Blog

Tudo que você precisa saber sobre o canvas

Pode ser que nunca tenha ouvido falar sobre esse produto, mas é bem provável que já tenha visto alguma imagem impressa em canvas.

O canvas é um material de tecido sintético fosco de aparência rústica. Alguns modelos de canvas podem ser parecidos com o canvas de algodão e outros com uma tela de pintura.

Esse produto é muito utilizado na comunicação visual em formato de banner, fundo de palco, backdrop, reprodução de obras de arte e outros usos.

Confira nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre esse material incrível.

Alt Text

Use o canvas na decoração ou na divulgação

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Canvas | Imagem: Reprodução/ Thainá Carline

Pode ser que você não reconheça por esse nome, mas é bem provável que já tenha visto alguma imagem impressa em canvas. Também conhecido como quadro, ele é capaz de transformar sua foto ou imagem em uma verdadeira obra de arte. Confira nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre o canvas, material incrível que está dando o que falar! :)

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça esse conteúdo na íntegra!

O que é o Canvas?

A origem do famoso canvas | Imagem: iStock

A palavra inglesa "canvas" vem do latim cannapaceus e significa "feito de cânhamo". Agora você deve estar se perguntando qual a relação com o sentido moderno associado a "tela ou quadro" e nós vamos explicar. Mas antes vamos falar um pouco da polêmica cannabis, a planta que agrada uns e é condenada por outros.

De acordo com registros históricos, a cannabis é a primeira planta cultivada sem fins alimentícios, o que deu a ela a responsabilidade de ter outras mil funções, precisamente 25.000 utilidades diferentes. Uma delas, como você deve estar imaginando, é compor as telas de pinturas, que nos séculos passados eram feitas de tecidos de cânhamo e por isso reconhecida dessa forma. Já voltando a nossa definição atual, canvas é um material de tecido sintético fosco de aparência rústica. Alguns modelos podem ser parecidos com textura de algodão e outros com uma tela de pintura. Por isso a relação com obra de arte.

Para mais informações sobre essa história, acesse o blog Super Interessante.

Material, acabamento e aplicações

Material em canvas | Imagem: iStock

O canvas é um intermediário entre o tecido e a lona. Não é muito maleável, mas também não é muito plástico. Pode ser descrito como um tecido sintético fechado, com revestimento em acrílico e que, geralmente, tem como base o algodão. Sua flexibilidade evita que a impressão fique com aparência “craquelada”, caso o material seja esticado, e sempre terá o acabamento em costura e aparência fosca – mais fosca do que a impressão em lona fosca, por exemplo.

A compatibilidade com as tintas pigmentadas ou corantes, permite que ele seja utilizado para impressão de pôsteres, telas e na decoração comercial, já que, ao contrário da lona - um tipo de material semelhante -, o canvas é mais indicado para utilização em áreas internas. Ou seja, é um produto é muito empregado na comunicação visual em formato de banner, fundo de palco e backdrop - aqueles painéis comuns em shows -, por exemplo. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que ele também pode ser usado para a reprodução de imagens e expostos em casa ou no home office.

A utilização no mercado

Exposição de arte | Imagem: iStock

Quer um impacto visual diferenciado? Invista no canvas! Esse material é muito utilizado em museus, exposições de arte, eventos, na identificação e decoração de ambientes, principalmente.

Na produção de banners, o canvas é mais recomendado do que a lona, pois as laterais desse material não entortam, como pode acontecer com a lona. Além disso, sua característica fosca proporciona melhor utilização em ambientes com muita iluminação, como é o caso de locais onde acontecem filmagens.

Decora Printi

Agora que você já sabe tudo sobre Canvas, está mais do que na hora de conhecer o Decora Printi, o site da Printi no qual você compra quadros com moldura ou decorativos - o nosso querido Canvas! - de maneira muito fácil, rápida, com um preço incrível e ainda rapidez e cuidado na entrega.

Escolha uma foto, um momento, um pôster de filme e escolha a tela com textura que apresentamos para ver de perto a qualidade. Você verá a sua imagem se tornar uma obra de arte!

A Teoria de Tudo (2014) | Imagem/ Reprodução

Precisa de ajuda? No Decora há imagens prontas com diversos temas para que você escolha aquele que mais combina com seu estilo: boho, frases, floral e muito mais. Aqui no Blog da Printi você também encontra dicas de bancos de imagem para baixar suas fotos gratuitamente ou até sites com pôsteres de filmes e séries para estampar suas paredes com classe. ;)

Será que o Canvas não é o que está faltando para dar aquele toque especial na sua casa, escritório ou comércio? Invista na decoração! Você só precisa imaginar!

[Post de 13/06/2016 atualizado em 23/07/2021]

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54