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O ano só começa depois do carnaval: itens para organizar sua rotina

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Mude seus hábitos com uma boa organização | Imagem: Acervo pessoal

A mudança de hábitos atrelada a bons métodos de organização pode trazer muitos benefícios à sua rotina diária. Por isso, planejar suas tarefas pode ser exatamente o que você está precisando agora, afinal, descomplicar resolve boa parte dos problemas e é para isso que estamos aqui. No conteúdo de hoje, vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre organização pessoal e seus métodos para que você, enfim, encontre o seu. Contamos com o suporte incrível da especialista Emilly Naranjo - ela mesma, embaixadora da Printi <3 -, fundadora e CEO da papelaria criativa Uma Tipo.

Organização pessoal

Calendário de mesa Uma Tipo | Imagem: Acervo pessoal

O primeiro passo para desenvolver organização é entender com funciona a sua rotina. Para isso, a Emilly trouxe exemplos sobre como o planejamento a auxilia no dia a dia. "Como vocês devem imaginar, a Uma tipo toma conta de quase 100% do meu tempo, o que torna bem complicado conciliar com os cuidados com a casa e meus compromissos pessoais também. Então, na visão semanal do meu planner eu distribuo meus afazeres ao longo dos dias, de forma que eu não fique tão sobrecarregada, conforme listado abaixo", elenca.

  • Tarefas da casa
  • Tarefas pessoais
  • Tarefas da Uma Tipo

E a cada início do dia, ela consulta o planner para saber, por exemplo, qual a tarefa da casa que anotou para aquele dia, já que é uma prática comum em suas manhãs. "Gosto também de enumerar as tarefas por grau de prioridade ou com base no horário que elas precisam ser feitas. Assim, a gente não perde tempo decidindo por onde começar ou qual vai ser o próximo item a ser feito! - sabe quando a gente vai ver Netflix e fica meia hora só pra escolher o filme? haha", alude.

Além da estética e do planejamento em si, os materiais de organização possibilitam que você não precise se preocupar em esquecer compromissos importantes. "Eu, por exemplo, sempre esqueço o dia de colocar o lixo pra fora, mas como sempre anoto no meu planner 'tirar o lixo' nas terças e quintas, acabo lembrando ao consultar o material. Claro que, às vezes, vejo depois que o caminhão do lixo já passou, mas faz parte", diz Emilly.

Métodos de organização

Métodos de organização | Imagem: Acervo pessoal

De acordo com a Emilly, os métodos de organização podem ser divididos em dois grandes grupos: os planejadores físicos e as ferramentas digitais. Ela mesma fez questão de descrever cada segmento.

Planejadores físicos

1. Agenda

Um dos métodos mais antigos e mais conhecidos. Em sua maioria são datadas e possuem uma folha pra cada dia da semana.

2. Planner

Uma versão bem mais elaborada da agenda e que possui ferramentas que possibilitam que você organize várias áreas da sua vida em um só lugar, como financeira, parte de saúde, os compromissos de forma diária, semanal e mensal, controle de hábitos etc.

3. Bullet Journal

Bullet Journal é um método de organização criado pelo designer austríaco Ryder Carroll - que, inclusive, lançou um livro em que explica todo o método desenvolvido por ele. Acontece que, com o tempo, as pessoas foram fazendo algumas mudanças e hoje o bullet journal, além de um método de organização, se tornou algo voltado quase que mais para a parte estética.

Basicamente, o material consiste em uma espécie de caderno - geralmente, o pessoal prefere os modelos com pauta pontilhada ou até quadriculada - em que você mesmo tem a liberdade de montar seu próprio planner, explicando a grosso modo.

Você irá desenhar a sua semana, escolher, por exemplo, se ela terá visão vertical ou horizontal, criar também a sua visão mensal, um controle de hábitos e qualquer outro tipo de controle que faça sentido pra você. Uma outra alternativa é criar um sistema de símbolos e cores que te ajudem a separar compromissos pessoais e profissionais, além de tarefas cumpridas, que podem ser segmentadas em pendentes e adiadas.

