Começando 2021 de cara nova [Entrevista com Verônica Mancini do @simemcasa]

Comece o ano com transformação | Imagem: iStock

A cada virada de ano nossas expectativas se renovam. Embora isso não signifique que tudo mudará como em um passe de mágica, pode ser o pontapé para explorar um mundo de novidades. Vamos buscar a sua melhor versão para começar 2021 de cara nova?

Para te ajudar no processo, contamos com a participação – mais que especial – da Verônica Mancini, fundadora do blog Sim em Casa e do perfil @simemcasa no Instagram, designer e fotógrafa. Pegue sua xícara de café e vamos bater aquele papo na sala de casa.

A origem da decoração

Estética dos faraós egípcios | Imagem: iStock

Vamos começar um pouco (muito!) antes. Você conhece a origem da decoração? É mais arcaica do que você imagina.

Apesar de nascida na Roma Antiga, é fortemente associada ao Egito, já que o cuidado com a estética era um dos principais valores da região, como retrata a História da Decoração. Já analisando a raiz da arte, o reconhecimento da expressão veio com grandes construções, como pirâmides, sarcófagos e as próprias vestimentas – minimizando o âmbito artístico para enaltecer a religião.

Somente com o passar do tempo, a prática da decoração foi alinhada ao olhar artístico que temos hoje.

Você só precisa imaginar…

Tela decorativa Thainá Carline
Adquira seus quadros ou presenteie quem você gosta | Imagem: Printi

Decoração nada mais é do que o ato de harmonizar elementos resultando em uma ambientação agradável. Também é associada a construção de uma vida mais sadia, considerando que reflete benefícios à saúde.

O segredo para conquistar uma boa estética está na sua imaginação. Pensando nisso, a plataforma Decora Printi te apresenta diversas possibilidades para enquadrar suas ideias.

Você pode escolher entre tela decorativa, quadro com moldura ou os dois – juntos formam uma galeria com muito estilo. Há uma variedade de tamanhos – em ambas as opções – e cores – no caso das molduras. Tudo para um perfeito encaixe na sua decoração.

Também é possível exportar sua própria arte e explorar a Coleção Decora Printers, que contém templates exclusivos.

Quadro com moldura personalizado “Amy Winehouse” | Imagem: Verônica Mancini

A Verônica conheceu o Decora por meio de uma newsletter da Printivocê já assinou para receber novidades e promoções? Corre ali na lateral para assinar! – que divulgou a notícia fresquinha da nova solução. “Fiquei encantada com a facilidade da plataforma, rapidez na produção, cuidado na entrega e, principalmente, com a qualidade do produto final”, conta.

Agora nos diga como conter a vontade de produzir milhões de quadros?

Olhar artístico

Se você é um printilover, já conhece Verônica Mancini. Isso porque na penúltima terça-feira (19) de janeiro, o Instagram da Printi promoveu uma live com essa convidada muito querida. Se você não ficou sabendo, sem problemas! Pode ver a gravação além de ler nossa entrevista para se apaixonar pelo olhar artístico dessa decoradora!

Sim em Casa

Blog Sim em Casa | Imagem: Verônica Mancini

Verônica é formada em Design Gráfico pela Belas Artes. Cresceu respirando os ares da decoração. Seu avô, com afinidade na área, possuía uma loja física especializada. “Tinha vários itens como carpete, cortinas e tapetes. Cresci naquele ambiente sonhando com o momento que teria meu cantinho“, relembra.

E o sonho deu lugar à realidade. A projeção foi inspirada em seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que abordava, originalmente, conteúdo sobre casamento e se intitulava “Sim eu caso”. Mas o gosto pela área não durou muito. “Evoluiu para o Sim em Casa da vontade de compartilhar a jornada de reforma e decoração do meu apartamento, já que eu iria fazer bastante coisas. Além da vontade de compartilhar dicas, inspirações e, principalmente, momentos especiais”, afirma.

Hoje, reconhece a essencialidade do blog em sua vida. “O @simemcasa faz parte da minha renda, além do trabalho que faço com fotografia e produção para clientes, que normalmente conhecem meu trabalho pelo Sim em Casa“, reforça.

Enxergue além

Parede personalizada pela artista Verônica Mancini| Imagem: Verônica Mancini

“Treine seu olhar para ver além do óbvio das coisas ao seu redor”

Não é tão comum encontrar pessoas que gostem de ficar em casa, como foi o caso da própria blogueira. “Desde pequena eu detestava ficar em casa, todo dia queria sair. Com a minha nova casa tudo mudou, nós amamos ficar curtindo os ambientes, acender vela, tomar chá… e garanto que se tivesse um ambiente que não me agradasse na parte da decoração, isso não aconteceria com a mesma intensidade“, declara.

Mas viver é uma constante e estamos sempre reaprendendo a lidar com nossas negações. “Conforme a vida foi acontecendo e chegou o momento de ter o meu apartamento, fui me apaixonando cada vez mais por decoração e maneiras de transformar meu lar e deixá-lo o mais aconchegante possível”, relata.

Decorar é vida!

Enxergue além! | Imagem: Verônica Mancini

Olhar para algo belo nos faz mais feliz

Sim, decoração e qualidade de vida caminham lado a lado. “Estimula os níveis de dopamina no nosso cérebro, igual aos doces. Arte e design de qualidade dos ambientes podem até mesmo induzir a mesma atividade cerebral de quando estamos apaixonados“, diz Verônica.

Aqui é importante salientar que o ser belo não é sinônimo de acessórios e móveis caros. Existem muitas formas de transformar o seu lar de modo acessível. A real beleza está nos olhos de quem vê e nas histórias divertidas por trás de cada mudança. “Isso não significa gastar uma fortuna, com boas referências e ideias é possível dar uma cara nova em qualquer cômodo e se beneficiar dos poderes mágicos da decoração“, pondera Verônica.

Sabemos que não é todo mundo que curte passar o tempo livre em casa. Mas você já parou para pensar que esse é o lugar que podemos chamar de nosso? A artista nos levou a essa reflexão. “Já que vamos passar tanto tempo num ambiente, que ele seja lindo! Não tem coisa melhor que viver num lugar aconchegante e bonito, mudar a cara de algum ambiente é capaz de melhorar até a energia dele e do nosso humor“, pondera.

Anota aí:

Explore sua criatividade | Imagem: Verônica Mancini

Agora que você já está muito bem teorizado, vamos para a prática? A Verônica preparou algumas dicas básicas para você aproveitar esse início de ano e começar seu 2021 de cara nova!

  • Trabalhe a base das paredes. Uma cor ou pintura especial ditam o tom do ambiente;
  • Quadros têm um poder fundamental na decoração, principalmente para trazer personalidade ao ambiente. Ajudam a contar a nossa história e trazer boas lembranças;
  • Por falar em quadros, às vezes, no seu próprio celular você tem alguma imagem com uma frase especial ou foto que é importante e vira um quadro incrível;
  • Ah! De quando em quando, troque quadros da parede, faz muita diferença. Pode conversar melhor com a cor da sala e deixar tudo mais harmônico;
  • Plantinhas não podem faltar! Elas tem o poder de transformar qualquer ambiente;
  • Iluminação faz muita diferença. Invista em uma luz mais quente em ambientes que queira deixar mais aconchegantes. Aposte em objetos que tragam charme, como fios de luz ou embarque no DIY e faça você sua própria luminária!

Etiquetas

Maryene Oliveira

Apaixonada pelo mundo da comunicação, uma futura radialista movida por dança, literatura, desafios e ideias mirabolantes.
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar