a hora da compra. É como se o conteúdo fosse alguém que pegasse na mão de quem chega para encaminhar ao destino certo. Por isso tudo que eu disse antes é tão importante: se o conteúdo não tiver qualidade, o storytelling não for bem feito e as técnicas para mecanismo de busca não forem aplicadas, dificilmente alguma marca conseguirá fazer com que o visitante se torne um cliente", conclui a profissional.
Publicado em 18/04/2024