Blog

Dia Mundial do Rock: história da data e 3 formas de celebrá-la

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Live Aid 1985 | Imagem: Reprodução/ Cadê meu whisky?

O Dia Mundial do Rock é uma data muito esperada por fãs do Brasil inteiro, que se movimentam para comemorar anualmente de formas marcantes. Independente do estilo, não faltam opções para as programações! Por isso, hoje o Blog da Printi trouxe 3 formas super legais para celebrar a data e exaltar a cultura do rock.

Origem da data

https://www.youtube.com/watch?v=DEWu59OPAbQ
Phil Collins - In The Air Tonight (Live Aid 1985) | Imagem: Reprodução/ Live Aid

O Dia Mundial do Rock - também conhecido como Dia do Rock por ser comemorado apenas no Brasil, e você já vai descobrir o motivo - é celebrado em 13 de julho como forma de relembrar o dia do Live Aid, um grande evento mundial que aconteceu em 13 de julho de 1985 com o objetivo de arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia. As apresentações simultâneas contaram com shows de Queen, Madonna, Paul McCartney, B. B. King, U2 e muitas outras bandas e artistas reconhecidos mundialmente.

Phil Collins foi um dos grandes destaques do evento e responsável pelo registro anual da data, quando em determinado momento sugeriu que 13 de julho fosse considerado o Dia Mundial do Rock em meio a cerca de 2 bilhões de espectadores em mais de 100 países ao mesmo tempo. Lembra que essa efeméride só é comemorada no Brasil? Pois bem. Não foram todos os países que compraram a ideia, mas especialmente por aqui foi uma ideia completamente abraçada pela nação.

Prepare-se para:

1. (Re)Ver filmes que celebram a história do rock

Você sabia que existem inúmeros episódios clássicos na história do rock que se transformaram em filmes? Essa é uma ótima forma de mergulhar nesse universo e assistir a produções épicas - e claro, não esqueça do balde pipoca! Selecionamos 3 produções audiovisuais que você precisa ver antes de qualquer outra, confira logo abaixo.

Bohemian Rhapsody

https://www.youtube.com/watch?v=GryRsVhOvxo
Bohemian Rhapsody - Trailer Oficial | Imagem: Reprodução/ 20th Century Studios Brasil

Após Freddie Mercury (Rami Malek), Brian May (Gwilyn Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello) formarem a banda Queen na década de 1970, o mundo da música nunca mais é o mesmo. No entanto, o extravagante estilo de vida do vocalista faz com que o grupo tenha o grande desafio de conciliar fama com seus problemas pessoais.

Elvis de Baz Luhrmann

https://www.youtube.com/watch?v=YP5D6vTRlsU
Elvis de Baz Luhrmann - Trailer Oficial | Imagem: Reprodução/ Warner Bros. Pictures Brasil

Durante o processo de ascensão, Elvys Presley (Austin Butler) lida com questões do relacionamento com seu empresário supercontrolador Tom Parker (Tom Hanks) em mais de 20 anos de parceria. A fama traz a perda da inocência do artista e é no meio dessa jornada que ele se deparará com Priscilla Presley (Olivia DeJonge), que se torna fonte inspiração e uma das pessoas mais importantes de sua vida.

The Beatles: Get Back

https://www.youtube.com/watch?v=rfdkH2MGEmY
The Beatles: Get Back - Trailer Oficial | Imagem: Reprodução/ Walt Disney Studios BR

The Beatles: Get Back é uma série documental que mostra o processo de gravação do último álbum da banda, "Let It Be", anteriormente conhecido como "Get Back" através da restauração de imagens e áudios inéditos - isso mesmo, nunca vistos antes - captados em janeiro de 1969 pelo cineasta Michael Lindsay-Hogg. Durante o documentário, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr se tratam com respeito e trocam brincadeiras durante as jornadas de trabalho. Por fim, também é apresentado na íntegra a última apresentação ao vivo da Banda The Beatles com todos os integrantes: o grande show que aconteceu no alto de um prédio de Savile Row, em Londres.

Raul - O Início, o Fim e o Meio

https://www.youtube.com/watch?v=ItacS15TKjk

Esse documentário retrata a vida e a carreira do lendário músico brasileiro Raul Seixas. Dirigido por Walter Carvalho e Leonardo Gudel, o filme mergulha profundamente na vida pessoal e artística de Raul, revelando sua trajetória desde os primeiros anos até se tornar um dos ícones mais influentes do rock brasileiro. O documentário apresenta depoimentos de amigos, familiares, parceiros musicais e admiradores, proporcionando uma visão abrangente do homem por trás da música. Com cenas de arquivo, performances ao vivo e entrevistas reveladoras, é uma homenagem cativante a um artista singular, cuja música e filosofia continuam a ecoar até os dias de hoje.

2. Exaltando a música nacional

Você que é fã de Rock & Roll com certeza não abre mão do estilo nacional, certo? Afinal, por aqui a música também é muito bem produzida e carregada de atitude a partir da exploração do apelo comportamental e visual. Além disso, também temos os nossos clássicos, veja a seguir o trio que vai te fazer aumentar o som no último volume.

Legião Urbana

https://www.youtube.com/watch?v=bvIMBVBRpJU&list=OLAK5uy_mUApDAy_KRu-1XmGwdXz7YqgBa1Oen03k&index=4
Legião Urbana - Pais e Filhos | Imagem: Reprodução/ Legião Urbana

A Legião Urbana surgiu em 1982 quando Renato Russo juntou- se a Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná (Hoje, Kadu Lambach) e Paulo Guimarães (o 'Paulista'). [...] Renato Russo e a Legião Urbana participaram ativamente de toda a efervescência do rock brasileiro nos anos 80/90, atingindo no alvo os anseios de jovens brasileiros, fossem eles politizados ou não. Tudo o que a Legião dizia fazia sentido imediato.

