5 cuidados com a impressão de apostilas

Você precisa preparar apostilas para cursos preparatórios de concurso público, de especialização, ensino básico, apresentações, portfólios, entre outros temas?

Então, preste atenção neste post, porque vamos destacar os 5 cuidados que você precisa ter desde a produção à impressão de apostilas para que o resultado final seja de qualidade e compense financeiramente.

Existem muitas empresas disponíveis no mercado que oferecem serviços de impressão, mas é preciso tomar cuidado, já que muitas delas não contam com maquinário especializado e não têm experiência necessária para atender as particularidades que esse tipo de material exige.

5 cuidados para a impressão de apostilas: da concepção à entrega

1. Como escolher a Gráfica

Primeiramente, escolha a gráfica que melhor se adeque às suas necessidades, garantindo qualidade, custo compatível com seu orçamento e entrega no prazo desejado.

Explique para a gráfica qual será o trabalho e faça um planejamento com cronograma contemplando a fase de concepção do layout até a entrega final do material pela gráfica. Um atraso no processo pode comprometer todo o trabalho.

Certifique-se, também, que caso haja problema ou erro na impressão, a gráfica se comprometa a rodar novamente o material sem custo extra. Uma gráfica online pode otimizar o seu tempo de trabalho.

impressão de apostilas

2. Contrate um profissional

De preferência, contrate um designer gráfico ou um arte-finalista para produzir o layout, combinação de cores e realizar a diagramação das apostilas.

O material precisa ser bem distribuído e organizado nas páginas, com imagens atraentes, texto bem escrito, além de proporcionar fluidez na leitura. E isso é pra quem entende mesmo de arte!

 

profissional para desenvolver apostilas

3. Trabalhando no layout

O layout das apostilas deve evitar o uso de tipos de fontes em excesso, poluir com muitas fotos e exagerar nos efeitos.

Decida com o designer ou arte-finalista qual a fonte mais adequada para a apostila e quais são as cores que farão parte do layout.

Textos e bordas devem estar a pelo menos 4 mm das bordas de corte. Respeite os limites de corte (área de sangria) pedido pela gráfica.

Converta as fotos para 300 dpi nas cores CMYK na versão pronta para impressão (isto reduz o tamanho dos arquivos e evita problemas).

Incorpore as fontes ao arquivo ou as converta em curvas.

Antes de enviar a apostila para impressão, o designer deve se certificar de que o arquivo está com as fontes incorporadas, cores no padrão CMYC e os efeitos devem ser preparados para impressão.

 

 

layout de apostila

4. Material e acabamento

Escolha juntamente com a gráfica, que vai executar seu trabalho, o papel ideal para o tipo de apostila a ser produzida e o melhor tipo de impressão.

Definam qual será o material de acabamento e encadernação, as cores da capa e o tipo de espiral ou wire-o.

Tudo isso vai depender de qual será seu público-alvo, de quanto poderá gastar, da tiragem e o tempo que vai dispor para que tudo fique pronto.

 

impressão de apostilas

 

5. Enviando o arquivo para gráfica

O envio das artes deve seguir o padrão pedido pela gráfica.

Normalmente, são usados programas gráficos específicos, como Corel Draw, Photoshop, InDesign, Page Maker, Adobe Ilustrator etc. para que a qualidade de impressão seja garantida.
No nosso mercado, geralmente, é o arquivo é salvo em PDF/X-1A para ser enviado para impressão.

 

gráfica online

 

Você curtiu o nosso post? Acesse o site da Printi, aprecie a qualidade oferecida e peça já um orçamento para produzir suas apostilas.