Blog

Entrevista com Che Marcheti [Curadoria de Projetos de Design] #23

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Che Marcheti | Imagem: Che Marcheti

A paulistana Che Marcheti, 28 anos, é formada em Design pela faculdade Mackenzie e atualmente atua como story artist e cineasta. "Amo cinema independente, gosto de projetar e realizar, então sou muito feliz trabalhando em meus projetos autorais. Hoje em dia eu trabalho profissionalmente com foco em conseguir recursos e tempo para produzir meus curtas metragens", adianta.

Story Artist

Cozinha | Imagem: Che Marchet

Até chegar nas telonas, os filmes passam por processos minuciosos. Um deles, é profissão de Che Marcheti, como define a artista. "O story artist é o profissional responsável por fazer a história funcionar no filme. É uma etapa que vem depois do roteiro, onde nos preocupamos com decupagem, ritmo e como a história vai se portar na tela", diz.

E o que está por trás de tanta criatividade? Che garante que suas inspirações variam de acordo com o projeto que está realizando ou da técnica que busca para testar. "No momento, a artista que mais me inspira é a Iulia Voitova, que experimenta muito a animação com recorte de papel e pintura com pastel oleoso. O artista Diego Akel também é outro artista, e amigo querido, que está me influenciando diretamente por conta de ser um realizador que gosta de experimentar, não apenas tecnicamente, mas também na forma de como produzir um curta. Ele sempre tem uma forma simples e versátil de produzir um filme, não importa o lugar e os materiais que tu tenhas", afirma

Animação nacional

Balanço | Imagem: Che Marchet

O Brasil é palco de muitas animações de sucesso, o que logo chamou a atenção da designer. "Descobri a animação nacional quando estava no meio do curso de design, na faculdade. Nessa mesma época descobri o Anima Mundi, fiquei tão maravilhada com o universo e com a densa história dessa arte no Brasil que quis consumir mais e mais. Porém, as informações que existiam na época eram poucas, difusas e não existia material sobre o processo criativo das produções já feitas, que é o que me interessava, compreender a parte artística". Assim, começou uma pesquisa com foco na realização de filmes de animação. "Fazendo isso, consequentemente estaria em contato com diferentes artistas e técnicas da animação, foi assim que aos poucos fui me inserindo no mercado e entendendo o que eu mais gostava de fazer", conta.

Trajetória do Cinema de Animação no Brasil

Obra Trajetória do Cinema de Animação no Brasil | Imagem: Che Marchet

Trajetória do Cinema de Animação no Brasil é um livro, de publicação independente, que celebra os 100 anos dessa arte no Brasil. Trazendo um panorama da animação brasileira e entrevistas com alguns dos artistas que marcaram as produções nacionais, o livro é o primeiro que foca no processo criativo de animadores brasileiros em formato de artbook. O intuito é valorizar a animação nacional e incluí-la no repertório de estudo de nossos artistas e produções.

Che Marchet
O universo da animação no Brasil | Imagem: Che Marchet

Percebendo que não existia o material desejado para estudar animação brasileira, Che decidiu desenvolver a própria obra. Nascia o livro Trajetória do Cinema de Animação no Brasil. "Como disse anteriormente, eu queria estudar sobre o processo criativo dos realizadores e entender como o mercado foi se desenvolvendo. Os efeitos da publicação foram maravilhosos e certeiros para mim, pois fazia parte da minha estratégia para me inserir no mercado. O livro foi como um cartão de visitas para eu adentrar no mercado de animação", finaliza.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54