Blog

O que é preciso para ser um bom mestre cervejeiro?

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Cada dia mais cresce no Brasil o número de pessoas que procuram por cursos de cerveja artesanal a fim de serem mestres cervejeiros. Isso porque o setor da cerveja artesanal cresce também exponencialmente. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já são mais de mil cervejarias no país. Só em 2019 o órgão autorizou a abertura de 111 novas fábricas. Se pensarmos que o ano de 2009 terminou com 255 indústrias ativas, em 10 anos, o número praticamente quadruplicou. A responsabilidade pela expansão, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli, são as marcas independentes que produzem cerveja artesanal. Tanta procura e o aumento de mercado geram necessidade de formação e profissionalização - afinal, o mercado não movimenta apenas consumidores. Produtores surgem todos os dias e é preciso se destacar.

Formação cervejeira

A função de mestre cervejeiro envolve muita coisa. Por isso, a pessoa que tem essa qualificação pode, por exemplo, controlar o processo de produção da bebida ou garantir que a cerveja esteja dentro dos padrões requeridos para o estilo, entre outras funções. Até pouco tempo uma graduação para essa colocação só existia na Alemanha, mas recentemente o MEC reconheceu um curso para mestre cervejeiro no Brasil, mais especificamente na cidade catarinense de Blumenau. A primeira Escola Superior de Cerveja da América Latina lançou um curso de graduação em Engenharia de Produção Cervejeira. Outra opção legal para quem procura cursos para se aventurar na vida cervejeira é a plataforma nacional de compartilhamento de conhecimento cervejeiro aberta ao público oferecida pela Cervejaria Ambev. Desde maio o projeto engloba aulas avulsas ministradas por mestres-cervejeiros abordando temas como estilos, história da bebida, ingredientes e harmonizações. Ao final, os participantes podem apreciar e degustar rótulos dos mais variados estilos, aprendendo mais sobre cada um deles na prática e harmonizando-os. Veja tudo no site da Ambev. O projeto vai até dezembro.

Kit cervejeiro

Se destacar no meio da multidão é uma forma não só de garantir um pedaço maior na área como também um jeito de fazer a marca aparecer e ganhar o tão sonhado reconhecimento. Se você começou agora ou pretende começar, vai precisar de itens como:
  1. Embalagem para cerveja - que deve ser segura e oferecer um visual bonito;
  2. Rótulo - com uma identidade visual que chame a atenção e seja criativa;
  3. Bolacha de chopp - uma forma de divulgar sua marca e fazer com que o cliente se lembre da seu produto;
  4.  Chaveiros - ótimos brindes para entregar aos clientes e reforçar relacionamento.
  LEIA MAIS Itens para a sua cerveja artesanal Como é feita a produção de embalagens e rótulos de cerveja [Série cervejaria artesanal #3] Referências de design para cervejarias artesanais [Série Cervejaria Artesanal #2] A importância do rótulo e da embalagem perfeita [Série Cervejaria Artesanal #1]  

Reality show de Mestre Cervejeiro: a profissão está até na TV

O reality show Eisenbahn Mestre Cervejeiro chega em 2019 a 10ª edição como concurso em sua 3ª temporada nesta quinta (27). Os participantes que fizerem a melhor cerveja continuam no programa episódio a episódio até que o vencedor terá sua receita produzida pela Eisenbahn, além de ganhar uma viagem para a Alemanha e um curso no Instituto da Cerveja Brasil. Produzido pela Endemol Shine Brasil, o projeto tem coparticipação da agência Suno Creators, o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) e o Laboratório Criativo da Globosat. Veiculado pelo Multishow - às quintas-feiras, a partir das 23h15 - o reality terá exibição dos melhores momentos na Globo na madrugada de sexta para sábado. Leia nossa entrevista exclusiva com o vencedor da 1a temporada do programa, Ivan Tozzi, aqui no Blog. ;) https://www.printi.com.br/blog/uma-vida-cervejeira-entrevista-ivan-tozzi-vencedor-do-programa-mestre-cervejeiro-da-eisenbahn    

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54