Site Legião Urbana

Rita Lee

https://www.youtube.com/watch?v=LxC7luOOBBc&pp=ygUIcml0YSBsZWU%3D

Rita Lee foi uma das figuras mais icônicas e influentes da música brasileira. Com sua voz única, personalidade irreverente e talento indiscutível, ela deixou uma marca indelével na história do rock nacional. Desde os primeiros passos com os Mutantes nos anos 1960 até sua carreira solo bem-sucedida, Rita Lee encantou o público com suas letras provocativas, melodias cativantes e atitude desafiadora. Além de seu impacto musical, ela também foi uma figura importante na luta pelos direitos das mulheres e na quebra de estereótipos de gênero na indústria da música. Rita Lee é uma verdadeira lenda, cujo legado continuará a inspirar gerações futuras de artistas e amantes da música.

Site Rita Lee

Titãs

https://www.youtube.com/watch?v=3POrNGHfBsc&pp=ygUFdGl0YXM%3D

Os Titãs são uma das bandas mais emblemáticas e duradouras do rock brasileiro. Com uma carreira que abrange décadas, eles deixaram uma marca na música nacional. Com letras inteligentes e contestadoras, os Titãs conquistaram o público com sua habilidade em abordar temas sociais e políticos de forma direta e impactante. Suas músicas refletem a diversidade e a complexidade da sociedade brasileira, abordando questões como desigualdade, corrupção e alienação. Com uma sonoridade única que mescla rock, pop, punk e elementos brasileiros, os Titãs criaram um estilo próprio e influenciaram gerações de músicos. Com uma discografia vasta e uma energia contagiante em suas performances ao vivo, os Titãs continuam a ser uma referência do rock nacional, mantendo-se relevantes e cativando novos públicos até os dias de hoje.

Site Titãs

Pitty

https://www.youtube.com/watch?v=aXJ_Ub1xbhw
Pitty - Admirável chip novo | Imagem: Reprodução/ Pitty

Com mais de 20 anos de carreira, Pitty é uma das grandes roqueiras do Brasil. Cantora, compositora, produtora e apresentadora, a inquieta e plural artista utiliza múltiplas plataformas para a produção e a divulgação de seu trabalho. No espaço conquistado, também se posiciona em diversas causas, mantendo-se sempre bem informada e promovendo a troca de ideias. Com músicas folk e muita experimentação, Pitty assume o piano e se reinventa fazendo shows em novos espaços - ampliando seu público. Indicada 4 vezes ao Grammy Latino, Pitty já levou 7 Prêmios Multishow de Música Brasileira e é a maior vencedora de VMBs na história da MTV Brasil. Engajada em causas feministas e LGBTQI+, a cantora já se apresentou e foi premiada 3 vezes no WME - Women's Music Awards.

Site Pitty

3. Indo a shows e festivais

Rock in Rio 2019 | Imagem: Divulgação

Enquanto coloca em prática as duas primeiras formas de celebrar o Dia Mundial do Rock, você pode se preparar para ir a shows e festivais de rock - claro que com os devidos cuidados, infelizmente a Covid-19 ainda é uma realidade. Para aguçar a sua animação, temos três sugestões que você não pode perder:

Primavera Sound

O Primavera Sound é um festival que aconteceu pela primeira vez em 2001 e se manteve ativo anualmente em Barcelona, na Espanha. As apresentações, geralmente, ficam à cargo de bandas e artistas da cena underground, rock, dance e pop. Além disso, o festival também é uma forma de reforçar as culturas entre diferentes povos.

Rock in Rio

O Rock in Rio é um festival de música idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e que aconteceu pela primeira vez em 1985. Mundialmente, é reconhecido como o maior festival do planeta e acontece no Rio de Janeiro com apresentações de artistas nacionais e mundiais. Atualmente, o evento acabou se ampliando e hoje acontece em outros países: Portugal, Espanha e Las Vegas.

Lollapalooza

Lollapalooza é um dos maiores eventos de música da atualidade, reunindo artistas, bandas famosas e um público gigante. Mas o que poucos conhecem é a origem do festival, que ao contrário do que parece, surgiu de uma casualidade durante o cenário do movimento do rock alternativo dos anos 1990, nos Estados Unidos. Embora a versão desse festival traga diversos estilos musicais, o rock é a grande estrela da festa.

E que tal levar o Rock & Roll para sua decoração?

Hoje é Dia de Rock, bebê! ? Por isso, que tal levar a vibe Rock & Roll para sua decoração? A melhor pedida é ir de Decora Printi: aqui você personaliza quadros e telas de forma totalmente descomplicada e acessível. E tem mais! Para te inspirar, trouxemos algumas sugestões selecionadas pelos influenciadores Rubao Paimei, Gastão Moreira, Roberto Maia, Luka Salomão e Clemente Tadeu Nascimento. Confira abaixo:

Opção 1 - Rubao Paimei

Opção 1 - Rubao Paimei | Imagem: Acervo pessoal

Opção 2 - Gastão Moreira

Opção 2 - Gastão Moreira | Imagem: Acervo pessoal

Opção 3 - Roberto Maia

Opção 3 - Roberto Maia | Imagem: Acervo pessoal

Opção 4 - Luka Salomão

Opção 4 - Luka Salomão | Imagem: Acervo pessoal

Opção 5 - Clemente Tadeu Nascimento

Opção 5 - Clemente Tadeu Nascimento | Imagem: Acervo pessoal

E você, como gosta de celebrar o Dia Mundial do Rock? Conta pra gente nos comentários!

[Post de 13/07/2022 atualizado em 13/07/2023]

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54