Blog

Precisa diagramar seu catálogo? Confira essas dicas!

Em impressos como catálogos, é importante ter cautela ao criar o layout para que a leitura seja agradável e prenda a atenção do cliente, principalmente para as informações mais importantes. 

Existem três aspectos básicos para iniciar uma diagramação: 

1) Fontes:

As fontes do título, subtítulo e corpo do texto devem ser representadas de formas distintas para que o leitor reconheça-os claramente. 

2) Disposição do texto:

Alt Text

Aspectos básicos para uma diagramação

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Em impressos como catálogos, é importante ter cautela ao criar o layout para que a leitura seja agradável e prenda a atenção do cliente, principalmente para as informações mais importantes. Existem três aspectos básicos para iniciar uma diagramação: 1) Fontes: As fontes do título, subtítulo e corpo do texto devem ser representadas de formas distintas para que o leitor reconheça-os claramente. 2) Disposição do texto: Os textos devem ser ordenados em colunas, caso forem extensos. 3) Alinhamento: Defina que tipo de alinhamento será utilizado para a comunicação no catálogo: ao centro, à direita, à esquerda ou justificado.

Aspectos básicos para uma diagramação

Um layout simples é sempre uma alternativa para não errar, mas não é tão atrativo quanto um catálogo colorido e ousado. Porém, antes de desenvolver a diagramação, atente-se a: • Equilíbrio e contraste: são pontos fundamentais, pois deixam o material mais atraente e mantém as informações importantes em destaque. • Organização: saiba qual o objetivo da empresa, qual público deve ser atingido, onde o título e o texto serão colocados e se houver inúmeras imagens, decida qual terá mais influência sobre o público-alvo. • Proximidade: entende-se por proximidade a impressão que o consumidor terá ao ler seu catálogo. Para que esta seja positiva, é necessário saber o que mais chamará atenção no leitor e dar ênfase a essa ferramenta. Lembre-se: as informações mais relevantes devem sempre estar em destaque. • Repetição: se cada vez que seu cliente contratar seus serviços os layouts forem compostos de formas distintas, o mesmo terá a impressão de estar trocando de empresa a cada projeto e perderá o interesse pelo seu trabalho. Para evitar esse transtorno, opte pela repetição, mantendo a identidade do cliente em todos os projetos. • Fontes: opte por, no máximo, duas fontes por texto (uma para o título e outra para o corpo do texto), caso contrário sua diagramação ficará confusa e o consumidor poderá distrair-se e cansar-se rapidamente; utilize fontes conhecidas, que podem ser vistas em qualquer navegador, se o material também for divulgado na internet; pode ser que a empresa precise usar as fontes para diversos projetos, com isso, prefira uma família tipográfica abrangente.

Diagramação

Por fim, para que sua diagramação obtenha o sucesso procure manter a quantidade de 65 caracteres por linha, com uma variação entre 45 a 75 caracteres. Não é aconselhada a utilização de linhas viúvas, ou seja, uma única palavra na última linha. Evite a diferença na altura das colunas e também títulos na parte inferior da página. Antes que a imagem seja escolhida para a diagramação, certifique-se que sua qualidade é excelente e se seu tamanho é favorável. E ainda, evite margens pequenas, pois há um acumulo de texto que poderá entediar o leitor.

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54