Design

4 dicas para aplicar as fontes no seu impresso

Ao desenvolver o layout de um impresso, é normal considerar a tipografia uma parte de menor importância da composição. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica e as fontes influenciam na experiência do destinatário antes mesmo de ver seu impresso por completo.

Para que a tipografia selecionada seja adequada ao seu projeto, identifique qual a mensagem a ser transmitida e como você quer fazer isso.

O que você quer que seu futuro cliente sinta ao receber seu impresso?

Panfletos tipográficos

Ao escolher a tipografia ideal, não leve em consideração apenas o apelo visual, mas sua legibilidade. Confira neste artigo 4 dicas simples de aplicar a tipografia e, portanto, aumentar o apelo visual e legibilidade do seu impresso.

1. Medidas

A medida é o comprimento de uma linha de texto. Aos olhos de um leitor, linhas muito longas tornam o conteúdo cansativo e desinteressante. Elas interrompem o ritmo de leitura, já que dificultam a identificação da próxima linha.

Comprimentos de linha aplicados à impressos promocionais

Para facilitar e incentivar a leitura, as linhas devem ser compostas por 40 a 80 caracteres, incluindo os espaços. Para projetos de coluna única, 65 caracteres é o ideal.

2. Espaçamento

O espaço entre as linhas desempenha um papel fundamental na legibilidade do texto. Linhas espaçadas corretamente facilitam na continuidade do texto e melhora o aspecto visual. Considere trabalhar tonalidades de cores para equilibrar a composição e dar força a conteúdos relevantes.

É importante ressaltar que o espaçamento adequado para o texto depende de alguns fatores como tipo de letra, tamanho e peso.

O correto espaçamento entre linhas em impressos

3. Alinhamento

O alinhamento é fundamental pois influencia no ritmo da leitura. Da chamada as informações de contato, dê preferência por utilizar um, no máximo dois, alinhamentos. Para materiais com necessidade de maior quantidade de texto, de preferência para alinhamentos justificados.

O alinhamento de textos em impressos promocionais

Para blocos de texto não justificados, mantenha o lado ímpar equilibrado. Um bom alinhamento mantem um ‘desnível’ suave, sem linhas muito longas ou curtas demais.

4. Viúvas e Órfãos

A viúva é uma linha curta ou composta por uma única palavra no final do parágrafo. Já a órfão é uma palavra ou linha curta no início ou no final de uma coluna, separada do resto do parágrafo. Essas palavras interrompem os olhos do leitor e afetam a legibilidade.

Para evita-las, basta fazer ajustes no tamanho do tipo, no espaçamento ou inserir quebra linhas manuais.

Evite palavras viúvas ou orfãos

Não devemos considerar apenas a mensagem, mas sim como ela é transmitida e, dependendo do propósito da comunicação, experimentar fontes diferentes e criativas.

A escolha pode ser por fontes grandes e fortes, ou a um original manuscrita. O importante é que o conteúdo fique legível e a fonte retrate a personalidade do seu negócio e do seu público-alvo.


>> Baixe o e-Book sobre Guia de Fontes e aprenda a escolher a fonte ideal para o seu projeto <<

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar