Ideias para negócios

5 ensinamentos de marketing que você vai usar para empreender

Marketing e empreendedorismo | Imagem: Shutterstock

Ingressar na área de empreendedorismo requer muitas competências para driblar obstáculos e lidar com desafios, mas pasme: isso não é tão complexo quanto você acredita ser. O marketing é a solução para os seus problemas! Para te provar, trouxemos o case da Julithá, uma loja de bijuterias finas que alavancou ao aplicar as estratégias certas. A proprietária dessa empresa é também a responsável pela área de Relações Públicas da Printi – nossa querida Thais Lima <3 – que vai te mostrar 5 ensinamentos de marketing que você vai usar pra empreender. Acompanhe o conteúdo!

Empreendedorismo e marketing

Como aplicar estratégias de marketing no seu negócio | Imagem: Shutterstock

Empreender é dar um grande salto rumo ao desconhecido e, por isso, é normal que surjam divergências quanto ao que se é esperado. No caso da Thais, a maior dificuldade surgiu no momento de planejar a parte financeira do negócio, já que na época ela entendia bastante de redes sociais por conta da experiência com seu antigo blog. “Todo o processo de cuidado com as finanças, caixa, capital de giro, contas a pagar e receber, pró-labore e investimentos foram os meus ‘inimigos’ até entender como as coisas funcionavam“, relembra.

Superado o desafio, hoje existem novos enfrentamentos. “Com certeza, minha maior dificuldade é a falta de tempo (por equilibrar o empreendedorismo com o CLT) e saber otimizar as demandas para sobrar mais tempo para focar na criação de coleções e no crescimento do negócio a médio e longo prazo“, pondera Thais.

Toda essa experiência resultou em muito aprendizado. A profissional de Relações Públicas e empreendedora é uma grande referência para você que está começando a sua jornada e buscando um horizonte para seguir. Por isso, pedimos para que ela relatasse ensinamentos importantes que faria diferença se soubesse no começo. Confira logo abaixo!

“Existem diferentes tipos de investimentos que você pode aplicar no seu negócio.”

Há muitas formas de você realizar o marketing do seu negócio de forma orgânica – conteúdo nas redes sociais, por exemplo. Mas, se fosse para escolher uma ferramenta que exige um certo investimento, é o unboxing. Hoje em dia, o consumidor não deseja apenas receber a encomenda em casa. Essa pessoa está em busca de viver uma experiência e mostrar a compra nas redes sociais. Investir no unboxing da minha marca foi uma excelente estratégia para fidelizar clientes e conquistar novas consumidoras.

“Mídias sociais podem ser mais efetivas do que você imagina.”

O Instagram é uma ferramenta poderosa. Todos os negócios precisam estar nele e utilizar os recursos que a plataforma oferece – reels, stories, IGTV, sacolinha de compras etc. A segunda que acho extremamente importante é o TikTok, por conta do crescimento exponencial e por ser uma rede que ainda não é tão popular quanto o Instagram – estar nele pode ser uma vantagem competitiva dependendo do seu mercado/nicho.

Por outro lado, além de divulgar os seus produtos, é importante que mostre o que acontece no dia a dia do seu negócio. Os consumidores gostam de saber como são os bastidores de uma marca. Por isso, mostre o processo de fabricação (se houver), embalando pedidos, criando conteúdos, os perrengues (porque sempre tem), tudo que possa aproximá-lo e fazer com que se sinta parte da marca.

“Preze por uma identidade visual autêntica.”

O primeiro passo para começar a planejar a própria identidade visual é considerar a autenticidade, porque não adianta: o negócio reflete a personalidade de quem está por trás. Por isso, seja você. Existem milhares de negócios no mesmo ramo que o meu e colocar quem eu sou é o que torna a Julithá única!

O segundo passo é desenvolver um universo de marca que transmita as sensações e as mensagens que você gostaria de passar com o seu negócio. Dica: crie um moodboard com fotos, texturas, desenhos, cores, fontes e frases que representam a sua marca.

“Manter um relacionamento com seus clientes é essencial.”

O relacionamento com o cliente começa muito antes da realização de um pedido. Começa quando o consumidor tem uma dúvida e a marca responde rapidamente, com uma linguagem que aproxima e faz com que ele se sinta especial. Quando temos contato com uma marca que demonstra esse ponto, a venda fica muito mais natural e o processo de fidelização terá mais sucesso!

“Não deixe para depois o processo de profissionalização do seu negócio.”

Não deixe para depois o processo de profissionalização do seu negócio. Se você quer que ele cresça, faça desde já toda a parte burocrática para não precisar fazer no futuro quando ele der certo. Porque quando você chegar lá, terá que pensar no crescimento a médio e longo prazo, além de cuidar dessa parte – tudo ao mesmo tempo! #conselhodeamiga

O que achou das dicas? Compartilhe com a gente nos comentários! 😉

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Maryene Oliveira

Apaixonada pelo mundo da comunicação, uma futura radialista movida por dança, literatura, desafios e ideias mirabolantes.
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