4. Planejadores

Planejadores são blocos com visão mensal, semanal e/ ou diária que possibilitam o planejamento do seu mês, semana ou dia! Não necessariamente é preciso escolher apenas um, pois é possível utilizar os três em conjunto. Por exemplo:

  • Bloco mensal: usar para planejar os principais compromissos do mês, como consultas, reuniões importantes, etc;
  • Bloco semanal: usar para as principais tarefas da semana, como entregar aquela apresentação da faculdade;
  • Bloco diário: usar para desmembrar esses compromissos da semana, como por exemplo, para entregar a apresentação da faculdade, você precisa:
  1. Fazer a pesquisa;
  2. Escrever o conteúdo;
  3. Escolher as imagens;
  4. Montar de fato a apresentação.

Ferramentas digitais

1. Google agenda

Podemos até chamar de bloco mensal digital. Ele permite que você organize seus compromissos em dias e horários, também te possibilita criar eventos, como reuniões com outras pessoas. E até envia lembretes para garantir que você não esqueça.

2. Trello e Asana

Trello e Asana são dois "planejadores virtuais", digamos assim. Suas características são bem semelhantes entre si e ambos permitem a criação de quadros e listas para organizar os compromissos e tarefas. São usados, principalmente, em empresas, pois permitem que esses quadros sejam colaborativos, mantendo alinhados todos os integrantes da equipe.

Encontre o seu método

Construa seu próprio método | Imagem: Acervo pessoal

Agora que você já entrou no universo da organização, é importante encontrar o método que mais funcione para você. "Por exemplo, se você for do digital, pode comprar o planner mais completo do mundo, que muito provavelmente você não vai se adaptar e vai acabar deixando ele de lado", afirma. "E aí ir percebendo se você é o tipo de pessoa que consegue usar um bloco semanal pra organizar tudo ou então do tipo que prefere ter um planner pra se organizar no trabalho, um bloco mensal pra faculdade e um bloco diário para o pessoal", aconselha.

No final, organização é sobre ir testando e vendo o que melhor se adequa aos seus objetivos. "Sempre digo que nada supera a paz de ter todos os compromissos e tarefas anotadas e organizadas. Fora que não imagino como ter uma rotina sem saber por onde começar ou quais pendências tenho pra resolver naquele dia - é um desespero, juro", argumenta Emilly.

Catálogo Uma Tipo

Catálogo Uma Tipo | Imagem: Acervo pessoal

Depois dessa aula de organização, bateu curiosidade sobre o catálogo da Uma Tipo por aí também? ? Pedimos para a Emilly descrever todos os produtos que ela oferece. "Na parte de planejadores, temos os planners, os blocos mensais, semanais e diários. Temos também os cadernos, que podem ser usados por quem estuda, para anotar ideias, fazer o planejamento de algum projeto... as possibilidades são infinitas", sinaliza. Na Uma Tipo, por exemplo, a Emi separa a seção das tarefas em materiais diferentes. "Tenho um caderno para as estratégias e planejamentos da minha empresa, outro para anotar ideias de conteúdo e de produtos, outro somente para rabiscar e fazer a ideia inicial de algum post ou estampa de algum produto... não sirvo pra anotar tudo em um caderno só haha", admite a profissional.

"Temos também blocos notes e to do lists - esses estão esgotados no momento -, que como os próprios nomes dizem, são, respectivamente, para anotações livres e para fazer listas de coisas para fazer", sugere. "Gosto de ter sempre por perto um bloco notes para fazer aquelas anotações rápidas em uma reunião ou anotar aquele protocolo enquanto você está ao telefone. Assim como amo um to do list pra fazer aquela lista imensa de todas as pendências e ir distribuindo ao longo da semana", indica sobre usabilidade.

Outra categoria - quase que indispensável - são os calendários. "Temos opção de calendário de mesa, perfeito para consultar dias da semana e feriados de forma bem fácil, e o pôster/ calendário que possui uma visão inteira do ano de 2022 com todos os meses", finaliza.

Publicado em 18/04/2024

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