A trajetória de Ruana Godoy no marketing digital
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Ruana Godoy, 29 anos, é formada em Relações Públicas pela Unesp e proprietária da Co.Criare Comunicação digital. Atualmente oferece curso e consultoria para empreendedores e autônomos sobre comunicação digital e conta com mais de 150 alunas no Curso FCA e 27 mil seguidores no Instagram. Vem conhecer mais sobre a história da Ruana com o marketing digital!
O começo de tudo
A Ruana entrou no universo da comunicação já na faculdade, e as condições foram suficientes para ela intensificar especializações e nunca mais sair. "Minha história com a comunicação surgiu em 2012 quando ingressei na faculdade de Relações Públicas da Unesp Bauru. Durante a faculdade trabalhei na empresa júnior, no centro de empreendedorismo e na editora Alta Astral – sempre na área de relacionamento e atendimento ao cliente. Na época, cheguei a ter meu primeiro negócio, uma empresa de alimentos saudáveis chamada Sabor Colorido, que no caso era eu mesma que fazia tudo e vendia a um preço acessível para os estudantes da faculdade. Foi nesse momento que me apaixonei pelo empreendedorismo de fato", comenta.
Até ela chegar ao momento que vive atualmente, tudo foi acontecendo de forma natural. "Pouco antes de me formar fui convidada para ser sócia de um estúdio de startups, onde trabalhei gerenciando o marketing de 5 startups digitais. Permaneci na empresa por um ano e decidi que precisava vivenciar a grande São Paulo, entender como o mercado funcionava na prática. Em 2017 comecei a trabalhar na Publicis Consultants atendendo Tintas Coral e em 2018 ingressei na InPress Porter Novelli atendendo as marcas nacionais da Pepsico Br", relembra Ruana. "De qualquer forma, o marketing esteve presente na minha vida desde 2012, no início da faculdade, mas com o tempo fui me especializando em marketing digital de acordo com o crescimento desse mercado", complementa.
A comunidade Ruana Godoy
Seguindo firme na carreira, a chance de empreender apareceu. "No começo de 2020 eu trabalhava como autônoma, atendendo algumas empresas pequenas do interior de São Paulo na comunicação digital, mais especificamente com o Instagram e Facebook. A demanda nessa área não parava de crescer, o digital explodiu por conta da quarentena e muitas pessoas estavam me procurando para entender um pouco mais sobre o meu trabalho. Então, por volta de junho de 2020 eu decidi começar a compartilhar o que sabia no meu Instagram, sem pretensão alguma ter isso como investimento, apenas para ajudar as pessoas que me procuravam. Comecei a aplicar todo o conhecimento que ensinava aos meus clientes e meu perfil começou a crescer. No mês de Outubro eu entendi que ali havia uma grande oportunidade e comecei a produzir meu primeiro produto digital", afirma.
A construção da comunidade Ruana Godoy já estava muito bem encaminhada, foi só questão de um conteúdo criativo para o show começar. "O meu primeiro boom de seguidores foi com um reels que viralizou, sobre dicas de como fazer stories. Com esse reels ganhei 1000 seguidores em mais ou menos 3 dias. Fiquei chocada com o poder de alcance dessa ferramenta! Após esse acontecimento continuei produzindo um volume de conteúdo, atraindo diariamente novas pessoas. E assim sigo fazendo, apesar de ter alguns conteúdos que viralizaram, a maioria dos seguidores foram chegando no meu perfil gradualmente e permaneciam pelo valor do conteúdo que encontravam por ali. É sobre isso que ensino diariamente, produzir um conteúdo de qualidade para converter visitantes em seguidores - e depois em clientes", expõe animada.
Daí pra frente, o sucesso - muito merecido - já entrou em casa e se acomodou. "Essa comunidade cresceu mais rápido do que eu imaginava. Comecei a entender o poder real de escalabilidade dessa ferramenta em outubro de 2020, estamos em agosto de 2021 com uma comunidade de 27 mil seguidores. É muita gente! No digital é comum perdermos a referência de quantidade, achamos que 50 pessoas nos assistindo é muito pouco, mas já parou para imaginar que 50 pessoas lotam uma sala de aula?", deixa a reflexão.
