Precisa diagramar seu catálogo? Confira essas dicas!
Em impressos como catálogos, é importante ter cautela ao criar o layout para que a leitura seja agradável e prenda a atenção do cliente, principalmente para as informações mais importantes. Existem três aspectos básicos para iniciar uma diagramação: 1) Fontes: As fontes do título, subtítulo e corpo do texto devem ser representadas de formas distintas para que o leitor reconheça-os claramente. 2) Disposição do texto:
Aspectos básicos para uma diagramação
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Em impressos como catálogos, é importante ter cautela ao criar o layout para que a leitura seja agradável e prenda a atenção do cliente, principalmente para as informações mais importantes.
Existem três aspectos básicos para iniciar uma diagramação:
1) Fontes:
As fontes do título, subtítulo e corpo do texto devem ser representadas de formas distintas para que o leitor reconheça-os claramente.
2) Disposição do texto:
Os textos devem ser ordenados em colunas, caso forem extensos.
3) Alinhamento:
Defina que tipo de alinhamento será utilizado para a comunicação no catálogo: ao centro, à direita, à esquerda ou justificado.
Um layout simples é sempre uma alternativa para não errar, mas não é tão atrativo quanto um catálogo colorido e ousado. Porém, antes de desenvolver a diagramação, atente-se a:
• Equilíbrio e contraste: são pontos fundamentais, pois deixam o material mais atraente e mantém as informações importantes em destaque.
• Organização: saiba qual o objetivo da empresa, qual público deve ser atingido, onde o título e o texto serão colocados e se houver inúmeras imagens, decida qual terá mais influência sobre o público-alvo.
• Proximidade: entende-se por proximidade a impressão que o consumidor terá ao ler seu catálogo. Para que esta seja positiva, é necessário saber o que mais chamará atenção no leitor e dar ênfase a essa ferramenta. Lembre-se: as informações mais relevantes devem sempre estar em destaque.
• Repetição: se cada vez que seu cliente contratar seus serviços os layouts forem compostos de formas distintas, o mesmo terá a impressão de estar trocando de empresa a cada projeto e perderá o interesse pelo seu trabalho. Para evitar esse transtorno, opte pela repetição, mantendo a identidade do cliente em todos os projetos.
• Fontes: opte por, no máximo, duas fontes por texto (uma para o título e outra para o corpo do texto), caso contrário sua diagramação ficará confusa e o consumidor poderá distrair-se e cansar-se rapidamente; utilize fontes conhecidas, que podem ser vistas em qualquer navegador, se o material também for divulgado na internet; pode ser que a empresa precise usar as fontes para diversos projetos, com isso, prefira uma família tipográfica abrangente.
Por fim, para que sua diagramação obtenha o sucesso procure manter a quantidade de 65 caracteres por linha, com uma variação entre 45 a 75 caracteres. Não é aconselhada a utilização de linhas viúvas, ou seja, uma única palavra na última linha. Evite a diferença na altura das colunas e também títulos na parte inferior da página. Antes que a imagem seja escolhida para a diagramação, certifique-se que sua qualidade é excelente e se seu tamanho é favorável. E ainda, evite margens pequenas, pois há um acumulo de texto que poderá entediar o leitor.
Publicado em 18/04/2024