Crescimento pessoal e profissional
Reconhecer o crescimento profissional e, automaticamente, desenvolvimento pessoal é uma forma de saber que você é capaz de superar desafios. "Eu diria que meu principal desafio é a velocidade com que o digital se expande, estamos começando a nos adaptar a uma nova cultura e num piscar de olhos tudo muda novamente. É preciso muito jogo de cintura para acompanhar as novidades constantes sem ficar se cobrando a todo minuto", conta.
Mas os aprendizados sempre vêm. "Arrisco dizer que o principal aprendizado da minha história é o autoconhecimento. A exposição pessoal e profissional ensina muito, é necessária muita coragem para se expor diariamente diante de centenas ou milhares de pessoas. É preciso muito autoconhecimento para reconhecer seus limites dentro das redes que frequenta e das relações que estabelece com os seguidores. Caso contrário, a comparação e a insegurança te invadem e você paralisa", diz.
Produtos virtuais
Os produtos virtuais representam o futuro da humanidade. São sustentáveis, acessíveis, econômicos, inovadores, escaláveis, entre outros fatores. "É muito mais fácil e prático trabalhar com produtos virtuais do que com produtos físicos", afirma Ruana. Para esclarecer as dúvidas mais recorrentes, acompanhe a seleção abaixo respondida pela proprietária da Co.Criare Comunicação digital.
Porque investir em produtos virtuais?
Existem muitas razões, vou citar aqui algumas:
1. Sustentabilidade seria a primeira de todas, não há como negar que os produtos digitais são sustentáveis e representam nosso futuro;
2. Acessibilidade e escalabilidade, qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode ter acesso a um produto virtual enquanto o produto físico nos limita;
3. Economia, um único produto virtual atinge todo seu público enquanto os produtos físicos precisam de grande produção, armazenamento, frete de envio, etc.
Porque produtos virtuais são tão eficientes?
Pelos mesmos fatores que citei acima. Com produtos virtuais conseguimos sanar alguns problemas que inevitavelmente atingem os produtos físicos, como acessibilidade, escalabilidade, custo elevado de produção, sustentabilidade etc.
Como inovar em produtos digitais?
Quando falamos de produtos digitais a gama de possibilidades é imensa. Aqui podemos tratar de qualquer item que seja comercializado no meio online, como cursos, ebooks, livros, ferramentas de divulgação etc. Acredito que para inovar no online você precisa conhecer muito bem seu público para entregar além do que ele espera, pensando sempre a frente. E para conhecer bem seu público você precisa estar presente no digital, seja com um perfil em uma rede social como canal de divulgação ou nos bastidores.
A parceria com a Printi
É importante reforçar que estamos aqui para te ajudar desde o primeiro passo, assim como aconteceu com a Ruana. "Encontrei a Printi há alguns anos atrás pela internet em uma busca do Google. Já fiz cartões, flyers e cadernos, utilizo muito a papelaria no meu dia a dia", exemplifica. "É uma empresa muito bem consolidada no mercado com produtos de qualidade já reconhecidos pelo público. Ter uma empresa parceira como a Printi em que podemos confiar para produzir nossos produtos é fundamental para o crescimento do negócio. Além do atendimento, suporte e rapidez na produção e entrega, diria que é realmente fundamental", conclui.
E o que é parceria senão confiança? Afinal, ter com quem contar pode ser essencial para o sucesso. "Aprender a delegar é uma das tarefas mais difíceis de um empreendedor, pois colocamos muito esforço e dedicação para fazer nosso negócio crescer e quando precisamos de um braço a mais nesse processo buscamos por alguém que possa entregar com a mesma qualidade e eficiência que nós faríamos. A importância dos parceiros entra exatamente nesse momento, quando podemos delegar parte de nossos afazeres para empresas e pessoas de confiança, assim focando nosso tempo em outros pontos também importantes do negócio. Essa é a única forma saudável de crescer! As parcerias possibilitam a expansão de inúmeros negócios, alimentando a economia", finaliza.
Publicado em 18/04/2024